Opera GX e GameMaker anunciam GXC, plataforma para criadores e jogadores

2 min de leitura
Imagem de: Opera GX e GameMaker anunciam GXC, plataforma para criadores e jogadores
Imagem: Opera | Divulgação

O navegador desenvolvido para gamers Opera GX e a GameMaker lançam em conjunto a plataforma GXC, disponível para usuários e criadores experimentarem em Open Beta. A GXC une desenvolvedores interessados em publicar e compartilhar seus jogos, e jogadores que desejam experimentar instantaneamente um catálogo desenvolvido no GameMaker Studio 2. Confira o vídeo de lançamento:

A GXC traz diversas opções de criação, compartilhamento e monetização de games para a comunidade. São mais de 500 jogos gratuitos para os jogadores, que podem ser acessados diretamente no Opera GX. Com o login do Opera, é possível enfrentar amigos, compartilhar desafios e ganhar prêmios semanais.

Já para os criadores, a principal vantagem é compartilhar e alcançar um público amplo, promovendo seu jogo entre usuários entusiastas do mundo todo. Sem contar, é claro, a premiação mensal exclusiva de US$30.000 só para os melhores.

A novidade faz parte da recente mudança da plataforma GameMaker Studio 2 de paga para gratuita, que democratizou a criação de jogos e trouxe mais do que o triplo da quantidade de novos downloads do programa.

“Acreditamos que a criação de jogos é a próxima fase para a economia dos criadores e estamos aqui para agitar o mundo e tornar a criação e a publicação de jogos mais acessível do que nunca. Nosso objetivo é desenvolver a GXC como uma verdadeira alternativa às plataformas de games dominantes”, reiterou Krystian Kolondra, Vice-Presidente Executivo de Browsers e Gaming no Opera.

Com o lançamento da plataforma colaborativa, a ideia é que criadores publiquem seus jogos e alcancem a comunidade que, movida pela inspiração, baixe o GameMaker Studio 2 e se aventure na criação do seu próprio jogo, escolhendo a plataforma do GXC para compartilhar e continuar o ciclo.

“Agora que a plataforma tem os 500 jogos iniciais, temos o prazer de convidar os jogadores a conferir em Open Beta”, acrescentou Kolondra. ‘‘Em breve, começaremos a testar opções de monetização para esses criadores, estabelecendo desta forma um ecossistema com uma moeda virtual e com incentivo de anúncios”.

O Open Beta do GXC já está disponível com todos os jogos podendo ser jogados instantaneamente. Os games vêm sendo adicionados a cada dia e são divididos por categoria e listas criadas pela curadoria do Opera com jogos em alta, populares e com as melhores avaliações. Os criadores também podem utilizar tags para segmentar seus jogos e ajudar os usuários a encontrá-los.

A GXC Open Beta só pode ser acessada no navegador Opera GX por meio do site oficial. Gostou da novidade?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.