10 melhores adaptações de personagens do Universo DC para os games

6 min de leitura
Imagem de: 10 melhores adaptações de personagens do Universo DC para os games
Imagem: Steam

Fazer uma lista dos melhores jogos do universo da DC Comics é uma tarefa ingrata se você não gosta do Batman, porque, assim como no cinema, o personagem costuma ser a primeira escolha da editora nesse tipo de aposta. Ao longo dos anos, o alter ego de Bruce Wayne teve adaptações para praticamente todas as gerações de video games. E algumas são absolutamente incríveis.

Infelizmente, a DC Comics nunca teve muita sorte quando se aventurou a licenciar outros heróis para o mundo dos video games e, salvo algumas exceções, do cinema. O fiasco com Superman 64 foi tão grande que o game virou uma lenda na indústria do entretenimento eletrônico. Por outro lado, a marca teve muito sucesso em alguns lançamentos despretensiosos e com franquias que pouca gente conhecia.

Entra no bat-móvel e vem para uma viagem pelas melhores adaptações do universo da DC Comics para jogos.

Batman Arkham City

Batman Arkham City é uma das melhores adaptações do personagem para os gamesBatman Arkham City é uma das melhores adaptações do personagem para os games.Fonte:  Steam 

Lançado em 2011, Batman Arkham City é o título mais aclamado da série desenvolvida pela Rocksteady Studios. Com roteiros de Paul Dini — um veterano dos quadrinhos do Cavaleiro das Trevas —, o game é um verdadeiro mergulho na mitologia do personagem. Além da chance de conhecer mais de perto a Gotham em um cenário de mundo aberto, Batman Arkham City se destaca pelo estilo de combate, com uma extensa galeria de vilões e desafios a cumprir. E, ainda, por aproveitar como poucos a riqueza de possibilidades de jogabilidade quando se trabalha com um herói que é o maior detetive do mundo e um dos homens mais ricos dos quadrinhos.

Além das porções de jogo com a Mulher Gato, o game inseriu (via DLC) aventuras que podem ser completadas com os parceiros do homem-morcego: Robin e Asa Noturna — e com a anti-heroína Arlequina. Com toda certeza, é uma das melhores adaptações dos quadrinhos para o mundo dos jogos.

Injustice: Gods Among Us

Injustice: Gods Among UsInjustice: Gods Among Us.Fonte:  Steam 

Os roteiristas de quadrinhos nunca deixaram passar uma boa desculpa para colocar dois heróis famosos para trocar sopapos. Injustice pode até ser encarado dessa maneira, mas a verdade é que o jogo de luta vai muito além. Com uma história que se passa em uma versão paralela do Universo DC, Injustice tem um Superman que se transforma em tirano e um Batman liderando uma coalizão de resistência. Além de poder jogar com membros da Liga da Justiça e com vilões que não têm jogos próprios, o game tem uma jogatina caprichada, típica dos trabalhos da NetherRealm Studios. Para quem curte quadrinhos e games de luta, a satisfação é garantida.

Justice League Heroes

Seria um verdadeiro crime não escolher um jogo da Liga da Justiça para uma lista que envolvesse o universo da DC. Por outro lado, é preciso reconhecer que o jogo tem uma avaliação melhor entre os fãs do que por parte dos críticos. Em Justice League Heroes, o player controla até dois membros do grupo de heróis mais famoso da DC em níveis desenhados em perspectiva isométrica.
Fonte:  Imdb 

The Death and Return of Superman

Baseado em um dos arcos mais marcantes da história do Superman, The Death and Return of Superman é um beat'em up bastante honesto. Dá para dizer sem muito medo de errar que é um dos melhores games do Homem de Aço já desenvolvidos, até porque a concorrência não é lá tão grande. Vale a pena experimentar essa aventura na qual se joga com cinco personagens ao longo da campanha.

The Wolf Among Us

O universo da DC Comics não se restringe ao mundo dos heróis encapuzados. The Wolf Among Us é baseado nos quadrinhos da série Fables, do selo Vertigo. O game foi desenvolvido pela Telltale Games e conta as dificuldades dos personagens de contos de fada vivendo em um mundo real. Lançado em formato de episódios e com ênfase em narrativa, The Wolf Among Us é uma ótima forma de revistar as lendas da infância. Mas fica o aviso: o conteúdo do jogo é claramente direcionado para adultos. Espere crimes, luzes neon e um mistério bem complicado para resolver. Ah, no fim, você com certeza se lembrará disso.

DC Universe Online

Quem não gostaria de uma chance de lutar contra o crime ao lado dos heróis icônicos da DC? Basicamente, essa é a premissa de DC Universe Online, um MMO gratuito no qual os jogadores criam o próprio herói ou vilão e participam de missões ao lado dos personagens da marca. As novas temporadas têm itens cosméticos, arcos narrativos e diferentes desafios para serem resolvidos. Apesar de ter sido lançado em janeiro de 2011, o game segue firme e forte. Em setembro do ano passado, DC Universe Online tinha cerca de 419 mil jogadores ativos mensalmente. Nada mal para um jogo lançado há mais de 10 anos, não é mesmo?

LEGO Batman 2: DC Super Heroes

Transformar personagens amados em lançamentos que vendem milhões de cópias é uma fórmula que a companhia dinamarquesa LEGO conhece bem. A segunda adaptação do personagem para o formato cheio de blocos e piadas engraçadinhas é altamente divertida e entretém jogadores de todas as idades. O game aproveita bem a ideia de explorar e coletar o máximo de itens enquanto avança por uma história despretensiosa, mas que vai além de Gotham City e envolve boa parte do universo DC, a começar pelo Superman e pela Liga da Justiça. Uma ótima chance de ver nomes famosos dos quadrinhos em versões de brinquedo.

Mortal Kombat vs. DC Universe

É preciso ser honesto: Mortal Kombat vs. DC Universe não é lá o jogo com a melhor história do mundo. E, de fato, não é nem o melhor título de luta envolvendo os personagens da DC Comics. Além de tudo, o game soa como uma resposta meio tardia aos crossovers envolvendo os heróis da Marvel. Mas está nesta lista porque é a única oportunidade de colocar os personagens da franquia de luta (Scorpion, Raiden, Sub-Zero e por aí vai) para detonar heróis e vilões como Flash, Mulher-Maravilha, Lex Luthor, Coringa e Superman. Vale dizer também que esse foi o último título lançado pela Midway Games antes de ela ser comprada pela Warner Bros. Interactive Entertainment e se tornar a NetherRealm Studios, responsável pelos games das séries Mortal Kombat e Injustice.

Scribblenauts Unmasked: A DC Comics Adventure

A série Scribblenauts apresenta diversos quebra-cabeças que precisam ser resolvidos com a ajuda de palavras e objetos. Em Unmasked, o jogador precisa unir os talentos linguísticos com o conhecimento do universo e dos personagens da DC Comics. Vale a pena procurar mais sobre a franquia e sobre esse título em específico se você é fã de palavras cruzadas e jogos de lógica. Além de ser uma boa forma de treinar o inglês, o game tem uma proposta bastante original: salvar o dia com as palavras ideais para cada desafio.

Batman: The Telltale Series

Com o sucesso de The Wolf Among Us e The Walking Dead, a Telltale Games ganhou a chance de levar seu formato de aventura narrativa para o mundo do Batman. E executou bem essa tarefa. Apesar de ter tido alguns problemas técnicos no lançamento, o game tem sequências de ação, roteiro e algumas reviravoltas dignas do personagem. Na série desenvolvida pela Telltale, há uma abordagem interessante da mente do herói sendo revelada: a eterna disputa entre Bruce Wayne e Batman. O game é dividido em episódios e é uma ótima indicação para quem curte o personagem, mas não quer se comprometer com jogatinas longas ou muito desafiadoras.


Sentiu falta de algum jogo? Se você se lembra de algum game envolvendo os heróis da DC que não foi citado aqui, comente e compartilhe sua história com a gente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.