menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Ex-devs de WoW criam estúdio só de homens (e uma cachorrinha mulher)

Estúdio afirma que estrutura hierárquica mais simples visa evitar problemas de assédio entre superiores e subordinados

Avatar do(a) autor(a): Rodrigo Estevam Barbosa

schedule28/10/2021, às 13:00

Ex-devs de WoW criam estúdio só de homens (e uma cachorrinha mulher)Fonte:  Notorious Studios/Reprodução 

Imagem de Ex-devs de WoW criam estúdio só de homens (e uma cachorrinha mulher) no tecmundo

Fundado por ex-funcionários da Blizzard, o Notorious Studios aparentemente tem um time formado somente por homens. A informação foi divulgada pelo Kotaku, que aponta ainda que a única mulher do time seria uma cadelinha chamada Ellie.

De acordo com o site, a página do estúdio mostra que a equipe é composta por somente nove desenvolvedores e dois conselheiros, todos homens, além da cachorrinha Ellie, que ocuparia o cargo fictício de "Chefe de Moral de Ofício".

smart_display

Nossos vídeos em destaque

O estúdio, que é formado por profissionais que trabalharam em World of Warcraft, chamou a atenção do site após conceder entrevista para o VentureBeat. Quando perguntado sobre se as alegações contra a Blizzard — mais especificamente contra o time de WoW — influenciam o Notorious, Chris Kaleiki afirmou que sua nova equipe foi sim impactada.

Cadelinha Ellie é listada como parte da equipe no site do estúdioCadelinha Ellie é listada como parte da equipe no site do estúdio

Kaleiki é cofundador do novo estúdio e afirmou na entrevista que "o que é importante é começar uma cultura sem tolerância a assédio e coisas do tipo, e também ser transparente e aberto". Ele seguiu explicando que a estrutura de hierarquia mais achatada de sua empresa foi criada para evitar problemas entre superiores e subordinados.

"Queremos ter uma estrutura mais achatada na qual não há uma hierarquia rígida", disse Kaleiki. "Assédio geralmente vem de relações entre subordinados e superiores. Esperamos que a estrutura achatada resolva alguns desses problemas", afirmou o executivo ao VentureBeat.

Ainda assim, seu novo time aparentemente tem zero mulheres em sua composição. De acordo com um relatório de 2017, mesmo a Blizzard, acusada de discriminação de gênero, tinha 21% de sua equipe formada por pessoas do sexo feminino. Como aponta o Kotaku, é um tanto difícil haver discriminação de gênero em um ambiente preenchido somente por homens.

Como o estúdio foi criado recentemente e está em fase de contratação, é possível que profissionais do sexo feminino entrem para a equipe em breve.

star

Continue por aqui