Dragon Quest: polêmico compositor dos games morre aos 90 anos

1 min de leitura
Imagem de: Dragon Quest: polêmico compositor dos games morre aos 90 anos
Imagem: Square Enix

O compositor das trilhas de todos os games da série Dragon Quest, Koichi Sugiyama, faleceu no Japão aos 90 anos de idade. Ele criou as músicas de todos os 11 jogos da série principal trabalhando sozinho, e a trilha do próximo game – ainda não lançado – será de sua autoria. Sugiyama não será lembrado apenas pelo seu talento, mas também pelas suas controvérsias.

Koichi Sugiyama conduzindo uma orquestraKoichi Sugiyama conduzindo uma orquestraFonte:  KultureGeek 

A Square Enix estima que o compositor já criou um total de pelo menos 500 faixas de músicas para a série de jogos em sua prolífica carreira. Dragon Quest XII, ainda sem uma data de lançamento divulgada, vai marcar a estreia de seus últimos trabalhos.

E é nas músicas do jogo que entra uma das polêmicas do compositor, porque Sugiyama é o motivo de Dragon Quest XI ter sido originalmente lançado apenas com a trilha no formato MIDI. A visão dele é que jogadores interessados em ouvir as versões originais orquestradas deveriam comprar os CDs pra isso.

Mas algumas das maiores controvérsias envolvendo Sugiyama, infelizmente, aconteciam fora do mundo dos games. O compositor tinha uma posição ultranacionalista e por anos se envolveu com grupos negacionistas da história no Japão. É conhecido seu apoio ao "Comitê para Fatos Históricos", um grupo de pessoas que tenta negar práticas desumanas - e reconhecidamente documentadas - de soldados japoneses durante as Guerra Sino-Japonesa (1894 - 1895) e Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.