Os 9 melhores jogos de luta do Super Nintendo

4 min de leitura
Imagem de: Os 9 melhores jogos de luta do Super Nintendo
Imagem: Nintendo

Os jogos de luta começaram a se popularizar nos anos 1980, mas foi apenas na década de 1990, com o Super Nintendo e o Mega Drive, que eles explodiram de vez. Alguns dos títulos trouxeram inovações presentes nos títulos até hoje. Por isso, que tal relembrar (ou até mesmo conhecer) alguns dos games de luta mais legais do SNES? Segue a lista:

1. Sailor Moon S

Até a década de 1990, os animes não eram muito populares no Ocidente. Entre as exceções, Pokémon e Sailor Moon são as principais, e isso justifica a inclusão deste título na lista dos melhores do Super Nintendo. Vale destacar, porém, que as personagens fizeram ainda mais sucesso no Japão, é claro, onde estrelaram nada menos que 9 títulos para o SNES.

Em Sailor Moon S, é possível controlar uma das Sailor Scouts, as principais da saga. Entretanto, com uma jogatina relativamente confusa, às vezes era possível causar mais dano se defendendo do que necessariamente atacando. Mesmo assim, isso não impediu o título de fazer o maior sucesso.

2. Fatal Fury

O título é um dos precursores do gênero de luta nos videogames e, por isso fez bastante suceso. Na história, o herói Terry Bogard deve lutar contra inimigos para vingar a morte de seu pai, mas outros dois personagens jogáveis também estão à disposição.

O título deu início a uma saga com 9 títulos, mas apenas os dois primeiros estão disponíveis para o Super Nintendo. Vale destacar que Fatal Fury foi desenvolvido por Takashi Nishiyama, que também criou nada menos que outro clássico do gênero: Street Fighter! Ou seja, o cara ditou as regras de praticamente todos os jogos que vieram a seguir. Agradeça a ele!

3. Killer Instinct

Com gráficos pré-renderizados feitos pelo estúdio Rare, o mesmo responsável pelo Donkey Kong, Killer Instinct se tornou um dos clássicos de luta do SNES. O título usou e abusou dos combos e trouxe 11 personagens jogáveis, mas com um deles sendo secreto. Além disso, cada personagem possuía seu próprio cenário

Vale destacar também que a jogatina é diferente de outros games de luta: ao final de cada round, o jogador derrotado se levanta com a vida zerada, enquanto o vencedor do round continua com os dados da rodada anterior. Isso deixa tudo muito mais competitivo e equilibrado.

4. Super Street Fighter II

E por falar em clássico, Street Fighter é um dos mais inesquecíveis. O título desta lista traz algumas pequenas melhorias em relação a outros bem semelhantes, como Street Fighter II e Street Fighter II Turbo. A principal é a quantidade de personagens, mas o modo de torneio para até oito jogadores também chama a atenção.

Lançado em 1994, Street Fighter II é um dos grandes responsáveis pela popularização dos jogos de luta no Super Nintendo naquela década. Até hoje, faz sucesso por trazer movimentos individualizados para cada personagem, cenários dinâmicos e coloridos e uma jogatina que agrada veteranos e novatos.

5. Mortal Kombat 3

Outro grande sucesso do SNES é a saga Mortal Kombat, que, no seu terceiro título, trouxe elementos usados até hoje, como a corrida e os combos. Diversos personagens deram as caras na série pela primeira vez neste game, como Kabal, Cyrax, Sektor e Nightwolf.

O jogo também fez muito sucesso pela quantidade de códigos, que permitiam até os Finish Him serem executados com apenas um botão. Além disso, os Fatalities, Babalities e Friendships tornaram as lutas ainda mais divertidas.

6. Gundam Wing Endless Duel

Este é um título que fez muito sucesso no Japão, mas que não foi nem sequer lançado no Ocidente. O que é uma pena, já que este é um dos melhores games de luta em 16 bits de todos os tempos. O fato de ter chegado em uma época na qual os 32 bits já era uma realidade fez com que Gundam Wing tivesse uma vida curta.

Colocar robôs gigantes para se enfrentarem foi a receita do sucesso, mas a crítica também elogiou outros detalhes técnicos. A introdução em formato anime, cenários caprichados e sons impressionantes são alguns dos principais elogios do título.

7. Mighty Morphin Power Rangers: The Fighting Edition

Quando os títulos dos Power Rangers chegaram ao Brasil, o sucesso foi garantido por conta do seriado que passava bem na hora que a galera estava chegando da escola. A lista poderia trazer outros títulos, como Mighty Morphin Power Rangers: The Movie, no qual os jogadores podem assumir o papel dos Rangers, enfrentar os inimigos juntos e passar de fases.

Porém, o The Fighting Edition elevou a parada: nele, os players escolhem um dos Zords disponíveis: Thunder Megazord e Mega Tigerzord. A ideia é enfrentar os outros Zords até chegar ao chefão final, nada menos que Ivan Ooze, o vilão do primeiro filme.

8. Dragon Ball Z: Hyper Dimension

Dragon Ball foi outro anime que fez um enorme sucesso nos games. São vários títulos incríveis, mas, para esta lista, escolhemos o Hyper Dimension. O motivo? Ele apresenta diversas fases que abrangem quase toda a história de Dragon Ball Z, desde a Saga Freeza até a Saga Majin Boo.

A lista de personagens traz clássicos como Goku, Vegeta e Piccolo, garantindo a diversão de todos os fãs. Porém, por ter sido lançado próximo de outros títulos de Dragon Ball, o Hyper Dimension vendeu menos unidades do que merecia, já que é um dos melhores da franquia.

9. Clayfighter 2: Judgment Clay

Com um subtítulo que parodia o filme “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final”, este game merece destaque por conta de sua irreverência. Os personagens surgiram na história após um meteoro cair sobre a cidade de Mudville. Por isso, eles são bem diferentões.

Na época, os gráficos de claymation (ou massinha, como preferir) chamaram a atenção, mas, infelizmente, envelheceram um pouco mal. Mesmo assim, vale a pena conferir este título, que é relativamente desconhecido do grande público do Super Nintendo.


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.