5 pontos a considerar na hora de comprar uma placa de vídeo

3 min de leitura
Imagem de: 5 pontos a considerar na hora de comprar uma placa de vídeo
Imagem: Unsplash
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você sabe o que é uma placa de vídeo? Bem, ela é um componente primordial em um PC, pois é ela quem gera as imagens que serão exibidas no monitor. Para quem vai usar o PC para realizar atividades básicas, como acessar a internet e fazer trabalhos escolares, processadores que trazem placas gráficas integradas são o suficiente. Mas, para usuários que têm foco em jogos, a placa de vídeo dedicada é essencial.

Em tempos de escassez de semicondutores e dólar em alta, comprar uma placa de vídeo para o computador se tornou um grande desafio. Além de ficarmos atentos sobre as especificações, ainda precisamos driblar os preços altos e a baixa disponibilidade. Por isso, mais do que nunca, é necessário observar diversos pontos que devem ser considerados no ato da compra de uma GPU.

Como escolher uma placa de vídeo: 5 pontos a considerar

Abaixo, explicamos 5 pontos que devem ser consideramos antes de se adquirir uma placa de vídeo, a fim de que façamos um bom investimento.

Objetivo

A primeira coisa que você deve considerar é o uso em que a placa será empregada. Por exemplo: para jogos casuais, não é necessário comprar uma GPU tão potente. Mas para títulos mais pesados, você precisará investir em uma peça mais cara, com pelo menos 8 GB de memória de vídeo.

Placas de vídeo dedicadas são essenciais para jogadores entusiastas.Placas de vídeo dedicadas são essenciais para jogadores entusiastas.Fonte:  Unsplash 

Para isso, é importante checar as configurações de hardware mínimas e recomendadas, segundo as desenvolvedoras dos games.

Nvidia ou AMD?

Dependendo do jogo, placas de vídeo Nvidia podem render melhor ou pior em relação às placas da AMD. Isso se deve às parcerias que as fabricantes de chips fazem com os estúdios de jogos, o que resulta em otimizações.

Por isso, se você vai jogar mais títulos otimizados para uma das marcas, considere comprar uma GPU lançada por ela.

Gargalo

Há um fenômeno chamado "gargalo", que é a perda de desempenho de um componente, causado por outro componente, por todo o setup ou pelo sistema operacional. Em jogos, o gargalo mais comum ocorre durante a comunicação entre o processador e a placa de vídeo.

Evite ao máximo o gargalo entre a placa de vídeo e o processador.Evite ao máximo o gargalo entre a placa de vídeo e o processador.Fonte:  Unsplash 

É importante que você compre uma GPU cujo desempenho seja compatível com o desempenho de sua CPU. Caso contrário, a placa pode não render como poderia, devido a um processador fraco. Isso seria desperdício de dinheiro.

Preço

Obviamente, o preço sempre é um fator limitante. Sendo assim, saiba de imediato quanto você tem para investir em uma placa de vídeo.

Compatibilidade

Há muitos anos, o slot padrão para placas de vídeo é o PCIe. Portanto, se sua máquina tem pelo menos cinco anos de montada, ela certamente suporta qualquer placa de vídeo lançada na mesma época, e até as mais atuais.

Nesse sentido, vale a pena ficar atento ao tamanho da placa que será comprada, e se ela ficará bem acomodada dentro do seu gabinete. Preste atenção em suas soluções de refrigeração, como entradas e saídas de ar, além das ventoinhas instaladas.

Outra questão importante na área da compatibilidade é verificar se sua fonte de energia será capaz de alimentar a sua nova placa de vídeo.

Certifique-se que seu gabinete pode acomodar bem sua placa de vídeo em relação ao tamanho e à capacidade de refrigeração.Certifique-se que seu gabinete pode acomodar bem sua placa de vídeo em relação ao tamanho e à capacidade de refrigeração.Fonte:  Unsplash 

4 placas de vídeo para jogos com bom custo-benefício

Agora que você já sabe como escolher uma GPU adequada às suas necessidades, deve estar se perguntando "qual placa de vídeo comprar?". Bem, trouxemos quatro sugestões de GPUs que oferecem ótimo custo-benefício e ainda rodam vários jogos populares.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti, 4GB

Imagem: Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti, 4GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti, 4GB

A placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1050 Ti é o modelo intermediário da série 10, sendo uma placa ótima para rodar todos os games em full HD 1080p.

A GeForce GTX 1050 Ti fez muito sucesso quando foi lançada, e ainda pode servir bem a jogadores casuais. Este modelo da Asus tem 4 GB de VRAM GDDR5, com interface de 128 bits. A placa costuma ser fria, e este modelo ainda conta com duas ventoinhas.

Placa de Vídeo AMD Radeon RX 550, 4GB

Imagem: Placa de Vídeo AMD Radeon RX 550, 4GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Vídeo AMD Radeon RX 550, 4GB

Com saídas de vídeo: VGA + HDMI + DVI-D, velocidade da memória de 6000 MHz e chipset Polaris 21.

Outra placa de vídeo para gamers casuais, a RX 550 tem 4 GB de VRAM GDDR5, com interface de 128 bits e design blower (single fan). O maior destaque desse modelo é o seu tamanho bastante compacto e seu baixo TDP.

Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 2060, 6GB

Imagem: Placa de Video Galax GeForce RTX 2060, 6GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Video Galax GeForce RTX 2060, 6GB

Funcionando com ventiladores duplos de 90 mm, juntamente com dois tubos de calor de alto desempenho, mantém um efeito de resfriamento estável para o componente.

A RTX 2060 é uma placa de vídeo mais moderna e pode rodar diversos jogos populares na resolução Full HD, com ótimo desempenho. O modelo tem 6 GB de VRAM GDDR6, com interface de 192 bits.

Placa de Vídeo AMD Radeon RX 6600 XT, 8GB

Imagem: Placa de Video AMD Radeon RX 6600 XT, 8GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Placa de Video AMD Radeon RX 6600 XT, 8GB

Projetado para oferecer uma incrível experiência de jogo em 1080p, o AMD Radeon RX 6600 Series capacita a próxima geração de jogos com visuais vívidos e experiências elevadas.

A RX 6600 XT também é uma excelente placa de vídeo para títulos recentes, na resolução Full HD. O modelo tem 8 GB de VRAM, com interface de 128 bits. A GPU tem design triple fan e um visual bastante elegante, todo na cor preta.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.