Monitor Gamer: saiba que é FreeSync e em quais modelos investir

3 min de leitura
Imagem de: Monitor Gamer: saiba que é FreeSync e em quais modelos investir
Imagem: Pixabay
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Assim como as configurações que melhoram o desempenho dos computadores gamers, os monitores também foram otimizados com o passar do tempo. As melhorias nos monitores proporcionam experiências mais imersivas, otimizando quadros, cores e iluminação, principalmente para jogos intensos, rápidos e com altas exigências gráficas. A tecnologia AMD FreeSync é um desses recursos, mas você sabe o que é e como funciona essa otimização?

Entenda o que é FreeSync

FreeSync é um recurso que tem como objetivo a redução de cortes e repetições de imagens que ocorrem por conta da diferença entre os quadros gráficos e a taxa de atualização do monitor. Dessa forma, um monitor gamer com FreeSync mostra imagens com movimentos mais fluidos e lisos, até mesmo em jogos que requerem configurações visuais mais altas.

Assim, com mais estabilidade de imagem e funções que fazem a experiência gamer mais imersiva, os monitores tornaram-se um elemento muito importante na composição de um PC gamer. Estes equipamentos, tradicionalmente, possuem uma taxa de quadros máxima fixa, variando entre 60 Hz e 240 Hz, indicando o número de quadros por segundo exibidos.

No entanto, quando a placa de vídeo do computador não consegue entregar esses frames de forma constante, que precisa ser na mesma frequência do monitor, surge essa perda de quadros e o início de pequenos travamentos na imagem. É onde entra o AMD FreeSync, diminuindo essa diferença da frequência da placa de vídeo e do monitor, fazendo com que a taxa de quadros não seja fixa e estática.

(Fonte: LG/Divulgação)(Fonte: LG/Divulgação)Fonte:  LG 

Portanto, o FreeSync é um recurso atual presente em monitor gamer e que, em questão de experiência imersiva e desempenho, faz uma diferença muito notável aos usuários. Com isso, fizemos uma lista com informações sobre alguns modelos de monitor gamer que possuem essa tecnologia para te ajudar a decidir qual monitor gamer comprar. Leve em consideração quais jogos você vai jogar, qual tamanho pode ser ideal para você e quais entradas esses monitores possuem.

Sugestões de Monitores Gamers com FreeSync

Monitor Gamer LED IPS 23,8 " LG 24ML600M, Full HD

Imagem: Monitor Gamer LED IPS 23,8 " LG 24ML600M, Full HD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Monitor Gamer LED IPS 23,8 " LG 24ML600M, Full HD

Monitor com tela LED IPS, 75 Hz e conta com FreeSync, entradas HDMI e VGA para maior variedade de uso.

Esse monitor gamer da LG tem tela Full HD de 23.8 polegadas e tempo de resposta de 1ms. Além da tecnologia IPS que otimiza a reprodução das cores e do ângulo de visão, o monitor proporciona imagens com cores vivas em alta resolução,. A função OnScreen Control permite alterar as configurações do monitor e customizar a tela em até 14 modos.  Entre os modelos que também possuem FreeSync, esse monitor gamer tem um ótimo custo-benefício.

Monitor Gamer LED 23,6" Acer KG241Q, Full HD

7% off
Imagem: Monitor Gamer LED 23,6 " Acer KG241Q, Full HD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Monitor Gamer LED 23,6 " Acer KG241Q, Full HD

Monitor gamer LED, 165 Hz, Full HD. Conta com FreeSync, HDMI (1.4) e DisplayPort (1.2).

R$ 1.579,29

Com tela LED de 23,6 polegadas, esse monitor gamer da Acer tem tempo de resposta de 1ms e frequência 144Hz, com ótimo desempenho em jogos de imagens rápidas e variadas. O AMD FreeSync faz a função que torna a experiência ainda mais imersiva visualmente. Esse monitor gamer conta com 2 entradas HDMI e 1 entrada DisplayPort.

Monitor Gamer LED 23,8 " Asus VG249Q Full HD

Imagem: Monitor Gamer LED 23,8 " Asus VG249Q Full HD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Monitor Gamer LED 23,8 " Asus VG249Q Full HD

Monitor 144Hz gaming IPS Full HD de 23,8 polegadas (1920x1080), projetada para jogadores profissionais e jogabilidade rápida.

Entre os modelos de monitor com FreeSync, a Asus tem um dos mais bem avaliado pelos consumidores. Esse modelo tem tela LED de 23,8 polegadas Full HD e antirreflexo, com frequência 144Hz e tempo de resposta de 1ms. O desempenho desse monitor gamer Asus é projetado para quem gosta de jogar e ter uma experiência intensa. Ele traz algumas tecnologias que proporcionam melhorias para jogos, como o Shadow Boost, que clareia sombras, o Low Blue Light, que reduz a luz azul prejudicial emitida pelo monitor, e o Game Visual e Game Plus, que ajudam a tela a aproveitar o máximo de cada jogo.

Monitor Gamer VA 24 " Samsung Odyssey LC24RG50FQLMZD Full HD

13% off
Imagem: Monitor Gamer VA 24 " Samsung Odyssey LC24RG50FQLMZD Full HD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Monitor Gamer VA 24 " Samsung Odyssey LC24RG50FQLMZD Full HD

Ações suaves e claras a todo momento. A taxa de atualização de até 144Hz coloca você à frente, mesmo nos jogos mais difíceis. O monitor curvo da Samsung possui FreeSync e Eye Saver que minimiza a luz azul o suficiente para manter os olhos relaxados.

R$ 1.499,99

Esse é um monitor gamer com Freesync da Samsung que possui tela curva para imersão completa e diminuição do cansaço visual. Com tela VA Full HD de 24 polegadas e taxa de atualização de 144Hz, o monitor Samsung Odyssey proporciona cores vivas, bom contraste e um visual imersivo. O tempo de resposta desse monitor gamer, por sua vez, é de 4ms, mas não diminui a imersão proporcionada pelas outras funcionalidades.

Monitor Gamer TN 27 " LG 27GK750F Full HD

Imagem: Monitor Gamer TN 27 " LG 27GK750F Full HD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Monitor Gamer TN 27 " LG 27GK750F Full HD

A performance desejável com a taxa de frequência de 240Hz, que permite ter ações antes que seus rivais. Oficialmente compatível com G-SYNC, eliminando cortes e minimizando as repetições de imagem para uma experiência mais fluida nos seus jogos.

Um monitor gamer da LG ideal para jogos de ações rápidas, velocidade e intensidade que se configura como um dos principais modelos do mercado. Este modelo tem tela de 27 polegadas, com 240Hz de frequência e taxa de resposta de 1ms. Sendo compatível com G-Sync, esse monitor gamer minimiza as repetições de imagem e proporciona uma experiência ainda mais lisa e fluida. Outras funcionalidades como a Dynamic Action Sync, que diminui o atraso da imagem, e o Black Stabilizer se unem à ótima ficha técnica do produto para colocá-lo entre os melhores modelos de monitor gamer com FreeSync.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.