Grid Legends: expectativas sendo alcançadas

3 min de leitura
Imagem de: Grid Legends: expectativas sendo alcançadas
Imagem: Grid Legends

Lembram do ano passado, quando a Electronic Arts resolveu abrir a carteira e comprar a Codemasters? Um frio na espinha surgiu entre os apaixonados por corrida, já que a empresa é detentora de grandes franquias do gênero, como F1, Dirt, Project CARS e, principalmente, Grid.

A série Grid ganhou espaço no mundo dos games logo que surgiu, em 2008. Isto ocorreu porque o título trouxe uma excelente jogabilidade, que agradou muito os fãs do gênero arcade e de simulação.

Com a chegada de 2022, a expectativa pelo novo jogo da franquia surgiu, já que seria o primeiro desde a compra da EA. O Voxel recebeu uma versão de preview (que apenas nos permite jogar até certa parte da campanha) de Grid Legends para contar para vocês.

Aproveitando, anote na agenda. O jogo chega no dia 25 de fevereiro, para Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Chamando a atenção

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Pois bem, é praticamente impossível não notar a beleza do jogo. A empresa caprichou nas cores e principalmente nos gráficos. Em alguns momentos, você chega a confundir o mundo virtual com o real.

Nesta versão de PC tive a oportunidade de jogar o modo história, que te coloca a frente de outros pilotos em diversas modalidades e desafios. Corridas de rua, em autódromos, na chuva, noite e neve.

Cada detalhe foi colocado com muito carinho, deixando o cenário muito rico. Até os espectadores possuem suas diferenças. Temos a presença de muitos detalhes, como chuva de papel picado no final das corridas, deixando a imersão muito próxima da realidade.

A única coisa que não me agradou foram as batidas e as raladas na parede. Todos os momentos que você acerta o rival, parte do automóvel se quebra e voa pelos ares. O problema é que o efeito lembra muito a chuva de papel picado citada no parágrafo anterior.

Já, nas raladas de parede, é possível ver a faísca saindo pelo ares, mas o brilho e a cor destoam um pouco do belo universo encontrado no jogo. Independentemente disso, eu tenho certeza que este é o game mais bonito de corrida que eu já joguei. E lembre-se que recentemente tivemos o lançamento do maravilhoso Forza Horizon.

Imersão de verdade

As câmeras também chamam a atenção. Potencializadas pelo trabalho artístico, é possível se sentir dentro de um veículo em alta velocidade. Ajuda também o fato do jogo estar muito bem otimizado.

Em certos momentos, eu até desconfiei: será mesmo que este jogo está em 4k e 60 frames por segundo? Fui conferir pelo menos umas 3 vezes na opções de vídeo para saber se estava tudo certo.

É bem interessante o fato da câmera ter leves alterações de posicionamento durante batidas, acelerações e freadas. Eu também nunca tinha reparado isso de forma tão contundente em outros jogos. Isto, com certeza, levará a experiência de pilotagem para outros níveis.

Em “Drive to Glory”, o modo história que foi permitido testar, você enfrenta outros pilotos em provas distintas e veículos únicos. Ao longo das corridas ocorrem entrevistas dos pilotos que aguçam ainda mais a rivalidade.

Elas serão cruciais para que os objetivos ao longo das corridas aconteçam. Inclusive, testamos carros diferentes em diversos asfaltos, seja ele com chuva, ou muita neve. Em alguns momentos, você deve ser melhor que um rival durante a corrida, ou até mesmo vencer a prova.

IA e jogabilidade apurada

Eu fiquei impressionado como a jogabilidade é gostosa e atraente. A EA nos aconselhou a não usar o volante, já que ainda é uma versão prévia. Optei então pelos famigerados controles e não me arrependi.

Você controla os carros com facilidade e, ao mesmo tempo, percebe o trabalho de simulação que foi feito. Assim como dissemos no início deste texto, tenho certeza que agradará aos fãs de simulação e aos que buscam uma modalidade mais arcade.

O que chama a atenção é a inteligência artificial presente no jogo. Ela é tão perfeita que te faz sentir dentro de uma corrida em um modo online. Você percebe que cada piloto possui uma forma de acelerar e que ela muda a cada prova.

Em breve traremos uma análise completa do jogo, mas podemos dizer que Grid Legends tem tudo para ser um marco nos games de corrida. Não apenas pela parte gráfica, mas principalmente pelo excelente trabalho feito na inteligência artificial.

A prévia de Grid Legends foi cedida gentilmente pela Eletronic Arts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.