Gabinete gamer: confira dicas para escolher o modelo ideal

4 min de leitura
Imagem de: Gabinete gamer: confira dicas para escolher o modelo ideal
Imagem: Corsair
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O gabinete gamer é o componente central de um PC para jogos e determina não apenas o desempenho de alguns dos títulos mais queridos pela comunidade, como também permite que o computador funcione com maior eficiência.

Muito além de uma carcaça, o componente possui especificações que se ajustam com todo tipo de peça e que operam com um espaço predeterminado, permitindo melhor fluxo de ar, mais área para fiação, alocação de peças mais robustas e exigentes.

Confira abaixo o que deve ser levado em consideração antes de adquirir um gabinete gamer.

Tamanho

(Fonte: Corsair / Reprodução)(Fonte: Corsair / Reprodução)Fonte:  Corsair 

Além de ser compatível com o setup e se ajustar de acordo com o espaço disponibilizado pelo jogador, o gabinete deve possuir entradas suficientes para receber os upgrades necessários. Vale a pena lembrar que mais áreas abertas dentro do componente e nas tampas permitem uma melhor circulação de ar, aliviando a capacidade dos ventiladores em manter o equilíbrio na temperatura do computador.

Compatibilidade com placa-mãe

Uma das limitações mais importantes dos gabinetes é a compatibilidade com a placa-mãe, visto que cada modelo é capaz de receber um chip a partir do processador que está sendo utilizado pela máquina.

Dessa forma, é importante revisar inúmeras vezes o sistema de peças que está sendo instalado, pois sua interdependência de posição e composição define o melhor funcionamento do conjunto.

Sistema de resfriamento

Dependo da posição dos componentes e de sua compatibilidade, o computador pode apresentar maior ou menor acúmulo de calor, e aliar coolers, ventiladores, radiadores e dutos que favoreçam a troca de ar no gabinete pode otimizar significativamente o desempenho geral do PC.

(Fonte: Corsair / Reprodução)(Fonte: Corsair / Reprodução)Fonte:  Corsair 

Além disso, consumidores com maior poder aquisitivo podem procurar gabinetes que recebam Water Cooler, um avançado sistema de refrigeração à base de água. Esse modelo se junta a radiadores grandes e exige um maior trabalho na hora de dividir os locais de instalação das peças.

Tipos de conexões

Tradicionalmente, gabinetes possuem conexões padrão de entradas USB e fones de ouvido. Sendo assim, escolher modelos compatíveis com USB 3.0 e com placas-mãe capazes de suportar várias entradas e modelos de mídias externas mais recentes facilita processos plug-and-play, permitindo uma maior variedade sem necessariamente sacrificar o custo-benefício.

Design

(Fonte: Redragon / Reprodução)(Fonte: Redragon / Reprodução)Fonte:  Redragon 

Adquirir um gabinete que faça jus à identidade visual do setup é uma etapa obrigatória na escolha dos componentes. Apesar da maioria dos gabinetes apresentarem propostas futuristas e serem dotados de iluminação RGB, a possibilidade de customizar e de posicionar as fontes de luz em pontos específicos da peça pode contribuir com um cenário mais elegante e que combine com o restante dos equipamentos.

Dicas de gabinete gamer

Gabinete gamer Fortrek Cruiser

12% off
Imagem: Gabinete Gamer Fortrek Cruiser
Imagem: Tecmundo Recomenda

Gabinete Gamer Fortrek Cruiser

Acompanha três Coolers RGB frontais de 120 mm, suporta placas de vídeo até 315mm de altura e possui painel luzes RGB.

R$ 359,19

Projetado com painel frontal em malha e espaço para melhor circulação de ar, o gabinete Fortrek Cruiser contém câmara dupla e acomodação para 3 ventoinhas RGB fixas de 12 cm na frente, 2 superiores de 12 e 24 cm e 1 traseira de 12 cm.

O modelo permite a instalação de resfriamento líquido em todas as dimensões, sendo compatível com placa-mãe de conexão AURA 5V (3 pin) ou hub para adaptação, entradas multimídia, 3 USBs e até 3 radiadores. O componente vem com filtro antipoeira e evita o acúmulo de partículas

Gabinete gamer Redragon Grapple RGB

Imagem: Gabinete Gamer Redragon Grapple RGB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Gabinete Gamer Redragon Grapple RGB

O Grapple alia um design notório junto a um desempenho exemplar graças ao seu espaçamento inteligente no painel frontal. Experimente um Cable Management fácil, prático e muito efetivo para montagem de um setup mais clean. Total compatibilidade com placas mão Mini ITX, Micro ATX e ATM. Slot para conexão de 2HDD e 4SSD além de 7 slots de expansão PCI, o Grapple esbanja espaço interno para uma montagem sem aperto. 

O Grapple White é um gabinete em formato mid que permite o armazenamento de placas-mãe Mini ATX, Micro ATX e ATX, 2 HDDs 3,5" e 4 HDDs ou SSDs 2,5", 7 Slots PCI e fans com topo 2x120mm ou 2x140mm, frente 3x120 e traseira 1x120mm.

O modelo também inclui botão de ligar e reset, 1 USB 3.0 e 2 USB 2.0, conexões para fone e microfone P2 e controle dos modos de iluminação no painel frontal..

Gabinete gamer Aerocool Mini Tower RGB

Imagem: Gabinete Gamer Aerecool Mini Tower RGB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Gabinete Gamer Aerecool Mini Tower RGB

Vem com um painel lateral de acrílico completo para mostrar o interior do seu equipamento. O interruptor de controle LED, convenientemente localizado, permite-lhe ajustar os seus efeitos de iluminação de acordo com o seu estilo e ambiente únicos. Suporte de ventilador VGA fornece resfriamento adicional para sua placa gráfica.


Com painel frontal em ABS e lateral em acrílico, o gabinete Mini Tower da Aerocool permite visualização total dos componentes, exibindo iluminação RGB com 13 modos para total personalização do usuário. O modelo é compatível com coolers de CPU de até 147 mm, 3 dutos de refrigeração — 2 de 120 mm na frente e 1 de 80 mm ou 90 mm na traseira —, fonte padrão ATX, placa-mãe Micro ATX/mini-ITX e GPUs de até 300 mm.

Além disso, o gabinete conta com uma unidade USB 3.0 e uma 2.0, botão de efeito LED, tecla de liga/desliga, microfone, headset e abertura para até 4 slots de expansão.

Gabinete gamer Corsair Carbide 275R

Imagem: Gabinete Gamer Corsair Carbide 275R
Imagem: Tecmundo Recomenda

Gabinete Gamer Corsair Carbide 275R

Construção fácil com layout interno simples e intuitivo, com opções de resfriamento versáteis com espaço para várias configurações de radiador, e bandejas de acionamento de aço de construção robusta fornecem amplo espaço de armazenamento.

O gabinete Carbide da Corsair vem com iluminação suave nas bordas e permite o acoplamento de até seis ventoinhas de resfriamento ou três radiadores, contando com amplo espaço de armazenamento onde é possível colocar 2 HDDs de 3,5" e 4 SSDs de 2,5".

O Carbide 275R também inclui 7 slots de expansão, 2 conexões USB 3.0 e uma entrada de áudio e microfone, além de compatibilidade com placa-mãe Mini-ITX, MicroATX ou ATX, e GPU com comprimento máximo da GPU 370 mm.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.