13 jogos de PS1 que queremos na nova PS Plus

7 min de leitura
Imagem de: 13 jogos de PS1 que queremos na nova PS Plus
Imagem: Capcom

O anúncio da reformulação da PS Plus deixou muitos fãs da Sony animados para conferir todos os games que estarão disponíveis no catálogo. Enquanto não há uma data oficial para o serviço sair aqui no Brasil, não custa nada sonhar com todos os títulos que gostaríamos de ver por lá, então separamos uma lista com 13 jogos de PlayStation que queremos muito que entrem nessa biblioteca.

1. Dragon Ball GT: Final Bout (1997)

Por incrível que pareça, esse jogo de luta não segue a história da saga de Goku, Trunks e Pan, tendo uma mistura dos personagens de GT e de Dragon Ball Z. Foi o primeiro game do anime a ser completamente renderizado em 3D e o último feito para PS1.

Sua jogabilidade conta com três modos: Battle, Tournament e Build Up. O primeiro segue o estilo padrão de games desse gênero, o segundo permite utilizar oito personagens em um torneio com eliminação e o terceiro dá a chance de treinar os guerreiros favoritos para que fiquem mais fortes.

Mesmo não sendo aclamado pela crítica, Dragon Ball GT: Final Bout fez parte da história de muitos jogadores e merece um lugar na nova PS Plus.

2. Parasite Eve (1998)

Desenvolvido e publicado pela SquareSoft, esse RPG de ação com elementos de survival horror é uma continuação do romance homônimo escrito por Hideaki Sena. A história segue Aya Brea, uma policial de Nova York que, após vivenciar um surto de combustão espontânea durante uma ópera na véspera de Natal, precisa encontrar uma forma de deter Eve, a responsável pelo ato e que planeja destruir toda a raça humana.

Mesmo sendo considerado por alguns críticos como muito linear, o game recebeu grandes elogios pelos gráficos e pela jogabilidade com um sistema de combate em tempo real com pausa. Devido ao sucesso, recebeu uma sequência direta chamada Parasite Eve II e o spin-off The 3rd Birthday, além de ter entrado para a PlayStation Network em 2010.

3. Dino Crisis (1999)

O primeiro game da franquia Dino Crisis foi desenvolvido pela mesma equipe de Resident Evil, sendo considerado pela Capcom um título de panic horror por causar um nível maior de pânico do que os clássicos suvirval horrors, com os inimigos sendo mais rápidos e inteligentes, além de capazes de perseguir a protagonista por várias salas.

O jogador assume o papel de Regina, uma agente de operações secretas que é enviada com seu time para investigar uma instalação de pesquisa na remota Ilha Ibis, apenas para descobrir que o local se encontra tomado por dinossauros. Cabe a ela encontrar uma forma de escapar antes que todos se tornem presas das criaturas jurássicas.

4. Dino Crisis 2 (2000)

Diferente de seu antecessor, Dino Crisis 2 é um game de ação e aventura com áreas mais amplas, muitas armas e inimigos, um sistema de pontos para adquirir itens e melhorias e menos puzzles. A história envolve viagem no tempo, com Regina novamente como protagonista, além de Dylan Morton, um integrante de um grupo secreto criado pelas Forças Especiais do exército norte-americano.

Enquanto o jogo anterior, por mais elogiado que tenha sido, foi considerado por muitos um Resident Evil com dinossauros, a continuação foi vista como uma experiência agradável e original, recheada de ação e cenários incríveis para a época.

5. Driver: You Are the Wheelman (1999)

Inspirado no gênero hollywoodiano de perseguições de carros, Driver chamou a atenção na época do lançamento por ser um dos primeiros a permitir que os jogadores explorassem quatro cidades (Miami, São Francisco, Los Angeles e Nova York) em um estilo de mundo aberto e ainda aproveitassem uma boa variedade de veículos interessantes.

A trama apresenta John Tanner, um policial disfarçado e ex-piloto de corrida que precisa se infiltrar em um sindicato criminoso usando habilidades de corrida e investigar os planos internos, que sinistramente incluem uma tentativa de assassinato do presidente dos Estados Unidos.

O jogo recebeu críticas bem favoráveis e seu sucesso foi tão grande que acabou ganhando continuações em 2000 e 2004.

6. Legacy of Kain: Soul Reaver (1999)

Como uma sequência direta de Legacy of Kain: Blood Omen, Soul Reaver ocorre 1,5 mil anos após os eventos de seu antecessor, tendo como protagonista Raziel, um dos tenentes vampiros de Lord Kain, que, após ser executado, acaba sendo revivido por um deus antigo como um espectro ceifador de almas em busca de vingança.

Embora tenha recebido críticas negativas por ter uma mecânica simples e repetitiva, o game foi muito elogiado pelo enredo gótico e intrigante e pelos gráficos de alta qualidade para época, tornando-se parte da lista de Sony Greatest Hits e sendo disponibilizado na PSN em 2009.

7. Medal of Honor (1999)

O primeiro jogo da conhecida série de FPS conta com uma história escrita pelo famoso roteirista e diretor Steven Spielberg, colocando os jogadores na pele do Tenente Jimmy Patterson, que é recrutado pelo serviço de inteligência norte-americano no fim da Segunda Guerra Mundial para realizar diversas missões contra os nazistas.

De forma interessante, o jogo tem personagens secretos que podem ser adquiridos ao concluir o título ou com cheatcodes, incluindo figuras históricas famosas como o dramaturgo William Shakespeare e até um pastor alemão e um dinossauro.

8. Silent Hill (1999)

O início da famosa franquia de survival horror também foi um dos primeiros jogos do gênero a apresentar um protagonista perfeitamente comum e sem qualquer treinamento de combate. A trama mostra Harry Mason, um viúvo cuja filha adotiva, Cheryl, acaba desaparecendo durante uma viagem em família. Para encontrar a jovem, ele precisa explorar a estranha Silent Hill, revelando os temíveis segredos ocultos nas duas “versões” da aparentemente pacata cidadezinha.

Embora os outros títulos da série tenham se tornado mais populares, Silent Hill não deixa de ser uma obra muito interessante de terror e merece ter uma chance de ser revisitado e até mesmo descoberto por novos jogadores.

9. Syphon Filter (1999)

Esse shooter em terceira pessoa com elementos de furtividade foi elogiado no lançamento pela trama imersiva e pela jogabilidade inovadora para a época. O enredo acompanha a jornada de dois agentes especiais dos Estados Unidos, Gabriel Longa e Lian Xing, que precisam lidar com ataques biológicos causados pelo grupo terrorista internacional Black Baton, liderado pelo temível Erich Rhoemer.

Por mais que a história não pareça muito original, o jogo conta com muitos elementos interessantes, sendo considerado um “must play” pelo Metacritic.

10. Breath of Fire IV (2000)

A quarta parte da saga de Ryu, um jovem capaz de se transformar em poderosos dragões, é um excelente RPG com ótimos personagens, muitas reviravoltas sombrias e direção de arte e trilha sonora de altíssima qualidade.

Infelizmente, a estreia acabou levemente ofuscada pelo lançamento do PlayStation 2, mas ainda assim o game foi muito elogiado pelos gráficos e pelo enredo, tornando-se o mais vendido no Japão em julho de 2000, merecendo ser considerado um clássico do console que precisa ganhar um espaço no novo catálogo que será disponibilizado em breve pela Sony.

11. Spider-Man (2000)

Antes do sucesso da série Marvel’s Spider-Man da Insomniac Games, o herói amigo da vizinhança já marcava presença no PlayStation com um game desenvolvido pela Neversoft, que utilizava o mesmo motor de jogo de Tony Hawk's Pro Skater.

Nele, o herói precisa achar uma forma de provar sua inocência após ser incriminado por um doppelgänger e se tornar procurado pela polícia. Como desgraça pouca é bobagem, Parker também deve impedir uma invasão de simbiontes orquestrada por Doutor Octopus e Carnificina. Felizmente, ele pode contar com a ajuda da Gata Negra, do Capitão América, do Demolidor e de outras figuras importantes do universo Marvel.

12. Valkyrie Profile (2000)

Esse RPG com inspirações na mitologia nórdica acompanha a jornada de Lenneth, uma valquíria que viaja por Midgard reunindo as almas dos heróis que faleceram em batalha para que possam se tornar guerreiros no Ragnarok. Durante o caminho, ela descobre mais sobre seu tempo como humana, algo que foi apagado de sua memória quando ela se tornou uma guia das almas.

Com um visual lindíssimo e enredo interessante, o game foi muito elogiado pela crítica. Agora que Valkyrie Elysium foi anunciado para PS4, PS5 e PC, seria muito interessante ver Valkyrie Profile na PS Plus para se preparar para a nova aventura.

13. Alone in The Dark: The New Nightmare (2001)

The New Nightmare, também conhecido como Alone in the Dark 4, foi o primeiro reboot da franquia de survival horror, sendo o primeiro da série a ser realmente desenvolvido para consoles em vez de só receber um port, como Alone in the Dark: One-Eyed Jack's Revenge.

Mesmo sendo canônico, a história acompanha uma trama diferente do resto da série, mostrando os esforços de Edward Carnby e Aline Cedrac, que precisam lidar com criaturas malignas na misteriosa Shadow Island para recuperar três tabuletas antigas que podem ser a chave para um estranho e ameaçador fenômeno.

Um fato interessante é a possibilidade de escolher entre os dois protagonistas nessa aventura, com Edward oferecendo uma jogabilidade mais voltada para combater os monstros, enquanto as mecânicas de Aline envolvem mais puzzles a serem solucionados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.