Jogos de PS3 rodando via nuvem na PS Plus estão dando o que falar

2 min de leitura
Imagem de: Jogos de PS3 rodando via nuvem na PS Plus estão dando o que falar
Imagem: PlayStation

Pegando muita gente de surpresa — principalmente quem não acompanhou as notícias sobre o assunto aqui no Voxel —, a Sony anunciou na terça-feira (29) a nova era da PlayStation Plus.

Agora com diversos planos, o serviço oferece desde uma modalidade simples, como a que usuários assinam atualmente, até uma que permite curtir jogos de todas as gerações do PlayStation no PS4 e no PS5. E foi aí que as coisas começaram a ficar um pouquinho polêmicas: diferente dos jogos de PS1, PS2 e PSP, que podem ser baixados e jogados à vontade, os títulos do PS3 somente poderão ser acessados via nuvem.

Esta especificidade levou muita a gente a questionar nas redes sociais a possibilidade de jogos do PlayStation 3 serem emulados ou se, na verdade, a Sony simplesmente não estaria se empenhando o suficiente neste quesito.

Será que "preguiça" ou "desleixo" seriam mesmo possíveis motivos para a Sony ter optado pela nuvem em vez da emulação nos consoles? A resposta para este questionamento, é claro, é mais complexa do que pode parecer. Afinal, jogadores interessados no mundo da emulação sabem bem que é possível emular muitos jogos do PS3 no PC de maneira satisfatória.

O desenvolvedor de jogos Dimitris Giannakis, da Nightdive Studios, até mesmo afirmou acreditar que sim, é possível emular estes jogos no PlayStation 5. Em seu canal no YouTube, Giannakis — que também é conhecido como Modern Vintage Gamer — detalhou um pouco mais os motivos pelos quais acredita que a Sony não incluiu um emulador de PS3 na nova PS Plus.

Para ele, seriam necessários muitos anos de desenvolvimentos e testes até ter algo realmente funcionando bem, sem bugs, oferecendo o nível de experiência esperado em produtos da marca. Outro fator que teria impactado bastante na decisão é que tudo isto custaria muitos milhões de dólares aos cofres da fabricante do PlayStation, algo que a gigante japonesa provavelmente não estaria muito inclinada a gastar.

É claro que não ter jogos do PlayStation 3 sendo emulados no PS5 no lançamento da nova versão da PlayStation Plus não quer dizer que jamais veremos um emulador do saudoso console rodando nativamente no console da nova geração. Porém, tendo em vista o alto custo para produzir uma aplicação como essa, o ideal talvez seja não alimentar muitas esperanças.

E você, acha que um dia veremos jogos de PS3 rodando em um emulador no PlayStation 5? Ou acredita que a Sony não gastaria tanto tempo e dinheiro em um projeto como esses? Diz aí nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.