De onde vem cada personagem de Super Smash Bros?

10 min de leitura
Imagem de: De onde vem cada personagem de Super Smash Bros?
Imagem: Nintendo

Super Smash Bros. é um dos projetos mais ousados da história da Nintendo. Para começar, a companhia reuniu vários de seus mascotes mais fofos em um jogo de luta, lançado para o Nintendo 64 em 1999. Como se não bastasse o crossover entre as "marcas da casa", a gigante japonesa passou a convidar personagens de outras desenvolvedoras para o projeto.

Em Super Smash Bros. Ultimate, Masahiro Sakurai superou todas as expectativas e escalou alguns dos personagens mais amados da história dos videogames para seu campo de batalha. Como resultado, temos um jogo de luta que vendeu mais de 25,7 milhões de cópias. Apenas como comparativo,  Mortal Kombat 11 vendeu 12 milhões.

Não é à toa que o criador da série é considerado um dos mais talentosos designers de games da atualidade. Após o lançamento de dois pacotes de DLC, o catálogo completo do game conta com 82 lutadores diferentes – o anúncio de alguns deles foram tão surpreendentes que "pararam a internet", como Sora (Kingdom Hearts) e Sephiroth (Final Fantasy VII).

Vamos conhecer as franquias que contam com lutadores no mais recente Super Smash Bros.?

Super Mario

Super Mario é a franquia com mais representantes em Super Smash Bros.Super Mario é a franquia com mais representantes em Super Smash Bros.Fonte:  Nintendo 

Não poderia ser diferente: Super Mario é a franquia com mais personagens envolvidos no game desenvolvido por Masahiro Sakurai. Além dos irmãos bigodudos Mario e Luigi, Super Smash Bros. Ultimate convidou para sua arena as princesas Peach, Daisy e Rosalina (e sua ajudante Luma); os vilões Bowser e Bowser Jr. e os coadjuvantes Dr. Mario e Piranha Plant, esse último, foi apresentado como um DLC.

Donkey Kong

DK também faz parte do game de luta da NintendoDK também faz parte do game de luta da NintendoFonte:  Nintendo 

O personagem Donkey Kong esteve presente como lutador em todos os jogos da franquia. Na versão Ultimate, DK está acompanhado de Diddy Kong e do vilão King K.Rool – um dos favoritos dos jogadores no cenário competitivo do game.

The Legend of Zelda

Link em ação em Super Smash Bros. UltimateLink em ação em Super Smash Bros. UltimateFonte:  Nintendo 

A franquia de aventura criada por Shigeru Miyamoto também acompanha Smash Bros. desde seu primeiro jogo, ainda para o Nintendo 64. Na versão do jogo para o Nintendo Switch, temos os protagonistas Link e Zelda em quase todas as variações de seus visuais 3D ao longo dos anos, demonstrando o tanto de cuidado (e até afeto) de Sakurai pelas marcas representadas no game.

O "catálogo" de The Legend of Zelda em Super Smash Bros. Ultimate tem: Link, Sheik, Zelda, Ganondorf e Toon Link.

Metroid

Samus, protagonista da série MetroidSamus, protagonista da série MetroidFonte:  Nintendo 

A franquia de games de ficção científica também está representada no game para o Nintendo Switch. São quatro personagens diferentes no jogo de luta: Samus, Dark Samus, Zero Suit Samus e Ridley.

Yoshi

Yoshi tem seu próprio timeYoshi tem seu próprio timeFonte:  Nintendo 

Curiosamente, a Nintendo lista o dinossauro que ficou famoso nos jogos do Super Mario como um personagem de uma franquia separada. Por isso, o fofo assistente do Mario ganhou até um ícone de "time" diferente.

Kirby

Kirby é um dos personagens mais legais do jogoKirby é um dos personagens mais legais do jogoFonte:  Nintendo 

Outro campeão de simpatia, Kirby é um dos personagens mais versáteis do título, já que pode roubar temporariamente as habilidades de todos os outros lutadores. Vale lembrar que o personagem rosa foi criado pelo próprio Masahiro Sakurai. O catálogo de lutadores da franquia apresenta o já citado Kirby, ao lado de Meta Knight e King Dedede.

StarFox

Fox, de Start Fox em Super Smash Bros. UltimateFox, de Start Fox em Super Smash Bros. UltimateFonte:  Nintendo 

A franquia de jogos de naves espaciais também está bem representada no game de luta com a participação dos personagens Fox, Falco e Wolf.

Pokémon

Pikachu é só um dos Pokémon presentes no jogoPikachu é só um dos Pokémon presentes no jogoFonte:  Nintendo 

Outra franquia com uma super-população em Super Smash Bros. Ultimate é Pokémon. Ao todo, são 8 diferentes lutadores no game. No entanto, um deles, o Pokémon Trainer tem uma variação com os iniciais do primeiro jogo em diferentes estágios de evolução: Squirtle, Ivysaur e Charizard. Além do treinador, o game tem alguns dos personagens favoritos dos fãs: Pikachu, Jigglypuff, Pichu, Mewtwo, Lucario, Greninja e Incineroar.

Earthbound

Cadê Mother 3, Nintendo?Cadê Mother 3, Nintendo?Fonte:  Nintendo 

O RPG que virou uma espécie de "jogo cult" Earthbound (ou Mother, como o jogo é conhecido no Japão) está presente em Super Smash Bros. Ultimate com dois personagens: Ness e Lucas.

F-Zero

Lá vamos nós, Captain Falcon!Lá vamos nós, Captain Falcon!Fonte:  Nintendo 

Faz bastante tempo que os fãs não ouvem falar de um novo lançamento da franquia de corridas F-Zero. Para muitos, o contato mais recente com os jogos da marca está na presença de Captain Falcon no jogo de luta da Nintendo. O que é uma pena.

Ice Climber

Essa dupla de personagens fofos pode causar pesadelos em Smash Bros.Essa dupla de personagens fofos pode causar pesadelos em Smash Bros.Fonte:  Nintendo 

O jogo de plataforma Ice Climber foi lançado ainda para os arcades em 1984. Com a inclusão da dupla de protagonistas no jogo, a Nintendo homenageia uma de suas marcas mais antigas – e atrai a atenção de uma nova audiência para o título.

Fire Emblem

Marth é um dos protagonistas de Fire Emblem disponíveis no jogoMarth é um dos protagonistas de Fire Emblem disponíveis no jogoFonte:  Nintendo 

Ok, alguém pediu um personagem de capa e espada? Se você curte esse estilo de jogabilidade, vai encontrar um personagem de Fire Emblem para chamar de seu em Super Smash Bros. Ultimate. O RPG tático empresta oito de seus lutadores para o game de Masahiro Sakurai. Eles são: Marth, Lucina, Roy Chrom, Robin, Corrin, Ike e Byleth. A pergunta que fica é se precisava de tudo isso...

Game&Watch

Mr. Game&Watch em Super Smash Bros. UltimateMr. Game&Watch em Super Smash Bros. UltimateFonte:  Nintendo 

Outra referência da Nintendo ao seu próprio passado como desenvolvedora de videogames, o Mr. Game & Watch está presente nos jogos desde Super Smash Bros. Melee, para o GameCube.

Kid Ikarus

Pit, de Kid IkarusPit, de Kid IkarusFonte:  Nintendo 

Apesar de não ter criado o personagem, a Project Sora, companhia do diretor de Super Smash Bros. foi responsável pelo lançamento mais recente de Kid Ikarus. Uprising foi desenvolvido para o Nintendo 3DS e teve boas críticas, apesar de sua jogabilidade complicada. Assim, parece natural que Sakurai tenha convidado Pit, Dark Pit e Palutena para o combate.

WarioWare

Wario entrou na pancadaria sem WaluigiWario entrou na pancadaria sem WaluigiFonte:  Nintendo 

O vilão Wario é o único personagem representando WarioWare em Super Smash Bros. Ultimate. E isso deixou muitos fãs insatisfeitos com os desenvolvedores. Afinal, a quem interessa a ausência de Waluigi como lutador?

Metal Gear

Chama no rádio, SnakeChama no rádio, SnakeFonte:  Nintendo 

O lendário espião Snake, de Metal Gear, voltou com sua caixa para Super Smash Bros. Ultimate. O herói da Konami é mais uma das surpresas que Sakurai preparou para o jogo do Nintendo Switch.

Sonic

Mario ou Sonic? A eterna dúvidaMario ou Sonic? A eterna dúvidaFonte:  Nintendo 

Por vários anos, Mario e Sonic duelaram pelos corações dos jogadores. Agora que a luta entre Nintendo e Sega já faz parte do passado, é bem legal ver o ouriço azul mais rápido do planeta trocando sopapos (sem perder a amizade) com o bigodudo da Big N.

Pikmin

Olimar, de PikminOlimar, de PikminFonte:  Nintendo 

Pikmin talvez seja a franquia menos conhecida em meio aos jogos desenvolvidos por Shigeru Miyamoto. Mas, não é por isso que o game ficaria de fora de uma grande celebração das obras da Nintendo. O simpático astronauta Olimar representa muito bem a marca, que recentemente lançou um port para o Switch e um game mobile.

R.O.B.

R.O.B. em Super Smash Bros. UltimateR.O.B. em Super Smash Bros. UltimateFonte:  Nintendo 

O simpático robozinho representa um acessório robô lançado pela Nintendo para o NES, em 1985. O robô era vendido separadamente e teve apenas dois jogos lançados, mas frequenta as arenas de Super Smash Bros. desde a época de Brawl, para o Wii.

Animal Crossing

O Villager trocou a tranquilidade de sua ilha para trocar sopaposO Villager trocou a tranquilidade de sua ilha para trocar sopaposFonte:  Nintendo 

Um dos jogos mais vendidos da história da Nintendo, Animal Crossing marca sua presença no jogo de luta da empresa com Villager e com a simpática assistente Isabelle.

Mega-Man

Ele é puro aço...Ele é puro aço...Fonte:  Nintendo 

O robô da Capcom é outra das participações especiais que fazem todo o sentido em Super Smash Bros. Ultimate. Nada como uma boa dose de nostalgia, não é mesmo?

Wii Fit

Alongamento ou luta?Alongamento ou luta?Fonte:  Nintendo 

Ok, nem todo lutador precisa ser tão famoso ou despertar nostalgia. Levando em conta o sucesso do game Wii Fit, com mais de 22 milhões de cópias vendidas só no Wii, até faz algum sentido ter a Wii Fit Trainer em um Super Smash Bros.

Punch-Out!!

Little Mac tem socos poderosos, mas falha na recuperaçãoLittle Mac tem socos poderosos, mas falha na recuperaçãoFonte:  Nintendo 

O lutador Little Mac foi o representante escolhido para relembrar os jogadores da franquia de games de boxe da Nintendo.

Mii

Os Mii Fighters em açãoOs Mii Fighters em açãoFonte:  Nintendo 

Os Mii Fighters não têm origem em nenhum jogo específico. Na verdade, um Mii é um avatar que você cria quando faz uma conta em algum dos serviços ou consoles da Nintendo. Na entrada mais atual da série, é possível usar três configurações de Mii, com habilidades diferentes. E tem gente que adora jogar com eles, pois eles contam com roupas customizáveis e skins de outras franquias (sim, outras que a gente nem vai mencionar para não deixar esse artigo ainda mais longo) de videogame.

Pac-Man

Pac-Man também está em Super Smash Bros. UltimatePac-Man também está em Super Smash Bros. UltimateFonte:  Nintendo 

O clássico game da Bandai tem seu protagonista entre um dos lutadores do jogo. Uma homenagem mais do que justa a um dos games mais marcantes de todos os tempos.

Xenoblade Chronicles

Shulk e Pyra/Mythra representam Xenoblade Chronicles no game de lutaShulk e Pyra/Mythra representam Xenoblade Chronicles no game de lutaFonte:  Nintendo 

A série de RPGs da Monolith Soft tem Shulk e Pyra/Mithra entre seus personagens jogáveis em Super Smash Bros. Ultimate. Os dois bonecos possuem estilos de jogo bastante complexos, que fazem juz às mecânicas do RPG japonês que conquistou admiradores em todo o mundo.

Duck Hunt

Outro clássico homenageado com lutadores no crossoverOutro clássico homenageado com lutadores no crossoverFonte:  Nintendo 

Outro daquelas games clássicos que pouca gente vai lembrar, Duck Hunt foi lançado para os arcades e para o NES como um jogo que era compatível com o acessório NES Zapper. Na época, a arma de brinquedo era uma das coisas mais maneiras que você podia ter.

Street Fighter

Eu não queria estar no caminho desse golpeEu não queria estar no caminho desse golpeFonte:  Nintendo 

Um dos jogos de luta mais famosos do planeta cedeu dois de seus protagonistas. Ninguém menos do que Ryu e Ken estão dando seus hadoukens para derrotar Mario, Yoshi, Samus e companhia.

Final Fantasy VII

Cloud de Final Fantasy VIICloud de Final Fantasy VIIFonte:  Nintendo 

Dois anúncios que fizeram os seguidores do RPG pirarem: os soldados Cloud e Sephiroth cruzam suas espadas uma vez mais em Super Smash Bros. Ultimate. Não precisa dizer mais nada, né? Obrigado, Square Enix. Obrigado, Sakurai.

Bayonetta

A bruxa está solta!A bruxa está solta!Fonte:  Nintendo 

A bruxa dos jogos de ação da Platinum games também ganhou o direito de duelar com os personagens da Nintendo. A lutadora tem uma série de movimentos idênticos aos golpes de seus jogos, incluindo um efeito de bullet time quando desvia de golpes dos adversários. Uma deusa, uma louca, uma feiticeira, diriam alguns...

Splatoon

Os Inklings de Splatoon atiram tinta e pintam o sete em Smash Bros.Os Inklings de Splatoon atiram tinta e pintam o sete em Smash Bros.Fonte:  Nintendo 

Uma das marcas recentes mais bem sucedidas da Nintendo, o shooter Splatoon conta com um Inkling – personagem que atira tinta no jogo original – como lutador em Super Smash Bros. Ultimate.

Castlevania

Cuidado com esse chicote!Cuidado com esse chicote!Fonte:  Nintendo 

A dupla Simon e Richter é responsável por segurar a tocha. Ou melhor, o chicote, da franquia Castlevania, da Konami, no jogo de luta exclusivo do Nintendo Switch.

Persona 5

Personaaaa!Personaaaa!Fonte:  Nintendo 

"Você nunca veria chegando" uma colaboração entre a Nintendo e a Atlus para trazer Persona 5 para o Nintendo Switch. Apesar do JRPG não ter sido lançado no console híbrido, os jogadores podem curtir a boa e velha porradaria com Joker, o protagonista do game que, por ora, ainda é um exclusivo de PlayStation.

Dragon Quest XI

Mais um herói de RPG no game de luta da NintendoMais um herói de RPG no game de luta da NintendoFonte:  Nintendo 

Mais um personagem para o time dos astros do RPG: Hero é o personagem principal da série japonesa Dragon Quest, da Bandai Namco. Ele foi anunciado no primeiro pacote de DLC que expande a seleção de lutadores do jogo.

Banjo-Kazooie

Fale sobre momentos épicosFale sobre momentos épicosFonte:  Nintendo 

A franquia clássica da Rare teve seu personagem principal anunciado durante uma transmissão da Nintendo na E3 de 2019. E foi um anúncio épico, para dizer o mínimo.

Fatal Fury

Para quem você tira o boné, Terry?Para quem você tira o boné, Terry?Fonte:  Nintendo 

O lutador Terry Bogard de Fatal Fury e The King of Fighters foi a escolha de Sakurai para representar os games de luta da SNK. Uma baita de uma adição para o pacote DLC do jogo.

ARMS

Min Min mostra toda sua elasticidadeMin Min mostra toda sua elasticidadeFonte:  Nintendo 

A franquia de luta mais recente da Nintendo também ganhou um lutador por meio de DLC. Min Min é uma das favoritas entre os jogadores de ARMS e caiu como uma luva em Super Smash Bros. Ultimate.

Minecraft

Inusitado? Sim. Merecido? TambémInusitado? Sim. Merecido? TambémFonte:  Nintendo 

Sem sombra de dúvida, Minecraft é um fenômeno que está longe de acabar. Um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, o produto da Mojang alcançou novas fronteiras ao listar Steve entre os lutadores do maior e mais épico crossover da história dos games.

Tekken

Kazuya foi o penúltimo lutador a ser anunciado no gameKazuya foi o penúltimo lutador a ser anunciado no gameFonte:  Nintendo 

Kazuya é o antagonista da série de jogos de luta Tekken, da Bandai Namco. Observar o lutador ao lado de Ken, Ryu e Terry não deixa de trazer um sorriso para os admiradores do gênero.

Kingdom Hearts

Sora em Super Smash Bros. Ultimate: não teria uma forma melhor de encerrar a lista de lutadoresSora em Super Smash Bros. Ultimate: não teria uma forma melhor de encerrar a lista de lutadoresFonte:  Nintendo 

Para fechar com chave de ouro (ou seria melhor dizer com keyblade de ouro?) os pacotes de DLC de Super Smash Bros. Ultimate, Sakurai derrubou a internet mais uma vez ao anunciar Sora como último lutador a se juntar ao game. O protagonista da série da Square Enix em parceria com a Disney era o mais desejado pelos fãs do jogo de luta e também uma das mais surpreendentes adições ao game.

Conta para gente qual dessas franquias é sua favorita e com qual jogador você se dá melhor no game de luta exclusivo para o Nintendo Switch!

Imagem: Jogo Super Smash Bros. Ultimate, Nintendo Switch
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Super Smash Bros. Ultimate, Nintendo Switch

Em Super Smash Bros Ultimate jogue com seu personagem favorito em uma luta definitiva. Derrote seus rivais em cenário icônicos e combates eletrizantes com capacidade de até 8 jogadores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.