Uncharted Legacy of Thieves: veja diferenças entre PS5 e PS4

2 min de leitura
Imagem de: Uncharted Legacy of Thieves: veja diferenças entre PS5 e PS4

Para quem está por fora, dia 28 (sexta-feira) teremos o lançamento de Uncharted: Legacy of Thieves Collection, que traz dois jogos da era PS4 (Uncharted 4: A Thief's End e Uncharted: Lost Legacy) em uma coletânea no PS5 e PC. Apesar de ser versões da nova geração, quais são as diferenças em relação ao PS4? Somente o framerate muda? Existe mais de um modo?

O Voxel já fez a análise do game e citamos algumas mudanças do título, mas o Digital Foundry revelou um vídeo detalhando todos os aspectos técnicos.

A versão de PC ainda não chegou para a imprensa e, por ora, os conteúdos são apenas do jogo de PS5. Por conta disso, o canal fez uma comparação mostrando o que muda (e há pequenas mudanças) e quais as diferenças entre os três modos gráficos.

Modos Fidelidade, Performance e Performance+

Segundo o Digital Foundry, o PS5 tem basicamente três modos gráficos para Uncharted Legacy of Thieves Collection: o Fidelidade, que apresenta o game em 4K (2160p) e em 30 fps, Performance, que oferece a aventura em 2K (1440p) e em 60 fps, e o por fim o modo Performance+, que apresenta a qualidade em Full HD (1080p) e com 120 fps.

Em outras palavras, as únicas mudanças são em resolução e taxa de quadros por segundo, sem alterações em distância de renderização, sombras, oclusão de ambiente ou qualquer outro elemento visual em ambos os jogos da coletânea.

John Linneman do canal, tanto o modo Fidelidade quanto o Performance têm desempenho praticamente perfeitos, com, no máximo, uma queda de frame isolada aqui ou ali imperceptível. Já o modo Performance+ foi o predileto do jornalista, que justifica que o Uncharted 4 e Lost Legacy têm soluções de pós-processamento muito boas que mascaram a resolução mais baixa e que a fluidez extra dos 120 fps é muito bem-vinda.

A

Contudo, este é o único modo visual que apresenta perda de desempenho, podendo chegar em 100 a 105 fps em Uncharted 4, e até 80 ou 90 fps em Lost Legacy em pontos específicos. Contudo, o canal aponta que, no geral, a performance é bem estável e o alto nível de taxa de quadros dificulta reparar em quedas pontuais.

PS4 vs. PS5: o que muda?

Apesar de a coletânea ser basicamente uma forma de ter ambos os jogos reunidos no PS5 com opções de performance distintas, há algumas diferenças sutis em relação aos games originais do PS4 (mas longe de ser uma remasterização). O canal reporta que o nível de distância de renderização de objetos é maior no PlayStation 5, ou seja, há menos pop-in e é possível ver mais detalhes à distância.

Além disso, algumas texturas estão mais refinadas e legíveis na versão de nova geração, a iluminação e cores sofreram um leve reajuste que podem implicar em uma imagem com contraste maior. Por fim, as sombras parecem se beneficiar também do PS5 e têm uma melhoria pequena em relação à versão de PS4.

A

Por fim, o título se prova um port básico, mas que tem melhorias em relação à performance (além de exibir pontos positivos por ser nativo do PS5, como tempo de loading e uso do DualSense).

Caso esteja interessado, confira nossa análise completa de Uncharted: Legacy of Thieves Collection!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.