Microsoft encerra fabricação do Xbox One para focar no Xbox Series X/S

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft encerra fabricação do Xbox One para focar no Xbox Series X/S
Imagem: Jeramey Lende/Shutterstock

Silenciosamente, a Microsoft encerrou a fabricação de novas unidades do Xbox One no final de 2020. Além do console base, tanto Xbox One X quanto Xbox One S deixaram de ser produzidos há pouco mais de 1 ano.

A informação foi revelada, nesta quinta-feira (13), pelo The Verge. De acordo com o site, os varejistas do mundo todo já não recebem novas levas do console da geração anterior e estão negociando somente o estoque restante.

“Para focar na produção do Xbox Series X/S, paramos a produção de todos os consoles Xbox One no final de 2020”, confirmou Cindy Walker, diretora sênior de marketing de produtos do console Xbox, em comunicado ao The Verge.

Xbox One O Xbox One chegou ao mercado em novembro de 2013.

Apesar da escassez de consoles no mercado internacional, principalmente por causa da crise de semicondutores, a Microsoft confia na capacidade de abastecer os estoques dos lojistas de maneira satisfatória. Mesmo tendo fabricado menos o Series S do que o Series X, já que a versão é mais barata, a empresa entende que conseguirá atender a demanda dos consumidores.

No final de 2020, na época de lançamento dos novos consoles, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, chegou a explicar que caso a demanda aumentasse, seria possível construir mais chips do Series S no espaço de matriz dos chips do Series X.

Decisão da concorrente

A revelação que a Microsoft parou de fabricar todas as versões do Xbox One surge poucos dias após a informação de que a Sony decidiu continuar produzindo o PlayStation 4. A gigante japonesa vai fabricar mais unidades de consoles até o fim deste ano, tudo para tentar suprir um pouco da falta de PlayStation 5 no mercado internacional.

O PS4, que foi lançado lá em 2013, inicialmente teria sua produção encerrada no final de 2021, mas a empresa decidiu mudar de rumo e adotou um discurso de valorizar o video game da geração anterior.

PS4Pelo menos 1 milhão de novos PS4 devem ser fabricados até o final de 2022.

“É um dos consoles mais vendidos de todos os tempos, e sempre há cruzamento entre gerações”, disse um porta-voz da Sony à Bloomberg. A companhia do Japão esperava que a troca de gerações de consoles fosse mais rápida, mas a pandemia e o impacto na cadeia de suprimentos de chips afetaram a velocidade na fabricação de novos consoles.

Imagem: Console Xbox Series S
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Xbox Series S

Modernidade e praticidade para os fãs da marca. Xbox Series S é exclusivo para mídias digitais de streaming em 4K e Upscaling 4K para jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.