Os 9 melhores jogos de Naruto

6 min de leitura
Imagem de: Os 9 melhores jogos de Naruto
Imagem: Metacritic

Naruto é uma franquia que praticamente dispensa apresentações e que se tornou um dos maiores fenômenos do entretenimento nas últimas décadas. O sucesso do mangá e do anime levou a obra de Masashi Kishimoto para diversas mídias, incluindo os games. O primeiro jogo do universo ninja – Naruto: Ultimate Ninja – foi lançado em 2006 para o aclamado PS2.

De lá para cá diversos games envolvendo a franquia já foram lançados, mas a dúvida que surge é: qual deles é o melhor? Neste artigo, vamos listar os 9 melhores jogos de Naruto e utilizamos o mesmo critério que usamos em listas semelhantes em nosso canal no YouTube.

Separamos os títulos com as melhores notas no agregador de reviews e utilizamos a avaliação dos usuários como critério de desempate. Será que o seu jogo favorito de Naruto está na lista?

9. Naruto: Clash of Ninja Revolution (2007) – Nota: 74

O game do ninja de Konoha aproveitou bem os controles de movimento do Wii.O game do ninja de Konoha aproveitou bem os controles de movimento do Wii.Fonte:  Metacritic 

O primeiro jogo da lista foi lançado com exclusividade para o Wii em 2007 e aproveitou o controle de movimento que o console oferecia em batalhas com até quatro jogadores. Durante as partidas, o player podia fazer movimentos rápidos que seriam interpretados como os ataques de cada ninja, o que era somado às ações de cada botão do Wii Remote.

Considerado o terceiro jogo da série Clash of Ninja, o game se destacou também por oferecer mini-games que mais uma vez aproveitavam os controles de movimento do Wii. O título não foi considerado uma evolução significativa do antecessor lançado para o Game Cube, mas o suficiente para agradar os mais fãs do ninja de Konoha, atingindo uma nota média de 74 pontos.

8. Naruto: Ultimate Ninja Storm (2008) – Nota: 75

O título originalmente lançado para o PS3 inovou ao apresentar combates em três dimensões.O título originalmente lançado para o PS3 inovou ao apresentar combates em três dimensões.Fonte:  Metacritc 

O primeiro título da série Ultimate Ninja Storm trouxe uma mudança importante para a franquia de games de Naruto. Até então os jogos traziam a tradicional abordagem em duas dimensões, mas esta versão apostou em batalhas dentro de um cenário 3D de grandes proporções, permitindo ao jogador explorar melhor o terreno durante os combates.

A mudança foi bem recebida pelos jogadores, que também ficaram contentes com a grande quantidade de personagens jogáveis – um total de 25 e mais 10 de suporte.  O título foi originalmente lançado para o PS3 em 2008, mas foi portado para outros consoles mais modernos (PS4, Xbox One e Switch), além de PCs anos depois através da um pacote com três jogos.

7. Naruto: Ultimate Ninja 3 (2008) – Nota: 75

O jogo de PS2 contava com 40 personagens jogáveis e um modo história que passava pelos principais eventos da série.O jogo de PS2 contava com 40 personagens jogáveis e um modo história que passava pelos principais eventos da série.Fonte:  Metacritic 

O terceiro game dessa série lançado para o PS2 continuou o bom trabalho dos dois primeiros títulos, oferecendo a jogabilidade tradicional de jogos de luta, mas inovando nos personagens, movimentos e cenários. O game contava com nada menos do que 40 ninjas jogáveis, além de 20 fases exclusivas, número bem superiores aos antecessores.

Outro destaque é o modo história que levava o jogador pelos principais eventos do primeiro arco de Naruto, terminando na invasão de Konoha. Para os que gostam de uma trama original, Ultimate Ninja 3 também trazia uma campanha paralela com mais de 55 missões que poderiam ser completadas em batalhas bem diversificadas.

6. Naruto: Ultimate Ninja (2006) – Nota 75

O game conta com 13 personagens jogáveis e conta a história até os eventos do Exame Chunin.O game conta com 13 personagens jogáveis e conta a história até os eventos do Exame Chunin.Fonte:  Metacritic 

O primeiro jogo da franquia nos consoles também figura na lista para mostrar que desde o princípio os games conseguiram construir uma sólida base de fãs. O resultado disso é que até hoje Naruto está rendendo versões para os videogames e tudo isso começou em 2006 com este game para PS2.

Por ter sido lançado em um período inicial do próprio mangá/anime, o jogo explora os primeiros eventos da série até o chamado Exame Chunin. Há um total de 13 personagens jogáveis além de cenários que refletiam exatamente essa temporada da história, como o a Floresta da Morte e o salão em que as batalhas do exame aconteceram. O game até que envelheceu bem e é um banho de nostalgia para os fãs de Naruto.

5. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 (2010) – Nota: 76

O jogo oferece mais de 40 personagens selecionáveis, incluindo os membros da Akatsuki.O jogo oferece mais de 40 personagens selecionáveis, incluindo os membros da Akatsuki.Fonte:  Metarcritic 

Lançado originalmente para PS3 e Xbox 360, o segundo game da série Ultimate Ninja Storm manteve a abordagem em três dimensões que deu certo no antecessor. O jogo explora um dos arcos mais amados da franquia, com as batalhas contra a organização terrorista Akatsuki e seus membros extremamente poderosos.

O modo história conta com nove capítulos que exploram os eventos principais da série em uma cadeia sequencial. No modo batalha, os jogadores podem escolher livremente entre mais de 40 personagens com estilos bem diferentes, com destaque exatamente para os membros da Akatsuki.

4. Naruto: Rise of a Ninja (2007) – Nota: 78

Desenvolvido pela Ubisoft Montreal, o game foi o primeiro desenvolvido no ocidente.Desenvolvido pela Ubisoft Montreal, o game foi o primeiro desenvolvido no ocidente.Fonte:  Metacritic 

Rise of a Ninja foi um dos primeiros jogos de Naruto a ser desenvolvido e o primeiro concebido por um estúdio não-japonês – nesse caso, a Ubisoft Montreal. O título se baseou na dublagem americana do anime, o que ajudou a popularizar o game no ocidente (em especial nos Estados Unidos).

O título foi desenvolvido para o Xbox 360 e se divide basicamente em dois modos: o de batalha, no tradicional 1x1, e a história que conta com Konoha como um hub central das missões. O destaque da campanha é adoção de um gameplay no estilo RPG, o que era uma novidade para a época.

3. Naruto: The Broken Bond (2008) – Nota:  80

The Broken Bond é a continuação de Rise of a Ninja dando continuidade à história do anime.The Broken Bond é a continuação de Rise of a Ninja dando continuidade à história do anime.Fonte:  Metacritic 

Proposto para ser uma continuação de Rise of a Ninja, The Broken Bond foi novamente desenvolvido no ocidente e unicamente para o Xbox 360. O game continua a partir de onde o último jogo parou, acompanhando Naruto na busca por Tsunade para ser Hokage e no resgate de Sasuke.

O título manteve os modos do jogo anterior, mas expandiu as mecânicas em quantidade e qualidade. O resultado é um game ligeiramente melhor que o antecessor e elogiado pela crítica e jogadores.

2. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 (2013) – Nota:  80

O game trouxe diversas mecânicas novas, além de uma versão com novos itens cosméticos.O game trouxe diversas mecânicas novas, além de uma versão com novos itens cosméticos.Fonte:  Metacritic 

A terceira edição da série Ultimate Ninja Storm mostrou que a série deu certo e novamente expandiu a história para os acontecimentos do anime. Como o game ainda aproveitava o hardware do PS3 e Xbox 360, não houve um grande salto em qualidade gráfica, embora tenha sido perceptível um salto em relação às mecânicas de gameplay utilizadas.

As batalhas se tornaram mais dinâmicas e os ninjas podiam até mesmo ser temporariamente nocauteados de combate, trazendo mais interatividade com o personagem de suporte. O título contou com uma aversão chamada Full Burst que trouxe diversos itens cosméticos para os personagens jogáveis, além de legenda em português.

1. Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (2016) – Nota:  80

O último game da série também é o mais bem avaliado até então.O último game da série também é o mais bem avaliado até então.Fonte:  Metacritic 

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 é o jogo mais atual da série e o mais bem avaliado até então. O título foi desenvolvido para os consoles de oitava geração (PS4, Xbox One) e depois foi adaptado para Switch e PC. O game apresenta uma quantidade gigantesca de personagens e suas variações, aproveitando-se do fato de que o anime/mangá já estava se aproximando do fim – Naruto Shippuden terminou em 2017.

Ultimate Ninja Storm 4 mantém a jogabilidade em três dimensões para as batalhas, mas foca também no modo história acompanhando os eventos canônicos da série. O título também ganhou DLCs que foram adicionando novos conteúdos, com destaque para a expansão que inclui até mesmo conteúdo de Boruto no game.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.