Qual é a história de Valorant?

5 min de leitura
Imagem de: Qual é a história de Valorant?
Imagem: Riot Games/Divulgação

Um dos maiores sucessos da Riot Games, Valorant é um jogo de tiro online em primeira pessoa no qual dois grupos de cinco pessoas se enfrentam em batalhas em arenas. A cada partida, os jogadores devem concluir as missões do time ou impedir que os adversários completem os próprios objetivos.

A diferença do game em relação a outros do gênero é a história. Com uma lore bastante rica, o título apresenta uma trama interessante, cheia de personagens complexos, conspirações e reviravoltas da melhor qualidade.

A história de Valorant

Tudo começa em 2039, em um futuro relativamente próximo, quando ocorre um evento conhecido como Primeira Luz. O fenômeno, que acontece em diversos lugares do mundo, consiste no surgimento de estranhos anéis de luz que trazem um novo elemento para o planeta Terra. A radianita, até então desconhecida, é extremamente poderosa e se torna importantíssima para toda a humanidade.

Após a Primeira Luz, alguns indivíduos expostos à radianita sofrem mutações e ganham poderes, passando a ser conhecidos como radiantes. As habilidades dessas pessoas muitas vezes são simples, mas alguns indivíduos têm poderes incríveis, capazes de torná-los imortais, viajar entre realidades e até mesmo trazer pessoas de volta à vida.

Como nem todos os radiantes acabam do "lado do bem", usando os poderes em prol da humanidade, é criado o Protocolo Valorant. Fundado por um grupo misterioso sob a tutela da corporação Kingdom, o objetivo do projeto é manter os radiantes sob controle, com a missão de proteger o planeta em caso de outros indivíduos com habilidades especiais se tornarem um problema.

Além de pessoas com poderes originados da radianita, o protocolo conta com agentes "comuns", pessoas sem habilidades despertadas na Primeira Luz. Esses agentes são treinados para manipular armas e equipamentos criados e fornecidos pela Kingdom utilizando o novo elemento, sendo então capazes de enfrentar radiantes em pé de igualdade.

Os dois mundos de Valorant

O que parece uma missão simples — proteger o mundo de potenciais ameaças radiantes — se torna muito mais complicado quando um novo inimigo surge. Em um universo espelhado, uma versão muito similar da Terra passa pelo mesmo evento da Primeira Luz, gerando pessoas com poderes despertados pela radianita e resultando no surgimento do Protocolo Valorant. Na versão espelhada da Terra, porém, o elemento especial está cada vez mais escasso, ameaçando a sobrevivência dos habitantes.

A revelação da existência da "Terra 2" só acontece 10 anos depois do fenômeno global, quando Phoenix, um agente do Protocolo, encontra Jett instalando um dispositivo chamado Spike nas ruas de Veneza (Itália). Os dois acabam brigando, com a moça levando a melhor e derrotando o rapaz, que ao despertar percebe que o pior aconteceu: o aparelho causou uma onda de destruição que deixou parte do local flutuando no ar.

O desastre cai na conta da Kingdom, já que o público não recebe a mesma informação que Phoenix: aquela não era a Jett que ele conhecia. Na realidade, a Duelista da Coreia do Sul encontrada na Itália era uma versão espelhada da agente Valorant. Além disso, o dispositivo usado por ela sugou a radianita do ambiente e o enviou para outra dimensão.

Ataques e revelações

No dia seguinte, Phoenix é informado de um segundo ataque e vai até o local com Viper. Killjoy já atuava tentando desativar o Spike instalado pelos agentes do espelhoverso e, ao chegar ao local, o Duelista percebe uma movimentação e sai em perseguição. Quando finalmente alcança o suspeito, Phoenix é pego de surpresa ao descobrir ser seu "gêmeo do mal", uma versão de si mesmo vinda da Terra 2. Quando Viper finalmente os alcança, o segundo Phoenix consegue fugir, e a dupla retorna ao lugar onde Killjoy tenta parar o dispositivo.

A moça explica que até conseguiria desativar o Spike, mas que para isso seria necessário muito mais poder do que o núcleo de radianita dela era capaz de oferecer. Em uma resposta suspeita, Viper pede a Phoenix que use seu poder para superaquecer o núcleo do equipamento, o que torna a radianita muito mais poderosa e permite que Killjoy finalmente desarme o Spike. Só então Viper revela a Phoenix tudo o que sabe sobre o universo paralelo e as versões espalhadas dos agentes do Protocolo Valorant.

Algum tempo depois, Phoenix — agora com todas as informações sobre as versões "do mal" dos agentes do projeto — é enviado para investigar mais um ataque. Ao lado de Yoru, ele vai até o Ártico, em uma área de escavação secreta da Kingdom conhecida como Icebox. Apesar de estar em número muito menor, a dupla sai vitoriosa e impede os planos dos membros da Valorant do mundo-espelho.

Logo após, aparece a Kay/o, um agente vindo do futuro e que foi criado para acabar com a guerra entre radiantes e humanos. Em sua realidade, usando seus poderes de anulação de radianita, o agente elimina Reyna — a rainha dos radiantes — e dá um fim à guerra. Em seguida, ele usa sua avançada tecnologia para sair de sua linha do tempo, indo parar no mundo do jogo e informando aos membros do Protocolo Valorant a potencial ameaça dos radiantes.

Segredos e reviravoltas de Valorant

Como humanos e pessoas com superpoderes estão trabalhando em conjunto contra a Terra 2 no projeto supervisionado pela Kingdom, o alerta de Kay/o acaba ficando em segundo plano. Quem também está trabalhando em conjunto com outra pessoa é Chamber, que secretamente vem conspirando com sua versão do espelhoverso para atacar a Kingdom.

A empresa está trabalhando em um projeto secreto capaz de acabar com a batalha entre os dois mundos. Em Santa Fé, no Novo México, as versões da corporação da Terra 1 e do mundo espelhado criam um complexo de pesquisas altamente confidencial no qual tentam criar energia infinita.

O trabalho de cientistas dos dois mundos cria um Colisor de Radianita, com o objetivo de gerar uma fonte de energia para suprir a demanda do mundo-espelho. Isso de quebra daria um fim aos ataques ao mundo "original" e impediria o impacto na sociedade caso o elemento também ficasse escasso na Terra 1.

Os dois Chambers acabam juntos com o Colisor, causando muita destruição e resultando na criação do mapa Fracture. Isso também leva a um crescimento na desconfiança dos líderes da empresa nas duas Terras, levando o mundo-espelho a retomar os ataques em busca de mais radianita.

Em uma tentativa de entrar em contato com o Protocolo Valorant do espelhoverso, Brimstone e Viper começam a buscar formas de viajar para o mundo paralelo e tentar entrar em algum tipo de acordo de paz, mas acabam sendo capturados no processo. Chamber salva a dupla e é recrutado para fazer parte do Protocolo Valorant, tornando-se oficialmente um agente do projeto.

Enquanto isso, Viper e Cypher ficam encarregados de encontrar informações sobre a tecnologia usada pela Kingdom em Fracture, onde a empresa se mostra capaz de transportar pessoas e recursos entre as duas Terras.

A missão acaba falhando, mas Killjoy inesperadamente informa Brimstone dos avanços na pesquisa, proporcionados pelas cópias dos esquemas das máquinas usadas no complexo da Kingdom e encontradas por ninguém menos do que Chamber. Agora, o time pode finalmente se preparar para virar o jogo e visitar o mundo paralelo para tentar acabar de vez com os conflitos.

E aí, você curte Valorant? Já conhecia a história do jogo? Conte para nós nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.