9 franquias de jogos que foram só ladeira abaixo

5 min de leitura
Imagem de: 9 franquias de jogos que foram só ladeira abaixo
Imagem: PlayStation

A indústria dos games costuma se fortalecer bastante de acordo com o passar dos anos e o desenvolvimento de suas franquias. Entretanto, nem todos os jogos conseguem superar a passagem do tempo e continuar apresentando qualidade para os jogadores.

A seguir, separamos 9 franquias de jogos que infelizmente foram apresentando um declínio considerável em suas últimas aparições – o que certamente é uma pena para todos os nomes da lista.

Confira que franquias são essas e depois comente: que outras séries de jogos foram perdendo qualidade ao longo dos anos até o seu sepultamento?

Duke Nukem

Essa é uma das franquias que infelizmente não deve retornar tão cedo por conta da qualidade do último jogo.Essa é uma das franquias que infelizmente não deve retornar tão cedo por conta da qualidade do último jogo.Fonte:  Steam 

Duke Nukem Forever, lançado em 2011, é o jogo que ostenta o título que levou mais tempo para ser desenvolvido – um total de 15 anos. Porém, isso nem de longe indica qualidade já que game foi massacrado pela crítica e jogadores, e simplesmente sepultou de uma vez por todas a franquia.

É difícil imaginar um título dessa franquia sendo lançado nos próximos anos, mas se isso acontecer vai ser difícil apagar a mancha que foi criada pelo último game. E isso é realmente uma pena, especialmente se lembrarmos o quão icônico essa série era nos anos 90.

Fallout

Fallout 76 é a pedra no sapato da franquia que infelizmente deixou um gosto amargo na boca do público.Fallout 76 é a pedra no sapato da franquia que infelizmente deixou um gosto amargo na boca do público.Fonte:  PlayStation 

A franquia Fallout evoluiu muito ao longo dos anos, partindo de um RPG isométrico para um FPS com elementos táticos bem elogiados pelos jogadores. Fallout 4 ainda é lembrado pelos jogadores como um título sólido, mas foi o último game da série que fez o molho desandar.

Fallout 76, lançado em 2018, é um prequel da franquia que infelizmente não conseguiu manter o padrão da série foi muito criticado por conta dos bugs, falta de NPCs, gráficos desatualizados e um foco no modo multiplayer que simplesmente não funciona. Trata-se de um dos raros erros da Bethesda, mas que infelizmente colocou no armário um nome importante na indústria dos jogos.

Mass Effect

Mass Effect: Andromeda não conseguiu trazer a qualidade da trilogia original.Mass Effect: Andromeda não conseguiu trazer a qualidade da trilogia original.Fonte:  EA 

Da mesma forma que Fallout, Mass Effect é uma franquia consagrada e que ao longo dos anos construiu uma sólida base de fãs. A trilogia original da série é a favorita de muitos jogadores e uma experiência agradável até os dias de hoje. Entretanto, Mass Effect: Andromeda, lançado em 2017, trouxe muitos problemas técnicos e uma história que infelizmente não agradou a todos.

Por conta disso, e por não haver no horizonte uma fagulha de esperança de que a franquia vá ressurgir, é justo incluir Mass Effect nesta lista.

Banjo-Kazooie

A dupla que se tornou icônica na época do Nintendo 64 hoje encontra-se esquecida nos estúdios da Rare.A dupla que se tornou icônica na época do Nintendo 64 hoje encontra-se esquecida nos estúdios da Rare.Fonte:  Xbox 

O último game dessa franquia foi lançado em 2008 para o Xbox 360 e não foi exatamente um completo desastre. Porém, quando comparado aos dois jogos originais do Nintendo 64, o abismo de qualidade se torna perceptível já que estamos falando de títulos que se tornaram consagrados dentro do gênero de plataforma.

Embora Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie tenham inspirado muitos títulos em aspectos como game design, trilha sonora e até senso de humor, a franquia hoje está no limbo e não parece que isso vai mudar tão cedo. A última aparição da dupla foi como personagens jogáveis em Super Smash Bros. Ultimate, uma bela adição, mas muito longe de ser uma aventura própria.

Dead Space

O terceiro jogo da franquia não é tão elogiado quanto os seus antecessores.O terceiro jogo da franquia não é tão elogiado quanto os seus antecessores.Fonte:  Steam 

A franquia Dead Space se tornou consagrada por trazer o gênero de terror para o espaço sideral – literalmente. Os dois primeiros títulos da série conseguiram fazer isso com maestria, sendo constantemente lembrados por conta de seus momentos assustadores de verdade. Porém, Dead Space 3 infelizmente não conseguiu manter o ritmo.

O jogo é frequentemente comparado a Resident Evil 4, oferecendo uma dose de ação maior do que deveria – embora o game protagonizado por Leon seja lembrado com carinho. Dead Space 3 foi lançado em 2013, obteve notas consideravelmente mais baixas que seus antecessores, e não existe previsão para o retorno da franquia.

Metal Gear

Depois da saída de Hideo Kojina da Konami, a franquia Metal Gear não conseguiu sobreviver com seu último lançamento.Depois da saída de Hideo Kojina da Konami, a franquia Metal Gear não conseguiu sobreviver com seu último lançamento.Fonte:  PlayStation 

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é o jogo que muitos gostariam de considerar o último dessa amada franquia da Konami. Porém, Metal Gear Survive chegou em 2018 para nos lembrar como é fácil estragar uma série de acertos com apenas um jogo e ainda sepultar as esperanças de que isso vá se desfazer no curto/médio prazo.

O último game dentro do universo Metal Gear obteve notas baixíssimas nos reviews e falta de inspiração que vinha de Hideo Kojima certamente pode ser apontada como um dos principais problemas.

Battlefield

Battlefield 2042, o game mais recente da lista, infelizmente não agradou a todos.Battlefield 2042, o game mais recente da lista, infelizmente não agradou a todos.Fonte:  EA 

Considerando o histórico desta franquia, pode parecer uma surpresa encontrá-la por aqui. Contudo, se observarmos o lançamento de Battlefield 2042 (o jogo mais recente da lista), é fácil entender porque a série da EA entrou em declínio.

É claro que há muitas pessoas que gostaram muito do game e se divertem muito jogando suas partidas online. Mas não dá para esconder a quantidade gigantesca de bugs e a falta de criatividade do último título da franquia Battlefield.

Need for Speed

A famosa franquia de corrida já viu dias muito melhores e hoje está esquecida nos estúdios da EA.A famosa franquia de corrida já viu dias muito melhores e hoje está esquecida nos estúdios da EA.Fonte:  Steam 

A franquia de corrida tinha plenas condições de estar viva e lançando jogos de qualidade para o público – assim como outros nomes conhecidos, como Forza e Gran Turismo. Entretanto, os últimos games dessa série infelizmente não agradaram o público, trazendo como defeitos escolhas de design, histórias sem fundamento e as famigeradas loot boxes.

É difícil salvar algum jogo recente da franquia, o que inclui o reboot de 2015, Payback (2017), Heat (2019) e Hot Pursuit Remaster (2020), games que infelizmente causaram o congelamento da série. Entretanto, há rumores de que a franquia deve voltar em 2022 com um novo game, mas ainda sem detalhes.

Star Fox

Star Fox é uma franquia amada da Nintendo, mas o último game não manteve a qualidade.Star Fox é uma franquia amada da Nintendo, mas o último game não manteve a qualidade.Fonte:  Nintendo 

Essa franquia já foi uma das mais amadas da Nintendo, embora nunca tenha chegado ao patamar de nomes como Zelda e Mario. Contudo, Star Fox recebeu games de qualidade ao longo dos anos – com destaque para o Adventures (2002) para o Game Cube e o remaster de Star Fox 64 para o 3DS –, mas Star Fox Zero (2016) para o Wii U sepultou a franquia de vez.

É claro que Fox McCloud e companhia ainda deram as caras diversas vezes em Super Smash Bros., mas um jogo próprio que traga a qualidade que a franquia merece ainda não chegou. Tampouco há esperanças de que isso venha a acontecer nos próximos anos para o Nintendo Switch.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.