8 dicas para iniciantes em Ark Survival Evolved

5 min de leitura
Imagem de: 8 dicas para iniciantes em Ark Survival Evolved
Imagem: Studio Wildcard/Divulgação

Não é nada fácil ser iniciante em Ark: Survival Evolved. O jogador nasce em uma ilha desconhecida, descobre que precisa evitar todo tipo de perigo, explora os arredores e acaba morrendo de fome, sede ou atacado por uma criatura selvagem.

Com isso em mente, separamos algumas dicas e informações que devem ajudar bastante na hora de começar a se aventurar pelo misterioso e perigoso mundo do jogo, lançado em 2017 pelo Studio Wildcard.

Dicas para principiantes em Ark: Survival Evolved

Se quer otimizar a experiência com o jogo, fique de olho nas dicas que vamos listar a seguir. É muito importante entender o funcionamento do sistema do game para obter os melhores resultados, coletar mais recursos, sobreviver por mais tempo e subir de nível mais rapidamente.

1. Colete recursos

Fonte:  Studio Wildcard 

A primeira dica é também uma das mais valiosas, já que recursos são necessários para todo tipo de ação em Ark: Survival Evolved. Bata em árvores para coletar palha e colete algumas pedras no chão. Pegue plantas com as mãos para guardar suas fibras no inventário. Não subestime o valor e a necessidade de bons recursos, principalmente no começo da aventura, mas lembre-se de que nem tudo pode ser conseguido sem o auxílio de alguns itens — o que nos leva para o próximo tópico.

2. Construa ferramentas

Fonte:  Studio Wildcard 

Assim que possível, monte uma picareta e uma machadinha. De posse desses dois itens terá acesso a ainda mais recursos que podem ser coletados de fontes já conhecidas. É possível pegar pedras com as mãos, mas também pode usar a picareta na pedra para coletar uma pederneira. Além de poder usar a picareta em uma árvore para coletar mais palha, mas se utilizar a machadinha recebe madeira.

3. Monte uma cama

Fonte:  Studio Wildcard 

Ok, agora que já sabe que pode criar itens usando recursos, o próximo passo é construir uma cama. Isso mesmo, dá para fazer surgir uma bela estrutura com colchão e roupa de cama ali mesmo, no meio do nada. Mas não se prenda a detalhes, o que importa é que ao ter uma cama, agora não vai mais precisar recomeçar a aventura do zero caso morra.

Ter uma cama é mais que essencial, já que o item passa a servir como ponto de renascimento — então é uma boa manter o campo de exploração o mais próximo possível desse móvel. Assim, se morrer, é possível ressurgir na cama e refazer os passos para chegar até seu corpo e recuperar pertences.

4. Desbloqueie engramas

Conforme vai avançando em sua aventura em Ark: Survival Evolved, vai coletando pontos que podem ser usados para desbloquear engramas, que permitem criar mais itens, vestimentas e ferramentas extremamente úteis. Uma boa ideia é dar uma olhada em todos os engramas disponíveis antes de começar a gastar os pontos, priorizando o desbloqueio das receitas e habilidades mais importantes e úteis no início do jogo.

Algumas das melhores opções a serem desbloqueadas no comecinho da aventura são a fogueira, a machadinha de pedra e a lança. Focar ferramentas é o ideal no princípio, mas não se preocupe, pois ao longo do tempo será possível liberar os demais engramas.

5. Escolha bem as batalhas

Fonte:  Studio Wildcard 

Viu um adversário que parece forte demais para o seu nível? Dar meia volta ou procurar outras rotas para prosseguir seu caminho são as melhores e mais sábias decisões que pode tomar. Ainda mais no começo do jogo, quando tem poucos itens, ainda não se familiarizou o suficiente com as mecânicas e os controles de Ark: Survival Evolved, e também não tem poder suficiente para eliminar ameaças mais complexas.

Em vez de tentar cortar caminho eliminando inimigos maiores e mais fortes, uma boa dica para iniciantes é focar criaturas menores e que de preferência sejam herbívoras. Uma boa ideia é ficar perto da praia, onde os monstros costumam ser mais fracos, menores e menos agressivos. Permaneça nas redondezas do litoral o máximo possível, aproveitando o tempo para coletar recursos, ganhar pontos para desbloquear engramas e aprender um pouco mais sobre o funcionamento do game.

6. Vá para longe da praia

Fonte:  Studio Wildcard 

Acabamos de sugerir que continue no litoral enquanto ainda está aprendendo a jogar. Mas isso não quer dizer que deva ficar ali para sempre: assim que estiver confiante em suas habilidades, tiver ferramentas e equipamentos decentes e souber o suficiente sobre as mecânicas de Ark: Survival Evolved, o próximo passo é realmente começar a explorar o mundo do jogo.

Tudo fica mais difícil conforme vai se afastando da praia, então uma dica legal é ser bastante prudente, manter olhos e ouvidos atentos aos arredores e, é claro, construir pelo menos mais uma cama nas proximidades. O que nos leva ao próximo tópico…

7. Monte o acampamento

Fonte:  Studio Wildcard 

Deixar para construir a base longe da muvuca da praia e mais para dentro da floresta pode ser uma ótima opção para jogadores que querem jogar em paz e tendo um pouco mais de segurança. Essa é, talvez, uma das dicas mais importantes para quem joga em servidores PVP, já que a maioria dos outros players vai usar estratégias semelhantes à sua, passando boa parte do começo da aventura na praia.

Ao ficar mais longe, montando acampamento em lugares mais remotos, diminui as chances de se deparar com um jogador hostil. Outro ponto positivo de ficar distante de todos e mais para dentro de florestas é a abundância de recursos à disposição.

8. Faça amizades (humanas e animais)

Explorar os perigos do mundo de Ark: Survival Evolved é muito mais seguro e divertido ao lado de outra pessoa, então se juntar a uma tribo não só pode ser uma das dicas mais importantes para iniciantes como também para veteranos. Afinal, com a ajuda de outras pessoas, a jornada pode dar uma boa acelerada, com outros jogadores auxiliando em todo tipo de tarefa e vice-versa.

Além disso, pode ficar amigo criaturas selvagens, como dinossauros, que passam a acompanhar e são de grande ajuda em geral. Para domá-las, é preciso antes nocauteá-las e depois alimentá-las.

Um novo mundo de aventuras

Agora que já deu uma olhada nas nossas principais dicas, é hora de botar tudo em prática e mergulhar de cabeça no mundo de Ark: Survival Evolved. Daí, quando já for experiente o bastante, será a sua vez de dar uma forcinha para os novatos que estão começando a se aventurar pelos perigos e mistérios da ilha repleta de dinossauros e todo tipo de criaturas primitivas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.