Como criar listas e usar o GG App para organizar seus games?

4 min de leitura
Imagem de: Como criar listas e usar o GG App para organizar seus games?
Imagem: GG App

Um dos maiores problemas da vida do gamer do atual (além de não ter dinheiro para pagar os boletos do mês) é manter o backlog em dia. Seja por ter descolado uma porção de joguinhos baratos em promoção, por pegar alguns títulos emprestados com amigos ou graças ao catálogo de serviços por assinatura, às vezes é jogo que não acaba mais.

Chega a bater o desespero, a angústia de acabar perdendo a noção do que está sendo jogado, do que está em espera e o que vai para a gaveta. E é aí que entra o GG App, uma ferramenta criada para te ajudar a acompanhar a evolução e o progresso do seu backlog, que pode ser acessado via navegador web no PC além de estar disponível para iOS e Android.

O serviço é bastante completo, principalmente levando em conta que é gratuito, e funciona como uma rede social onde você pode adicionar amigos, comparar listas, ler e escrever reviews e por aí vai. Se você tem buscado uma forma de manter sua sanidade e tirar total proveito dos jogos à sua disposição, criar uma conta no GG pode ser uma ótima ideia.

O aplicativo GG permite aos usuários criar um perfil e montar diversas listas, ajudando a manter os games em diaO aplicativo GG permite aos usuários criar um perfil e montar diversas listas, ajudando a manter os games em diaFonte:  GG App/Reprodução 

Organizando o backlog com o GG App

Após criar sua conta, você já pode começar a catalogar os jogos que vierem à mente em diferentes categorias. É possível selecionar vários status distintos para manter tudo mais organizado, permitindo a você ter uma visão mais clara do atual estado da sua lista de games.

Ao selecionar um título, é possível marcá-lo com os seguintes status:

  • Quero jogar (want to play)
  • Jogando (playing)
  • Finalizado (beaten)
  • Completado 100% (completed)
  • Engavetado (shelved)
  • Abandonado (abandoned)

O serviço permite organizar o catálogo de games adicionando status a cada títuloO serviço permite organizar o catálogo de games adicionando status a cada títuloFonte:  GG App/Reprodução 

Uma vez que um game é sinalizado com uma das opções acima, ele automaticamente passa a fazer parte da sua biblioteca, sendo exibido no seu perfil. Dependendo do status selecionado, uma barrinha colorida é mostrada logo abaixo da capa do jogo, indicando visualmente (de forma discreta e nada intrusiva) como está o seu progresso no item em questão.

Dessa forma, com uma rápida olhada na tela é possível identificar quais games já foram finalizados, quais estão atualmente sendo jogados e até mesmo os que foram dropados. Este catálogo é montado por padrão sempre que você adiciona um novo título à sua biblioteca, mas também é possível montar listas personalizadas.

O serviço mostra o status de cada título registrado, permitindo ver rapidamente quais jogos você já completou, quais está jogando e aqueles que dropou, por exemploO serviço mostra o status de cada título registrado, permitindo ver rapidamente quais jogos você já completou, quais está jogando e aqueles que dropou, por exemploFonte:  GG App/Reprodução 

Criando listas no aplicativo

Apesar de ser uma funcionalidade bastante comum, poder criar suas litas no GG App é de grande ajuda. Falando por experiência, comprei um Nintendo Switch há pouco tempo e até então vinha sendo meio chato catalogar e acompanhar tudo o que eu quero comprar nos próximos meses.

Embora seja possível marcar itens como desejados tanto nas lojas digitais dos consoles e serviços com Steam, ou até mesmo nas lojas e marketplaces virtuais como Amazon e Submarino, ter tudo isto centralizado é muito melhor. E o app tem sido uma mão na roda.

No meu caso, como novo proprietário de um console da Big N, montei uma lista de desejos com alguns dos principais games que quero comprar no Switch no futuro próximo — e acabei lembrando de jogos do PS5, que também acabaram sendo adicionados. É possível criar diversas listagens diferentes, com títulos e descrições personalizadas.

Você pode criar catálogos personalizados, como listas de desejos, por exemploVocê pode criar catálogos personalizados, como listas de desejos, por exemploFonte:  GG App/Reprodução 

Você pode manter suas listas públicas, permitindo a outros usuários acessá-las no seu perfil, ou escondê-las completamente se quiser um pouco mais de privacidade. Neste caso, somente você poderá visualizá-las.

Avaliando games no GG App

Além de enumerar cada título que você está jogando, quer jogar ou engavetou, no GG você também fazer suas próprias análises. Assim, outros usuários podem saber o que você achou dos games presentes no seu perfil.

Embora seja completamente opcional, esta funcionalidade é legal porque funciona quase como um micro Metacritic, mais contido, tornando possível ver o que outras pessoas na plataforma também têm a dizer sobre jogos que você tem interesse ou curiosidade de testar. Saber a opinião de outras pessoas pode ser crucial na hora de tomar uma decisão que vai resultar em menos grana no seu bolso no final do dia.

Conferir o que outros jogadores têm a dizer sobre jogos que você quer comprar pode te ajudar a fazer a escolha mais saudável para a sua carteiraConferir o que outros jogadores têm a dizer sobre jogos que você quer comprar pode te ajudar a fazer a escolha mais saudável para a sua carteiraFonte:  GG App/Reprodução 

Além disso, ao escrever seus próprios reviews, você também estará contribuindo com a comunidade, oferecendo suas impressões sobre o que já jogou e nos quais acha que as pessoas deviam — ou não — investir seus respectivos tempo e dinheiro.

Uma rede social para gamers

Além de servir para catalogar seus jogos, o GG App também acaba servindo como uma rede social para quem curte video games. Já vimos algo semelhante no passado, como no caso do Alvanista, por exemplo, e o GG é uma nova plataforma na qual você pode fazer novos amigos, acompanhar atualizações e ver o que a comunidade tem a dizer sobre diversos títulos.

Ainda que ofereça uma versão paga com algumas vantagens, a versão gratuita do GG App dá conta do recado. Pode até ser que a ferramenta pareça um pouco incompleta ou datada, mas vale observar se tratar de um projeto em andamento, que vem recebendo atualizações e melhorias. É possível acompanhar o trabalho da equipe do aplicativo no Trello e ter uma ideia do que o futuro reserva para o GG.

De qualquer forma, se fazer amizades ou analisar jogos não for do seu interesse, o app já dá uma mão e tanto na hora de organizar sua biblioteca de jogos e acabar com o infame backlog.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.