Modo Jogo em smart TVs: como funciona e modelos para investir

3 min de leitura
Imagem de: Modo Jogo em smart TVs: como funciona e modelos para investir
Imagem: LG / Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Enquanto muitas pessoas investem em smart TVs para assistir filmes e séries ou navegar por dezenas de aplicativos disponíveis, outras buscam adquirir um modelo que melhore sua experiência de jogos, possuindo entradas HDMI mais recentes, resolução 4K ou superior, taxa de quadros a partir de 60 Hz e outras especificações relevantes. Além disso, muitos consumidores buscam equipamentos com Modo Jogo dedicado e capaz de converter automaticamente as imagens para gerar a melhor experiência possível.

O que é o Modo Jogo e como ele funciona?

Atualmente, as smart TVs contam com uma série de recursos tecnológicos responsáveis por aprimorar a experiência de visualização como um todo, seja em relação aos aspectos de imagens ou de áudio. Entre essas funções, uma das que mais se destaca, especialmente para o público gamer, é o Modo Jogo, que permite a melhoria da qualidade gráfica e no tempo de resposta para visualizar jogos na televisão.

Com o apertar de um botão, o Modo Game passa a operar em primeiro plano, alterando configurações de contraste, brilho, saturação e outros aspectos de forma automática e eliminando elementos como processamento de cores, redução de ruídos e escalonamento de imagens. Dessa forma, a função consegue evitar bugs, travamentos e outros problemas causados pelo alto poder de processamento de alguns títulos mais pesados.

(Fonte: Shutterstock / Reprodução)(Fonte: Shutterstock / Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Quanto mais poderoso for o processador da smart TV, melhor a experiência em todos tipos de games, mesmo que tenham mais elementos na tela, maior movimentação e ação ou espelhamento de partículas. Por isso a importância, para o público gamer, de investir em modelos de televisão dedicados para a jogatina e que se destaquem pelos recursos de aprimoramento visual.

Confira abaixo algumas sugestões de TVs para games que chamam a atenção por entregar um Modo Jogo com boa performance.

Sugestões de smart TVs com Modo Jogo

Smart TV LED 50" Semp 4K HDR 50SK8300

Imagem: Smart TV LED 50" Semp HDR 50SK8300 4K
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV LED 50" Semp HDR 50SK8300 4K

Fácil de navegar e com suporte a milhares de aplicativos, você pode utilizar o sistema operacional Android e desfrutar de todo o seu conteúdo. Sua conexão sem fios possibilita que dispositivos se interliguem de maneira rápida e descomplicada, bastando que um esteja próximo do outro.

Equipada com inteligência artificial e sistema operacional Android TV, a Semp SK8300 60 Hz é o modelo mais em conta para games e possui controle por comando de voz (Google Assistant), Bluetooth e Chromecast nativo. Além de incluir os principais aplicativos de mídia e streaming, a smart TV surge com uma imersiva resolução em 4K, que aliada à tecnologia HDR, ao Modo Jogo e a 3 entradas HDMI define a experiência ideal para consoles de última geração.

Smart TV 4K LED 55" Philips 55PUG6654/78

Imagem: Smart TV 4K LED 55" Philips 55PUG6654/78
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV 4K LED 55" Philips 55PUG6654/78

Com as tecnologias HDR 10+ e Dolby Vision, você explora todos os detalhes em uma qualidade de imagem extremamente nítida. A tradição em qualidade de som Philips em outro patamar com Dolby Atmos que oferece a melhor equalização.

Modelo com boas configurações para jogos, a smart TV Philips entrega especificações avançadas para quem deseja o melhor desempenho. Isso porque ela conta com HDR10+, Dolby Vision e Dolby Atmos para imagens e sons cinematográficos, sistema operacional Linux SAPHI e Pixel Precise Ultra HD com Micro Dimming para aprimoramento visual. Além disso, ela contém conectividades Wi-Fi e Bluetooth e 3 entradas HDMI, sendo ideal para incluir vários equipamentos.

Smart TV QLED 55" Samsung 4K HDR QN55Q70AAGXZD

Imagem: Smart TV QLED 55" Samsung 4K HDR QN55Q70AAGXZD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV QLED 55" Samsung 4K HDR QN55Q70AAGXZD

Perceba toda a ação fluída, nítida e sem rastro, mesmo em cenas de rápido deslocamento com o painel 120Hz. A experiência do som 3D permitirá que você fique totalmente imerso no áudio dos seus filmes e séries, como se estivesse no meio da ação.

A smart TV QLED Samsung é um dos melhores custos-benefícios da categoria e traz uma ótima avaliação entre consumidores. Em um modelo slim com tela sem limites, é possível aproveitar recursos como comandos de voz (Alexa e Google Assistant), resolução 4K com pontos quânticos, painel 120 Hz nativo e o poderoso processador Quantum 4K com inteligência artificial.

Seu maior destaque fica por conta do Modo Game, que inclui as tecnologias Motion Xcelerator Turbo+ e FreeSync Premium Pro, garantindo estabilidade de quadros, respostas rápidas no HDMI 2.1 e som 3D que acompanha a ação.

Smart TV QLED 55" Samsung 4K HDR QN55Q80AAGXZD

Imagem: Smart TV QLED 55" Samsung 4K HDR QN55Q80AAGXZD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV QLED 55" Samsung 4K HDR QN55Q80AAGXZD

Tenha a melhor visualização do seu game com opções de formato de tela de 21:9 ou 32:9, além de um menu intuitivo pra você consultar o input lag, FPS, HDR e outras informações importantes com rapidez e realizar ajustes que fazem a diferença na partida.

Focada em entregar um desempenho premium para jogadores, a smart TV Samsung conta com um poderoso Modo Game que inclui Motion Xcelerator Turbo+ para ultraperformance, FreeSync Premium Pro para respostas rápidas, Tela Ultra-Wide com menu de jogo e visual livre de cabos.

Com 4 entradas HDMI e 3 USB, o avançado equipamento de 55" também traz resolução 4K com pontos quânticos, múltiplos assistentes de voz, painel 120 Hz nativo e processador Quantum 4K, com possibilidade de integração com casa inteligente e sincronização com outros equipamentos de som.

Smart TV OLED 65" LG ThinQ AI 4K HDR OLED65CXPSA

Imagem: Smart TV OLED 65" LG ThinQ AI 4K HDR OLED65CXPSA
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV OLED 65" LG ThinQ AI 4K HDR OLED65CXPSA

O painel OLED é extremamente fino por não necessitar de iluminação traseira. Tenha o controle total pelos comandos de voz disponíveis em assistentes virtuais.

A smart TV LG é um equipamento bem avaliado que traz o melhor da inteligência artificial ThinQ, sistema operacional da marca. O modelo apresenta mais de 8 milhões de pixels que se autoiluminam para criar cores mais profundas, que se unem ao Processador AI a9 3ª Geração 4K gerando uma experiência envolvente.

A TV também conta com assistentes de voz Alexa, Siri e Google, integração com casa inteligente, Modo Jogo compatível com G-Sync NVIDIA, altas taxas de quadros que atendem às especificações HDMI 2.1, tempo de resposta rápido e HDR aprimorado.