PS4: console ganha emulador funcional após 8 anos

1 min de leitura
Imagem de: PS4: console ganha emulador funcional após 8 anos
Imagem: Imagem: Spine/Reprodução
Avatar do autor

Mesmo 8 anos depois do lançamento do PS4 e já com o console seguinte rodando por aí, nunca existiu um emulador dele. Não um emulador que realmente funcionasse, pelo menos. Mas agora, em 2021, ele surgiu!

O projeto Spine é o primeiro (e, até agora, único) emulador de PS4 e atualizou a biblioteca de jogos disponíveis no início de setembro. Na prática, isso significa que realmente dá para aproveitar o programa agora, com centenas de jogos indie disponíveis. O projeto tinha sido anunciado em 2019, mostrando emulações de Megaman Legacy Collection e Stardew Valley.

Assista ao vídeo abaixo.

Outros projetos de emulador do PS4 foram divulgados ao longo dos anos: um, chamado PCSX4, acabou se revelando fake news; o GPCS4 até funciona, mas ainda não tem jogos rodando de verdade, enquanto o Orbital não está pronto para ser lançado. Desse modo, o projeto Spine é o primeiro e único que funciona de verdade.

Vale mencionar alguns detalhes: ele está disponível apenas para computadores com sistema operacional Linux, trabalha melhor com jogos em 2D e sua biblioteca conta apenas com títulos indies — dificilmente haverá algum game AAA na lista do Spine.

Também devemos lembrar de todas as outras questões sobre emuladores e eles serem corretos ou não (o Voxel publicou uma coluna em 2018 sobre o assunto). Porém, isso já entra em outro debate — que você pode continuar nos comentários. A notícia mesmo é esta: há um emulador para PS4 funcionando por aí.

18% off
Imagem: Controle DualSense, PlayStation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Controle DualSense, PlayStation 5

O Controle DualSense do PS5 torna a experiência de jogo ainda mais imersiva, pois conta com resposta tátil e efeitos de gatilhos dinâmicos. Possui Microfone embutido e botão criar.

R$ 469,00

Fontes

Categorias