Ubisoft anuncia plataforma de NFTs para jogos; veja como funciona

1 min de leitura
Imagem de: Ubisoft anuncia plataforma de NFTs para jogos; veja como funciona
Imagem: Ubisoft

A Ubisoft apresentou a plataforma Ubisoft Quartz, que introduz os primeiros NFTs jogáveis em jogos AAA e utiliza blockchain Tezos, de baixo consumo de energia. Os tokens não fungíveis da empresa são chamados de Digits e serão lançadas em beta dentro de Ghost Recon Breakpoint para PC, com número fixo e limitado de itens disponíveis.

A Quartz é a primeira plataforma a introduzir itens cosméticos como NFTs, dando caráter único, valor de mercado, e desvinculando esses itens dos jogos e da empresa. Com isso é possível que eles sejam negociados fora do ecossistema da Ubisoft, desde que o usuário tenha uma conta na Ubisoft Quartz.

Itens cosméticos, mas o que muda?

A maioria dos jogos AAA da Ubisoft já contam com itens cosméticos colecionáveis, mas até o momento, todos os jogadores podem adquirir os produtos dentro dos games e sem nenhuma limitação. Os Digits, entretanto, serão únicos, cada um com número de série específico, e negociados através da Ubisfot Quartz.

Isso cria um mercado de itens cosméticos similar ao de outros jogos, mas com uma "certificação de autenticidade" e histórico de transações. Além disso, a compra e venda funciona independente do inventário dos jogos.

Dessa forma, ainda que os servidores de Ghost Recon Breakpoint um dia sejam desativados, os NFTs continuam a ter valor de mercado, podendo ser comercializadas dentro da Ubisoft Quartz.

É loja de skin gastando mais eletricidade?

Sim e não. Por utilizarem blockchains, todas as NFTs geram um impacto ambiental devido ao consumo de energia, mas a inciativa da Ubisoft utiliza operações que buscam uma eficiência energética bem maior.

O conceito dos NFTs é essencial para a criação dos metaversos e dificilmente será abandonado, mas para ser algo viável, é necessário investir em sustentabilidade.

A Quartz é o primeiro passo da Ubisoft para criar um possível metaverso, e as Digits utilizam blockchains que consomem menos energia. Com isso, a empresa pode driblar as polêmicas envolvidas na criação de NFTs em redes como a Ethereum, por exemplo, que chegam a gastar aproximadamente 31 teraWatts-hora por ano.

Como eu começo?

Os primeiros Digits serão distribuídos gratuitamente, mas a Ubisoft Quartz estará disponível a partir do dia 9 de dezembro, apenas para quem atender a alguns critérios:

  • Jogar Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint no Ubisoft Connect via PC
  • Estar pelo menos no nível 5 do jogo
  • Ter mais de 18 anos

Além disso, o número de Digits que o jogador pode ter em uma única Edição é limitado a apenas um item.

Imagem: Assine o Ubisoft+
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Ubisoft+

Jogue os lançamentos da Ubisoft com a assinatura de jogos da plataforma. Aproveite para conhecer e jogar mais de 100 jogos no PC.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.