Steam: Valve decide banir jogos de blockchain e NFT

2 min de leitura
Imagem de: Steam: Valve decide banir jogos de blockchain e NFT
Imagem: T. Schneider/Shutterstock

A comunidade de jogadores percebeu nos últimos dias que a Valve atualizou sua tabela de onboarding da Steam, que contém uma lista de regras para a integração de jogos e serviços na plataforma. E uma das alterações mais importantes é que a partir de agora a loja virtual não permitirá mais jogos com elementos de blockchain que permitam transações de NFT (tokens não fungíveis, em tradução livre) ou criptomoedas.

A informação está na seção “Regras e Diretrizes”. A nova norma está presente na subseção “O que você não deve publicar na Steam”, logo na última linha. “Aplicativos construídos na tecnologia blockchain que emitem ou permitem a troca de criptomoedas ou NFTs”, foi dito expressamente.

O assunto começou a ser discutido principalmente após a conta oficial do jogo Age of Rust no Twitter publicar sobre o tema. O game do estilo FPS permite que jogadores possam coletar prêmios em NFT ao completar puzzles seria lançado no ano que vem na loja.

“Há alguns minutos, fomos notificados de que a Steam está chutando todos os jogos de blockchain para fora da plataforma, incluindo Age of Rust, porque os NFTs têm valor. Nos bastidores, sempre tivemos uma boa comunicação e fomos francos com a Steam”, foi publicado na conta oficial do título ontem (14).

Nos tweets adiantes, a desenvolvedora SpacePirate Games disse estar desapontada pela ação da Valve, já que todos os projetos desenvolvidos com blockchain serão removidos. De acordo com a publicação, a Valve enxerga que os NFTs e criptomoedas têm valor no mundo real e que por isso não poderiam circular dentro dos games da plataforma.

“Embora nós respeitemos a escolha deles, acreditamos fundamentalmente que os NFTs e os jogos de blockchain são o futuro”, argumentou a desenvolvedora.

Motivos da decisão

O assunto pegou muita gente de surpresa, já que ,apesar de ser um assunto em alta por causa do bitcoin, muita gente não sabia que também existem jogos desenvolvidos em blockchain ou que permitem a troca de criptomoedas.

Além do citado Age of Rust, a decisão afetará títulos como Mist, um jogo de MMORPG de mundo aberto que também seria lançado na Steam em breve. Um dos diferenciais dele seria a permissão para coleta de NFT.

Dentre os jogos já disponíveis, o destaque fica por conta de Axie Infinity, que foi lançado em 2018 e utiliza criptomoedas baseadas em Ethereum. Nas mecânicas, os jogadores podem ganhar e trocar os ativos virtuais. Por não estar hospedado na Steam, Axie Infinity não será afetado.

Axie Infinity Axie Infinity se parece com Pokémon, já que é possível caçar e treinar monstrinhos.

Apesar da atualização da política da Steam, a Valve não deu mais explicações nem realizou comentários sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.