10 melhores jogos de corrida do Mega Drive

4 min de leitura
Imagem de: 10 melhores jogos de corrida do Mega Drive
Imagem: SEGA

O Mega Drive é um dos consoles mais queridos pelo público brasileiro, em grande parte graças ao trabalho excelente que a Tectoy fez no país divulgando os produtos da SEGA! Com grandes games de plataforma, RPG e luta, é claro que as corridas também foram um gênero muito bem representadas nesse icônico console 16 bits.

Hoje vamos celebrar 10 dos jogos mais marcantes do sistema, então aperte o cinto, sopre os cartuchos e vamos acelerar juntos! Lembrando que a lista está em ordem alfabética, e não de qualidade, então todos esses games merecem ao menos um pouquinho da sua atenção:

Ayrton Senna's Super Monaco GP II

Esse é um jogo que já nasceu vencedor, com tudo sob medida para agradar em cheio aos brasileiros. Com um dos maiores heróis do esporte nacional dando nome ao game, a sequência do já ótimo Super Monaco GP contou com supervisão do próprio Ayrton para polir o seu gameplay! O mais legal aqui é que o projeto nasceu por iniciativa da própria Tectoy, que procurou a SEGA do Japão, com quem tinha ótimos laços, recomendando o desenvolvimento do projeto.

Lotus Turbo Challenge

Apesar de o visual e proposta não serem tão diferentes assim de Out Run à primeira vista, Lotus Turbo Challenge foi lançado pela EA e conseguiu se destacar no console graças a alguns recursos interessantes, como a possibilidade de correr em tela dividida, escolher entre câmbio automático ou manual, e uma boa variedade de cenários!

Mario Andretti Racing

A SEGA vinha construindo uma parceria muito forte com a EA durante a geração 16 bits, e a produtora aproveitou para lançar a sua própria linha de games de corrida em 1994. Tal qual a franquia Madden, a ideia era aproveitar o nome de Mario Andretti para divulgar três tipos diferentes de corrida entre Stock Car, Indy e Dirt. O sucesso do game acabou levando os seus desenvolvedores a trabalharem na franquia NASCAR pouco depois.

Out Run

Um dos maiores atestados da grandeza de Out Run é a forma como ele conseguiu se manter relevante em várias gerações e hardwares. Lançado originalmente em 1986, o arcade feito pelo lendário Yu Suzuki conquistou fãs nos computadores, portáteis, enfim, em todo lugar que você possa imaginar. Não faltam atrativos, desde a atemporal trilha sonora de Hiroshi Kawaguchi até a possibilidade de viajar pelas estradas na rota que você desejar com controles impecáveis!

Road Rash II

No finzinho de 1992 a Electronic Arts trouxe ao Mega Drive um de seus melhores jogos exclusivos, o eletrizante Road Rash II! Como o próprio nome já deixa claro, a ideia aqui era pegar tudo que o seu predecessor tinha de melhor, como o divertido combate e rachas em alta velocidade com os gráficos mais realistas da época, e tunar as coisas com a adição de um modo para dois jogadores, mais veículos e ainda mais sensação de velocidade. Mesmo quem não pilha tanto com games de corrida deveria experimentar!

Rock n' Roll Racing

Quando a Blizzard Entertainment ainda se chamava Silicon & Synapse, ela lançou um dos maiores clássicos de corrida dos consoles! Também disponibilizado inicialmente apenas para Super Nintendo e então portado um ano depois para o Mega Drive, Rock n' Roll Racing tinha como maior destaque, claro, uma trilha sonora licenciada com alguns dos maiores hits do gênero. Aliadas aos combates explosivos e um divertido sistema de tunar veículos futuristas, o game se tornou um ícone adorado até hoje!

Super Hang-On

Esse jogo é especial porque ele faz parte da primeira leva de lançamentos do Mega Drive, já servindo para dar uma boa ideia ao público do quão poderoso o console era! Também fruto da mente criativa do gênio Yu Suzuki, o arcade focado em corridas de moto era muito divertido e eletrizante. Curiosamente, você pode jogá-lo nos fliperamas da SEGA em jogos como Yakuza 0 e Yakuza 6!

Super Off-Road

Não se deixe enganar pelos minúsculos modelos de carrinhos na tela: esse é um grande jogo de corrida e muito bom em praticamente todos os seus variados ports, inclusive na versão de Mega Drive. A graça das corridas aqui é tentar lidar com as muitas inclinações de terreno das pistas, sempre tomando cuidado de observar todos os carros no mapa ao mesmo tempo.

Top Gear 2

Apesar de a franquia Top Gear — uma das mais queridas pelos jogadores brasileiros — ser mais lembrada pelos seus capítulos no Super Nintendo, ela também chegou ao Mega Drive, ainda que com menos de alarde. Ao invés de ser publicado pela Kemco, aqui o jogo chegou pelas mãos da Vic Tokai. Estranhamente, essa edição não inclui mecânicas de gerenciamento de combustível o que, aliado ao chip sonoro mais limitado do console, faz muita gente ignorar o port e se focar mais no SNES.

Virtua Racing

Em 1992, os videogames estavam começando a experimentar mais a sério com as tecnologias 3D, e a Sega AM2 estava experimentando fazer um jogo de corrida com a placa Model 1. Como as ideias progrediram melhor do que o esperado, o protótipo acabou se tornando um jogo completo bem à frente de seu tempo! Para conseguir rodá-lo no Mega Drive, um novo chip bem caro foi inserido no cartucho, o que fez o seu preço de venda subir para 100 dólares no lançamento!

Você já conhecia todos esses 10 jogo de corrida? Deixamos algum de seus favoritos de fora dessa lista? Monte o seu próprio ranking e converse com a gente nos comentários a seguir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.