menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Ratchet and Clank: Rift Apart poderia ter sido feito no PS3, diz dev

Jon Burton, fundador da Traveller’s Tales, fez um vídeo dizendo que a Insomniac 'enganou os jogadores'

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

schedule26/08/2021, às 11:30

Ratchet and Clank: Rift Apart poderia ter sido feito no PS3, diz devFonte:

Imagem de Ratchet and Clank: Rift Apart poderia ter sido feito no PS3, diz dev no tecmundo

Jon Burton, fundador da Traveller’s Tales, desenvolvedora que se notabilizou pelos jogos da série LEGO, disse nesta semana que a Insomniac "enganou os jogadores”. De acordo com ele, Ratchet and Clank: Rift Apart poderia ser desenvolvido e rodaria no PlayStation 3.

Burton divulgou um vídeo em seu canal “Coding Secrets” defendendo que a mecânica de portais do game não dependeria do SSD do PlayStation 5 para funcionar. Além disso, o desenvolvedor disse que Rift Apart foi apresentado de uma maneira diferente do que efetivamente funcionou.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“Obviamente seria muito difícil colocar um cenário inteiro como o Ship ou o Shop (nos saltos dimensionais). Mas você pode ver que as Pocket Dimensions têm gráficos mais básicos e utilizam os mesmos objetos genéricos”.

Ratchet and Clank: Rift Apart

Burton afirmou que os saltos dimensionais funcionam mais como cutscenes, já que não há escolha, muitas vezes são scriptados e a interação (gameplay) com eles “é bastante limitada". O especialista defendeu que a Insomniac enganou os jogadores porque mostrou anteriormente que esses trechos teriam grandes sequências de ação.

Usando outros hardwares

Burton afirmou que a técnica utilizada pela Insomniac poderia ser atingida também por hardwares mais simples. Ele exemplificou usando o exemplo de LEGO Star Wars 3, que possui transições e é possível ver cenários diferentes rodando ao mesmo tempo.

“Isso estava rodando em um PS3, há duas gerações. De qualquer forma, isso é uma rápida olhada para o segredo dos códigos que poderiam permitir que Ratchet and Clank: Rift Apart rodasse em basicamente qualquer console da última década, não somente o PS5”, argumentou.

Nos comentários do vídeo, porém, Jon Burton ressaltou que o jogo da Insomniac é “ótimo”. “O SSD é totalmente usado, permitindo um jogo de aparência incrível com gráficos inacreditáveis. A única coisa que rejeito é o marketing dizendo que a jogabilidade só é possível no PS5 com um SSD. Isso claramente não é verdade”, finalizou.

Widget de produto do Hub de Ofertas

star

Continue por aqui