11 melhores jogos de Digimon

6 min de leitura
Imagem de: 11 melhores jogos de Digimon
Imagem: Bandai Namco/Divulgação

Os monstrinhos dessa série muito famosa no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 são estrelas de animes, video games e até mesmo filmes animados. Não, não estamos falando de Pokémon: o tema da nossa lista de hoje são outras criaturinhas. Eles vão se transformar para o seu mundo salvar. Eles são digitais, eles são campeões, eles são os Digimon!

Entrando no ritmo da espera por Digimon Survive, o próximo jogo dos guerreiros da paz no mundo virtual, listamos os melhores títulos da série de Agumon, Gabumon, Patamon e companhia.

Os melhores jogos de Digimon

Antes de começar a listar os jogos mais legais da série dos monstros digitais, é importante deixar bem claro que a lista a seguir não está em ordem de ranking do melhor ao pior nem nada do gênero. Combinado? Ok, então vem comigo, digiescolhido!

Digimon All-Star Rumble

Começando nossa lista já temos, de cara, um título cuja presença numa lista de "melhores" seja muitas vezes tido como um dos piores da série. Na realidade, Digimon All-Star Rumble não está nem perto de ser um jogo ruim: o que realmente atrapalha é a comparação deste título com outros games de luta de outras franquias.

Com 12 criaturinhas que podem digivoluir durante as batalhas, totalizando 32 formas diferentes disponíveis para usar, o jogo foi lançado em 2004 para PlayStation 3 e Xbox 360.

Digimon Battle Spirit

Digimon Battle SpiritDigimon Battle SpiritFonte:  Bandai/Reprodução 

Embora muita gente associe os monstros digitais aos consoles da Sony, a verdade é que os jogos dos monstros digitais chegaram a muitas plataformas diferentes — vide o jogo anterior e o segundo da lista, Digimon Battle Spirit. Lançado em 2003 para o Game Boy Advance, o título permitia aos jogadores selecionar um monstrinho para lutar contra os adversários em batalhas 2D que, devido às limitações do hardware, não chegavam a ser lá tão épicas.

Cada lutador podia digivoluir durante as batalhas para formas Ultimate ou Mega, permitindo aos guerreiros utilizar poderes mais fortes e eficientes. Apesar de simples, Battle Spirit é um jogo de luta bastante sólido, sendo destaque entre os títulos do gênero lançados para o GBA.

Digimon Rumble Arena 2

Digimon Rumble Arena 2Digimon Rumble Arena 2Fonte:  Bandai/Reprodução 

Se você acha que jogos do gênero battle royale são coisa recente, saiba que em 2004 Agumon e cia já saíam no tapa em arenas onde só o mais forte saía vitorioso, com este jogo de luta trazendo jogabilidade inspirada em Super Smash Bros. Melee, da Nintendo.

Contando com monstrinhos das quatro primeiras séries animadas, cada um com suas respectivas digivoluções, Digimon Rumble Arena 2 foi lançado para PlayStation 2, Xbox e GameCube.

Digimon Story: Cyber Sleuth

Quando a franquia começou a ganhar fôlego novamente na década passada, o PlayStation 4 o finado PlayStation Vita recebiam Digimon Story: Cyber Sleuth, uma nova aventura do gênero JRPG. O jogo agradou bastante ao público, trazendo uma aventura em terceira pessoa, com jogabilidade old school e visual caprichado.

Com 249 criaturas disponíveis, o game ajudou a reestabelecer a marca e acabou ganhando uma sequência chamada...

Digimon Story: Cyber Sleuth: Hacker's Memory

Esta nova aventura se passa no mesmo mundo e período vistos no título anterior, mas desta vez acompanhando um novo protagonista. Muito bem recebido pela crítica especializada no Japão, a recepção menos calorosa no ocidente refletiu um problema sofrido por Hacker's Memory na Terra do Sol Nascente: as baixas vendas.

Ainda que seja um ótimo JRPG, Digimon Story: Cyber Sleuth: Hacker's Memory vendeu menos do que o esperado — mas você pode dar uma chance ao game e seu antecessor com o pacote Digimon Story Cyber Sleuth: Complete Edition, disponível para Nintendo Switch e PC.

Digimon Story: Super Xros Wars Red & Blue

Pegando carona na popularidade da série na TV, Digimon Story: Super Xros Wars Red & Blue deixou de lado a tradição de ter personagens inéditos e foi estrelado pelo protagonista da animação Digimon Fusion. Como esta série animada especificamente não foi muito popular fora do Japão, o jogo acabou ficando restrito ao público japonês e sendo acessível no Brasil apenas por fãs dispostos a importar o jogo ou adeptos da locadora do Jack Sparrow.

Um fato curioso é que, apesar de ser um lançamento da série Story, a dobradinha Super Xros Wars Red & Blue tem jogabilidade muito mais similar aos títulos da série World — que, por sinal, são os próximos itens da nossa listinha...

Digimon World 1, 2, 3 e 4

Digimon World 3Digimon World 3Fonte:  Bandai/Reprodução 

Ok, ok, não precisa revirar os olhos. Vamos lá: os dois primeiros títulos dessa série não exatamente grandes tesouros do mundo dos games. Mas eles foram mais do que essenciais, apresentando mecânicas e preparando o terreno para o lançamento de Digimon World 3, a cereja no bolo da franquia das criaturinhas digitais.

Apesar de agora ser bastante datado, na época o jogo tinha tudo o que um fã da série podia querer. A trilha sonora era sensacional, a jogabilidade foi alterada para se aproximar mais de sucessos como Final Fantasy VII e Legend of Dragoon e havia muitos monstrinhos disponíveis que podiam ser domados e adicionados ao seu time. Um verdadeiro clássico! Infelizmente, porém, o quarto título não conseguiu manter o padrão de qualidade, mas no geral a série World é uma boa pedida para fãs dos monstros digitais.

Digimon World Dawn e Dusk

Pegue tudo de bom visto na jogabilidade de Digimon World 3, ponha em um cartuchinho do Nintendo DS cheio de criaturinhas digitais para coletar e pronto, é sucesso garantido! Pegando carona na tradição do rival Pokémon, estes lançamentos para o portátil da Big N tinha duas versões Dawn e Dusk, respectivamente apresentando monstros diurnos e noturnos.

Ainda que tenha saído para um video game de bolso, e não para um console de mesa, DW Dawn e Dusk juntos são um dos maiores destaques e melhores lançamentos de toda a série.

Digimon World DS

Digimon World DSDigimon World DSFonte:  Bandai/Reprodução 

Um prato cheio para os fãs de RPGs, Digimon World DS foi a primeira aventura das criaturinhas no Nintendo DS. Fazendo uso das duas telas e trazendo um visual pixelado similar aos clássicos títulos do gênero, assim como seu sucessor, DWDS é surpreendentemente um dos melhores jogos da franquia da Bandai.

Digimon World: Next Order

Se você é fã dos montros digitais e seu negócio é explorar mundos abertos, Digimon World: Next Order provavelmente vai te deixar bastante satisfeito. Lançado em 2016, quando os video games já tinham poder de processamento o suficiente para suportar grandes mapas e áreas inteiras sendo carregadas simultaneamente.

Porém, o jogo não é perfeito e tem lá sua fatia de problemas e defeitos, com eventuais travamentos e excesso de grind, por exemplo, sendo apontados como fatores negativos. Mas, no final das contas, não é nada que um digiescolhido não consiga tirar de letra se tiver mesmo interesse em experimentar tudo o que o jogo tem para oferecer.

Digimon World Re:Digitize

O último item da nossa lista deixou sua marca na série ao apresentar um novo visual mais "jovem adulto", em vez de continuar seguindo o padrão mais infantil usado nas artes e gráficos dos jogos lançados até então. Agora com um protagonista de aparência um pouco mais velha, no auge dos seus 16 anos de idade, a própria franquia parecia estar pronta para amadurecer.

Com mais de 10 mil acessórios para usar nos monstrinhos, este RPG buscava aprimorar ainda mais a gameplay dos lançamentos anteriores e teve recepção bastante decente por parte da mídia especializada local. Digimon World Re:Digitize foi o quinto jogo da série World, lançado exclusivamente no Japão para o PSP. Posteriormente, o jogo recebeu uma versão aprimorada para o Nintendo 3DS, também exclusiva do mercado japonês.

Agora é a sua vez de dizer qual é o seu jogo favorito da série dos monstros digitais! Conta aí nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.