Xbox: update facilita encontrar jogos com recursos de acessibilidade

2 min de leitura
Imagem de: Xbox: update facilita encontrar jogos com recursos de acessibilidade
Imagem: Xbox/Divulgação

A Microsoft anunciou na última sexta-feira (1) que novas etiquetas de recursos de acessibilidade serão disponibilizadas em sua loja e nos apps do Xbox. A intenção é a de que jogadores com necessidades especiais encontrem títulos que possam jogar com mais facilidade.

O anúncio foi feito durante o Accessibility Showcase, uma transmissão da empresa sobre as novidades voltadas a permitir que o máximo de pessoas consigam aproveitar seus games favoritos, com ferramentas e opções voltadas para os gamers com deficiências físicas.

Com a adição das novas etiquetas, jogadores não mais precisarão pesquisar com por conta própria por títulos com contem com os recursos necessários. A tarefa será muito mais fácil, com os itens agrupados em destaques nos aplicativos e na loja dos consoles.

"Sabemos que para atingir nossos objetivos de tornar os games um lugar em que todos podem se divertir, precisamos continuar a inovar e trazer novos recursos de acessibilidade para nossa plataforma e nossos jogos", disse a Microsoft em nota divulgada no Xbox Wire.

"Acima de tudo, acreditamos que todos devem ser capazes de experimentar as alegrias, a conexão, a criatividade e a diversão dos games, e é nosso trabalho fazer com que isso aconteça", continuou a empresa.

As etiquetas já estão disponíveis para membros da Xbox Accessibility Insiders League (XAIL), um grupo de usuários que recebem atualizações voltadas para o público com necessidades especiais antecipadamente. A novidade deve ser liberada para todos os jogadores em breve.

Destaque vai agrupar games com recursos voltados para jogadores com necessidades especiaisDestaque vai agrupar games com recursos voltados para jogadores com necessidades especiaisFonte:  Xbox/Divulgação 

Segundo o comunicado, ao todo as etiquetas incluem "uma lista de 20 recursos de acessibilidade com base em extensas pesquisas de usuários e discussões com nossa comunidade de jogadores com deficiência, como menus de jogos narrados, opções de legenda, remapeamento de input, suporte completo para teclado e jogabilidade com uma única alavanca analógica."

De acordo com a publicação, as seguintes opções também chegarão em breve aos consoles da empresa:

  • Configuração Rápida: jogadores poderão ligar ou desligar seus recursos e configurações especiais de maneira simplificada;
  • Filtros de cor: opções de personalização de cores no Xbox Series X|S visando melhorar a experiência de usuários daltônicos ou com deficiência visual;
  • Modo Noturno: será possível ajustar o brilho da tela e do botão liga/desliga do controle e do console. Além disso, um novo filtro de luz azul personalizável também será disponibilizado no Series X|S;
  • Globalização de configurações de chat fala-para-texto/texto-para-fala: novas definições de preferências para bate-papo.

A Microsoft ainda planeja adicionar mais etiquetas no futuro, mas promete não exagerar na quantidade para evitar que o menu fique muito confuso. Segundo a empresa, as etiquetas de recursos para jogadores com necessidades especiais também estarão disponíveis no site e no app Xbox no PC e nos aplicativos do Game Pass.

Imagem: Assine o Xbox Game Pass
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Xbox Game Pass

O serviço de assinatura da Microsoft dedicado ao Xbox e também para PC oferece jogos exclusivos, lançamentos, Xbox Live Gold, EA Play e muito mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.