Guia raro de Super Mario 64 é disponibilizado gratuitamente

1 min de leitura
Imagem de: Guia raro de Super Mario 64 é disponibilizado gratuitamente
Imagem: Super Mario 64 Complete Clear Guide Book

Grande parte da história dos videogames está infelizmente perdida. Até o começo dos anos 2000, quando a internet pegou tração, as grandes informações sobre os jogos lançados, entrevistas e furos jornalísticos eram feitos por revistas de tiragem semanal ou mensal. Já guias explicativos detalhados que ajudavam os jogadores a concluírem um jogo eram vendidos em banquinhas ou livrarias. Se tratando de uma publicação em papel, muitas informações se perderam com o tempo ou está nas mãos de colecionadores que pedem centenas ou até milhares de dólares por uma cópia.

Recentemente, a cópia de um famoso guia de Super Mario 64, lançado em 1996 para Nintendo 64, foi distribuída de forma gratuita para todos. O usuário do Twitter @ComfortFoodVG fez uma publicação anunciando que escaneou totalmente o livro Super Mario 64 Complete Clear Guide Book e disponibilizou todas as 152 páginas em alta qualidade no site archive.org, uma biblioteca online gratuita onde os usuários podem postar filmes, livros, software, musicas, sites e diversos outros arquivos.

Lançado exclusivamente no Japão no mesmo ano que o jogo chegou ao mercado, o livro é mais que um simples guia, sendo considerado uma relíquia. O mais impressionante, além de diversos comentários dos desenvolvedores, é que suas ilustrações são dioramas 3D dos mapas com cada detalhe, inimigo e passagem secreta que é possível encontrar jogando o game.

Logo nas primeiras páginas o jogador pode ver todas as ações de Mario pode fazer e quais botões são necessários para realizá-las, quais são os inimigos e uma breve descrição sobre eles, locais com baús escondidos. Já nas últimas, há dicas de caminhos corta-caminhos e recomendações de ações para serem feitas.

Diorama 3D de uma das primeiras fases de Super Mario 64.Diorama 3D de uma das primeiras fases de Super Mario 64.Fonte:  Super Mario 64 Complete Clear Guide Book 

Como é possível ver acima, o conteúdo está totalmente em japonês, sendo mais interessante para os não falantes da língua nipônica pelas suas artes incrivelmente lindas do que pelos textos. Ainda assim, é possível encontrar algumas partes traduzidas para o inglês, como uma entrevista com o diretor e produtor Shigeru Miyamoto que pode ser conferida clicando aqui.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.