Periféricos gamer: como escolher o mouse ideal para jogos?

4 min de leitura
Imagem de: Periféricos gamer: como escolher o mouse ideal para jogos?
Imagem: HyperX
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Equipar o PC gamer com os melhores periféricos pode ser uma tarefa árdua, já que os jogadores têm que levar em consideração muitos pontos importantes antes de investir. Entre os principais periféricos do setup, o mouse surge como um dos mais determinantes para a performance do usuário em partidas.

Pensando nesse acessório em específico, destacamos alguns aspectos que devem ser observados antes da primeira compra ser realizada, levando em consideração o tipo de sensor do mouse, conectividade, ergonomia, acessibilidade dos botões e outras características significativas. Confira abaixo.

Tamanho e design do mouse

Os mouses são disponibilizados em vários tamanhos e designs que visam oferecer a melhor experiência de acordo com o uso do jogador. Fatores como ergonomia, portabilidade, conforto e distribuição de recursos são determinantes para designar formatos e modelos distintos.

(Fonte: HyperX / Reprodução)(Fonte: HyperX / Reprodução)Fonte:  HyperX 

Atualmente, os mouses se classificam como palm (palma da mão inteira no periférico), claw (uso em formato de garra) e fingertip (apenas as pontas dos dedos), com a possibilidade também de se encontrar modelos ergonômicos verticalizados onde a prioridade é a redução da tensão e adaptação às mãos, possibilitando conforto a longo prazo.

Resolução/sensibilidade do mouse

Mouses para games podem atingir altos valores de DPI, ou seja, são capazes de detectar uma quantidade específica de pontos por polegada. Isso permite que os periféricos funcionem com uma maior precisão, garantindo melhores performances em jogos online, edição de imagens e outras funções que exigem mais do PC.

Hoje, esses periféricos contam com um botão físico para ajustar o DPI e configurá-lo para diversos games como MMOs, MOBAs, FPS e outros. É possível encontrar itens que possuem de 400 a até mais de 24.000 DPI, e quanto mais longe essa configuração alcançar, maior o preço de mercado do mouse.

Tipo de conexão

Para conectar no PC ou notebook, os mouses gamer utilizam conexões Bluetooth (sem fio) ou USB (com fio), que dispõem de uma série de vantagens e desvantagens ao serem comparados. Há uns anos, os mouses com fio eram mais confiáveis que os sem fio, principalmente pelas tecnologias Wireless serem ultrapassadas.

(Fonte: Steel Series / Reprodução)(Fonte: Steel Series / Reprodução)Fonte:  Steel Series 

Hoje, o Bluetooth é importante para quem prioriza liberdade de movimento e usabilidade, enquanto o acessório com fio é projetado pensando no consumo de energia e na durabilidade.

Botões extras/configuráveis

Um dos principais destaques dos mouses gamer é a ampla gama de botões, normalmente dispostos nas laterais e com funções programáveis através de software prioritário da marca. Os modelos possuem mais botões que os mouses tradicionais e permitem uma série de personalizações, com a possibilidade de criar perfis em memória.

(Fonte: Corsair / Reprodução)(Fonte: Corsair / Reprodução)Fonte:  Corsair 

Investir em um mouse de acordo com a quantidade de botões pode ser uma escolha vantajosa, já que quanto mais deles vem no mouse, mais significa um alto desempenho e especificações avançadas, além de praticidade e acessibilidade para todos os tipos de games conforme a vontade do usuário.

Tipo de sensor

Como a leitura dos pontos é mais acurada, mouses com sensor laser prometem ser mais precisos do que os com sensor óptico. Porém, mesmo os modelos ópticos entregam características próprias para games e garantem um bom desempenho, principalmente se integrarem modelos voltados para o público exigente.

Nesse aspecto, é importante avaliar a compatibilidade do sensor com certos tipos de superfícies, levando em conta que os a laser são capazes de "rolar" melhor em mais locais do que os ópticos.

Sugestões de mouses gamer

Mouse Gamer Pulsefire Core HyperX

Imagem: Mouse Gamer Pulsefire Core HyperX
Imagem: Tecmundo Recomenda

Mouse Gamer Pulsefire Core HyperX

Com design ergonômico e confortável, conta com 7 botões personalizáveis e iluminação RGB

Mouse com excelente custo-benefício, o modelo Pulsefire Core da HyperX conta com sensor óptico Pixart 3327 e configurações DPI nativas de até 6200 DPI. Ergonômico, o periférico inclui apoios laterais aderentes, sete botões programáveis e teclas de alta qualidade com durabilidade para até 20 milhões de cliques.

Mouse Gamer Logitech G600

10% off
Imagem: Mouse Gamer Logitech G600
Imagem: Tecmundo Recomenda

Mouse Gamer Logitech G600

12 botões personalizáveis para o polegar, design feito para um maior conforto nas mãos, conta com iluminação RGB e até 8.200 DPI.

R$ 356,84

Projetado para jogadores de MMO, o mouse gamer Logitech G600 conta com 20 botões, incluindo doze para o polegar, desenvolvidos ao lado de especialistas do MMO, e um comutador G para alterar as configurações de DPI (até 8.200 DPI). Além de aproximadamente 16,8 milhões de cores RGB, o mouse com fio possibilita a adição de três perfis na memória.

Mouse Gamer Zowie EC2

12% off
Imagem: Mouse Gamer Zowie EC2
Imagem: Tecmundo Recomenda

Mouse Gamer Zowie EC2

Conta com sensor 3360, hertz ajustáveis 125/500/1000 Hz e ajustes de DPI 400/800/1600/3200, por conexão plug and play.

R$ 604,40

O mouse gamer Zowie EC2 é um periférico ergonômico com sensor óptico 3360 para destros que inclui configurações para até 3.200 DPI, garantindo tempos de resposta de 1000 Hz. Feito para todo tipo de pegada média, ele inclui cinco botões para jogos e traz conectividade com fio USB 2.0, sendo um modelo leve e feito para jogatinas confortáveis.

Mouse SteelSeries Rival 650

Imagem: Mouse SteelSeries Rival 650
Imagem: Tecmundo Recomenda

Mouse SteelSeries Rival 650

Mouse gamer profissional que conta com 12.000 DPI, por conexão sem fio (wireless) com carregamento rápido (15 minutos) para até 10 horas de jogos, e com iluminação RGB.

O mouse gamer sem fio SteelSeries Rival 650 promete performance em games sem lags com tempo de resposta de 1 ms, além precisão de rastreamento verdadeira através do sensor óptico TrueMove3. O modelo Bluetooth garante até 12.000 DPI de sensibilidade e traz um novo sistema de ajuste de centro de gravidade do mais leve ao mais pesado.

Mouse Gamer Corsair Scimitar PRO

Imagem: Mouse Gamer Corsair Scimitar PRO
Imagem: Tecmundo Recomenda

Mouse Gamer Corsair Scimitar PRO

O mouse que conta com 17 opções programáveis de botões, o que significa muito mais facilidade e rapidez em resposta na hora dos jogos, sao 16.000 DPI e armazenamento interno com reprodução de macro para levar seus perfis de jogos com você.

Com sensor óptico de precisão de até 16.000 DPI, o bem avaliado mouse da Corsair impulsiona MOBAs e MMOs através do sistema Key Slider de controle de botões de macros, que fornece ajuste de controle de macros para qualquer estilo de jogo. O mouse gamer com doze botões texturizados e de feedback tátil, possibilidade de criação de perfis, estabilidade de conexão USB e quatro zonas de iluminação RGB personalizada.