Os melhores mods de Minecraft: jogue com realismo e Ray Tracing

3 min de leitura
Imagem de: Os melhores mods de Minecraft: jogue com realismo e Ray Tracing
Imagem: Microsoft

O Minecraft é um jogo que foi criado em 2011 pela desenvolvedora Mojang Studios, a qual foi adquirida pela Microsoft em 2014. Nesse game, os usuários exploram um mundo aberto tridimensional onde podem fazer várias ações, como construir estruturas, realizar terraplanagens, explorar matérias-primas e combater inimigos. O game é tão rico que é até usado em escolas, visto que incentiva a criatividade das crianças.

Minecraft tem milhares de fãs espalhados pelo globo. Os mais aficionados chegam a construir novas possibilidades dentro do game, que são chamadas de mods (uma abreviação de “modificação”).

Os mods são criações independentes feitas por usuários que se intitulam "modders" e permitem outros jogadores a terem mais possibilidades para conhecer novos universos e renovar a experiência com o jogo.

Alguns desses mods que apresentamos aqui, inclusive, simulam efeitos de Ray Tracing, que é uma tecnologia que melhora consideravelmente os efeitos de luz e de sombra no jogo, tornando-o muito mais realista.

Como instalar mods?

(Fonte: Curse Forge)(Fonte: Curse Forge)Fonte:  Curse Forge 

Algumas modificações já contêm os próprios instaladores, mas, como isso nem sempre acontece, é importante saber como o gamer pode fazer para conseguir introduzir os seus mods dentro do seu jogo.

Para instalá-los no Minecraft, pode-se usar alguns programas específicos, o mais popular é o Forge (para baixá-lo, entre aqui). Nele, deve-se escolher a versão do programa de acordo com a versão do Minecraft que tem instalada. Lembrando que, para usar o Forge, é preciso ter o Java instalado no computador.

Se quiser ver mais detalhadamente isso, temos este tutorial de como instalar os mods de Minecraft!

Tudo pronto? Então veja abaixo a lista com os melhores mods que selecionamos para turbinar o Minecraft.

1. Inventory Tweaks (ajuste do inventário)

(Fonte: Malavida)(Fonte: Malavida)Fonte:  Malavida 

O mod Inventory Tweaks é uma mão na roda: ele faz as ferramentas que ficam sem durabilidade serem automaticamente atualizadas na barra de atalhos. As pilhas de bloco também passam a ser recarregadas automaticamente.

2. Mini Minecraft

Essa é uma versão jogável do Minecraft bem pequenininha. Ela tem os mesmos recursos do original, mas o jogador controla tudo pela interface do baú. É, no mínimo, uma experiência inusitada para quem quer testar novas formas de explorar esse jogo!

3. Controlling

(Fonte: Mc Mod Net)(Fonte: Mc Mod Net)Fonte:  Mc Mod Net 

O mod Controlling ajuda a gerenciar os controles quando estiver jogando com outros mods no Minecraft. Com ele, é possível simplesmente abrir uma barra de pesquisa e digitar o controle procurado para ver qual é a combinação de teclas.

4. Chisel 2

(Fonte: Minecraft Six)(Fonte: Minecraft Six)Fonte:  Minecraft Six 

O Minecraft “normal” tem apenas uma textura de paralelepípedos. Com o Chisel 2consegue-se usar 24 texturas diferentes, ao bel-prazer do gamer. Desse modo, é possível variar a “decoração” das suas construções.

5. Bibliocraft 

(Fonte: Curse Forge)(Fonte: Curse Forge)Fonte:  Curse Forge 

O jogador tem um perfil mais intelectual? Então se liga que dá para sofisticar Minecraft com livros e até com um monóculo bem-descolado. Com o mod Bibliocraft, pode-se expandir o jogo com objetos bem específicos e é muito divertido: há vitrines e prateleiras para exibir troféus, além de uma impressora que copia livros.

6. Estrume de porco 

(Fonte: 9 Minecraft)(Fonte: 9 Minecraft)Fonte:  9 Minecraft 

Que tal incluir um pouco de cocô de porco no jogo? O mod Pig Manure dá essa oportunidade, e os porcos começam a soltar excrementos! E, para que fazer isso? Ora, há vantagens em habilitar essa funcionalidade: o jogador pode usar o estrume para fertilizar as plantações, substituindo a farinha de ossos e, se tudo isso não for suficiente, o gamer pode usar o cocô para produzir tijolos usando uma fornalha.

7. Bactérias

(Fonte: Mine Craftings)(Fonte: Mine Craftings)Fonte:  Mine Craftings 

Bactérias podem ser um bom adicional ao Minecraft. Esse mod faz ser possível cultivar uma vasta variedade de bactérias que vão desempenhar funções diferentes no mundo — tanto boas quanto prejudiciais. O lance é jogá-las para dentro do jogo e ver no que vai dar.

8. Ray Tracing no Minecraft

SEUSFonte: SEUS - Sonic Ether’s Unbelievable Shaders

O Ray Tracing é uma tecnologia nova que aprimora muito o realismo nos gráficos desse game, proporcionando melhores recursos de iluminação global e por pixel, além do suporte para reflexos e sombras realistas. Mas a tecnologia está disponível para dispositivos compatíveis com DirectX, como unidade de processamento gráfico (GPU) GeForce RTX e GPUs AMD específicas.

No entanto, tem outra maneira de conseguir efeitos semelhantes no jogo se este não for o caso do usuário. Para ativar o ray tracing no Minecraft, basta baixar gratuitamente o Sonic Ether’s Unbelievable Shaders (SEUS) Renewed, garantindo gráficos muito mais realistas no game!

9. Ebin Shaders

Ebin ShadersFonte: Ebin Shaders

Os shaders são esses mods que melhoram os efeitos de luz e sombra no Minecraft. O Ebin Shaders, sem dúvida, é um dos mais bonitos para turbinar os gráficos do jogo.

O ambiente do game ficará incrivelmente melhor: as árvores serão mais realistas, a luz do sol passará a brilhar no meio das nuvens e o céu ficará mais reluzente.

10. Chocapic 13 

Chocapic 13Fonte: Chocapic13 - Curse Forge

O mod Chocapic 13 disponibiliza shaders mais escuros, dando um efeito luminoso mais rico ao jogo. O visual do Minecraft fica muito mais misterioso e elegante.

11. Sildur Shaders

Sildurs ShadersFonte: Sildurs Shaders

Por fim, um pacote de shaders bem bonitos que não influencia muito na aparência dos blocos originais do Minecraft. Por isso, ele é recomendado para quem deseja apenas melhorar sutilmente o gráfico do jogo, mas sem parecer que está usando um mod.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.