Gundam: Bandai lança programa de reciclagem de peças no Japão

1 min de leitura
Imagem de: Gundam: Bandai lança programa de reciclagem de peças no Japão
Imagem: Bandai

Quem coleciona e gosta de montar Gundam deve ter uma boa ideia do quanto de plástico é desperdiçado todas as vezes em que trazemos um novo mecha para as nossas estantes. Segundo os últimos dados da FNN, mais de 700 milhões de Gunpla (os bonecos de Gundam) já foram vendidos nos últimos 40 anos!

Segundo um levantamento feito pela Kyodo News, isso fez com que 2.000 toneladas de plástico fossem desperdiçadas a cada ano! Para se ter uma noção do estrago, no mesmo período são usadas 7.000 toneladas de plástico nos brinquedos, então quase um terço disso era completamente descartado.

Fonte:  FNN/YouTube 

Pensando nisso, a Bandai lançou no Japão o programa "Gunpla Recycling Project", algo como "projeto para reciclar Gunpla", em tradução livre. Agora os fãs podem levar todo o seu plástico descartado até um dos 190 pontos de coleta da Bandai Namco no país, e então o plástico sobressalente é transformado em novas peças.

Em entrevista à Kyodo News, um porta-voz da Bandai disse que "Gunpla é um produto muito amado pelas pessoas, então inauguramos esse projeto com o desejo de criar uma sociedade mais sustentável com os nossos fãs."

Vale notar que a Bandai já praticava reciclagem anteriormente, mas ela se limitava a produzir peças escuras a partir do plástico reciclado. Com a nova iniciativa, sua produção sustentável vai aumentar ainda mais! Sua nova meta para o ano é coletar 10 toneladas de plástico, subindo para 500 toneladas no futuro.

O que você achou dessa iniciativa? Também coleciona Gunpla aqui no Brasil? Comente a seguir!

Fontes