Os 10 melhores jogos do ano de acordo com o Metacritic

4 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores jogos do ano de acordo com o Metacritic
Imagem: Xbox
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

2021 está chegando ao fim, e praticamente todos os grandes títulos do ano já foram lançados para as principais plataformas do mercado. Com isso, dá para termos uma noção mais clara de quais foram os 10 jogos mais bem avaliados no agregador de reviews Metacritic desde o dia 1º de janeiro até hoje, dia 17 de dezembro.

Vale notar que o site gera diferentes páginas para cada versão de um jogo em suas respectivas plataformas, então você verá um mesmo título aparecendo duas vezes na lista, com notas e posições diferentes. Se quiser fazer uma consulta por conta própria, a lista oficial pode ser encontrada aqui. Tudo esclarecido? Então confira, a seguir, quais foram os dez games mais bem avaliados em 2021:

10. Chicory: A Colorful Tale (PC) — Nota 90

Um dos cinco jogos indicados na categoria Games for Impact no The Game Awards 2021, Chicory A Colorful Tale acabou sendo derrotado por Life is Strange: True Colors, mas a sua tocante narrativa teve melhor sorte nas avaliações críticas em todo o planeta, o que o fez conquistar uma nota média mais alta que o rival e abrir a nossa lista com 90 de pontuação.

9. Tony Hawk's Pro Skater 1+2 (PlayStation 5) — Nota 90

Vários jogos dessa lista serão relançamentos ou atualizações de títulos lançados originalmente em 2020, então vá se acostumando. No caso de Tony Hawk's Pro Skater 1+2, o que foi considerado nas avaliações foram as versões aprimoradas para a nova geração de consoles. A versão de PS5 ficou com nota um pouquinho mais alta e beliscou uma vaga aqui com 90 pontos em média.

8. Microsoft Flight Simulator (Xbox Series X/S) — Nota 90

Um grande sucesso dos computadores no ano passado, 2021 viu a chegada do aclamado Microsoft Flight Simulator também aos consoles de mesa da Microsoft. O port foi muito bem-feito, então dá para jogar na sua televisão com a mesma excelência gráfica vista nos PCs e ter uma das experiências mais deslumbrantes dos video games. Será que você consegue encontrar a sua casa voando pelo mundo?

7. Forza Horizon 5 (PC) — Nota 91

Muita gente sentiu falta de ver Forza Horizon 5 entre os indicados a melhor jogo do ano no The Game Awards, então talvez o Metacritic sirva de consolo, já que ele foi um dos títulos mais bem avaliados de 2021, chegando a pegar duas posições aqui na lista. No PC, a nota média foi de 91, mas nos consoles os reviews foram um pouco melhores. Então segura aí que logo menos voltamos a falar sobre esse jogaço.

6. Psychonauts 2 (Xbox One) — Nota 91

A mente criativa de Tim Schafer se superou em Psychonauts 2. Como ele nos contou em entrevista exclusiva, o objetivo da equipe do estúdio Double Fine era celebrar a humanidade e empatia, e a nova jornada de Raz faz isso e muito mais. Curiosamente, a versão de Xbox One tem uma nota bem mais alta que as demais, ajudando a fazer justiça a esse jogão.

5. Forza Horizon 5 (Xbox Series X/S) — Nota 92

E olha o Forza Horizon 5 aí de novo. As versões para consoles de mesa conquistaram um ponto a mais que o PC, então os analistas realmente se divertiram bastante ao explorar na televisão o gigantesco mundo aberto da edição deste ano, situada totalmente no México. A grande variedade de eventos e veículos ajudou a tornar este um dos melhores games de corrida da história.

4. Hades (Xbox Series X/S e PlayStation 5) — Nota 93

Um dos melhores jogos de 2020 só deu as caras nos consoles Xbox e PlayStation em 2021, o que acabou sendo uma ótima oportunidade para a obra-prima da Supergiant Games conquistar uma nova leva de fãs. Esse roguelike apresenta as melhores interações entre personagens que você pode imaginar e um loop de gameplay divertidíssimo, recebendo a mesma nota, 93, em ambas as plataformas.

3. Tetris Effect: Connected (Switch) — Nota 95

Há muito tempo não víamos uma versão tão legal de Tetris nos consoles, mas Tetris Effect Connected realmente acertou em cheio ao misturar o tradicional e viciante gameplay da série com uma linda estética que une efeitos e partículas voando com músicas imersivas cujo ritmo é impactado diretamente pela sua forma de jogar. Isso lhe rendeu a alta nota de 95.

2. The House in Fate Morgana: Dreams of the Revenants Edition (Switch) — Nota 97

Apesar de hoje contar com a incrível nota média de 97, The House in Fate Morgana: Dreams of the Revenants Edition chegou a conquistar um feito ainda maior: por um bom tempo, o jogo ficou com nota 100 de média no Metacritic e chegou a ser o título mais bem avaliado na história, fazendo o impossível e superando The Legend of Zelda: Ocarina of Time por meses até um novo review derrubar um pouco a nota. É um atestado do poder das visual novels nos games.

1. Disco Elysium: The Final Cut (PC) — Nota 97

“Mucho texto”, mas também “muchos prêmios”. Disco Elysium já contava uma das histórias mais celebradas dos videogames, e a versão Final Cut apresentou vários aprimoramentos legais que tornaram todo o pacote ainda mais interessante. Um jogo verdadeiramente essencial e que conquistou a invejável nota média 97 e o topo da lista, se consagrando como o melhor jogo do ano para o Metacritic.

O que você achou dessa seleção de jogos? Concorda ou discorda da ordem do Metacritic? Como ficaria a sua própria lista de 10 melhores do ano? Conte para a gente nos comentários a seguir.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.