Reembolsos da Steam levam estúdio indie a deixar mercado de jogos

1 min de leitura
Imagem de: Reembolsos da Steam levam estúdio indie a deixar mercado de jogos
Imagem: Emika Games/Reprodução

O responsável pelo estúdio independente Emika Games revelou que vai parar de desenvolver jogos devido à política de reembolsos da Steam. A decisão foi tomada depois do desenvolvedor enfrentar problemas com o seu thriller psicológico Summer of '58.

De acordo com o perfil oficial do estúdio no Twitter, o jogo pode ser finalizado em cerca de 90 minutos. Vale lembrar que a política de devolução da Steam exige que os jogadores tenham jogado menos de 2 horas e comprado o game há menos de 14 dias.

Com isso, os usuários poderiam completar a história do game e ainda assim pedir o seu dinheiro de volta depois. Segundo a Emika Games, uma grande quantidade de jogadores escolheu “dar esse golpe”, mesmo avaliando o título como “muito positivo” no sistema de análises da plataforma.

Summer of '58 teve avaliações muito positivas dos usuários (Fonte: Emika Games/Divulgação)Summer of '58 teve avaliações muito positivas dos usuários. (Fonte: Emika Games/Divulgação)Fonte:  Emika Games/Divulgação 

Emika Games deixará o mercado por tempo indefinido

“Amigos! Obrigado pelo seu suporte!”, exclama o representante do estúdio no Twitter. “Estou deixando o desenvolvimento de jogos por um tempo indefinido para organizar as minhas ideias”, completa.

Segundo Emika Games, o grande número de reembolsos fez com que a criação de jogos deixasse de ser financeiramente viável para o desenvolvedor. Com isso, a pessoa que criou o estúdio anunciou que buscará outras formas de se sustentar.

O estúdio estava desenvolvendo um novo jogo de terror psicológico em primeira pessoa, chamado From Day to Day. O título inclusive já havia ganhado uma demonstração jogável, mas agora fica confirmado que ele não será lançado em um futuro próximo.

Mesmo com demo disponível, From Day to Day talvez nunca seja lançado (Fonte: Emika Games/Divulgação)Mesmo com demo disponível, From Day to Day talvez nunca seja lançado. (Fonte: Emika Games/Divulgação)Fonte:  Emika Games/Divulgação 

Política de reembolsos mirava nos direitos dos consumidores

A política de reembolsos da Steam foi desenvolvida com jogos AAA em mente, que ultrapassam facilmente as duas horas de duração. Contudo, o mesmo não acontece com determinados jogos independentes, que às vezes desejam contar histórias mais curtas.

O sistema de reembolsos foi introduzido pela Valve em junho de 2015, permitindo que os clientes devolvessem praticamente qualquer produto comprado através da Steam.

A ideia do limite de duas horas era que esse seria tempo suficiente para os jogadores decidirem se cometeram um erro na sua compra. Agora desenvolvedores independentes pedem que essa política seja revista, sob o risco de mais talentos deixarem a indústria por causa dela.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.