Xbox Series X e S: usuário encontra forma de utilizar SSD NVMe; confira!

1 min de leitura
Imagem de: Xbox Series X e S: usuário encontra forma de utilizar SSD NVMe; confira!
Imagem: Huashan Lunjian/Reprodução
Avatar do autor

Parece haver mais de uma maneira de expandir o armazenamento dos consoles Xbox Series X|S. De acordo com o site VGC, um usuário do site chinês BiliBili descobriu como usar um SSD para consumidores nos consoles mais recentes da Microsoft.

Para isso, ele usou um SSD NVMe compatível com a tecnologia PCIe Gen 4. Bastou para isso conectar a peça no console usando um conversor NVMe para CFexpress.

Esse é o formato usado pela expansão de armazenamento proprietária da Seagate para Xbox Series X|S, a única suportada oficialmente até o momento.

Usando o adaptador, bastou conectar o SSD no slot reservado para o cartão de memória (Fonte: Huashan Lunjian/Reprodução)Usando o adaptador, bastou conectar o SSD no slot reservado para o cartão de memória (Fonte: Huashan Lunjian/Reprodução)Fonte:  Huashan Lunjian/Reprodução 

SSD Utilizado é o mesmo já presente no Xbox Series X|S

Só que, para ser totalmente seguro, o membro do BiliBili usou o SSD Western Digital SN523 M.2 2230. Esse é o mesmo modelo usado como armazenamento interno pela Microsoft nos consoles Xbox Series X|S.

Com isso, foi possível evitar qualquer possível problema de compatibilidade com outros SSDs. Até o momento, não há nenhum teste com modelos diferentes — então não dá para saber se o processo funcionaria com outras opções de armazenamento.

Outra questão que fica indefinida desse experimento é se ele é sustentável a longo prazo. Isso porque o SSD utilizado não possui dissipador de calor integrado.

Ao usar o mesmo modelo do Xbox Series X|S, foi possível evitar problemas de compatibilidade (Fonte: Huashan Lunjian/Reprodução)Ao usar o mesmo modelo do Xbox Series X|S, foi possível evitar problemas de compatibilidade (Fonte: Huashan Lunjian/Reprodução)Fonte:  Huashan Lunjian/Reprodução 

Expansão de armazenamento proprietária para Xbox Series X|S está custando R$ 2.299

A opção de usar um SSD M.2 no console é algo que atrai jogadores com orçamento mais limitado e maior conhecimento técnico. Isso porque a expansão de armazenamento proprietária da Seagate está custando R$ 2.299, quase o preço do Xbox Series S.

No caso do PlayStation 5, uma atualização beta de sistema permitiu que os jogadores instalem qualquer SSD M.2, desde que ele tenha desempenho suficiente para rodar os jogos do console.