9 games com Ray Tracing para conferir

4 min de leitura
Imagem de: 9 games com Ray Tracing para conferir
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma tecnologia que requer muito poder de processamento, o Ray Tracing, no contexto de gráficos computadorizados, se refere ao cálculo da trajetória de raios individuais de luz, enquanto são refletidos pelo cenário até chegarem na câmera. Isso pode ser usado, por exemplo, para obter reflexos mais realistas nos games e gerar resultados ainda mais impressionantes durante as partidas.

Por isso, só recentemente começamos a ver Ray Tracing em gráficos renderizados em tempo real, o que inclui, claro, os video games. Pensando nisso, separamos em uma lista 9 exemplos de jogos que fazem bom uso do efeito para você conferir.

Control: Ultimate Edition

 Steam 

Lançado originalmente em 2019, Control é um jogo de tiro em terceira pessoa que, em seu lançamento, impressionou principalmente pela ambientação e pela simulação de física dos objetos no cenário. Havia suporte a ray tracing, mas apenas para PC. Com o lançamento da Ultimate Edition para PlayStation 5 e Xbox Series X/S, jogadores de console também podem desfrutar do efeito.

Cyberpunk 2077

 Steam 

Após anos de muito hype, Cyberpunk 2077 finalmente foi lançado em dezembro de 2020. Divisivo por conta dos muitos bugs da versão original, ainda assim o jogo chamou a atenção pela sua ambientação e grau de customização dos personagens. O modo ray tracing, no momento, só está disponível para PC. O jogo ainda está disponível para PlayStation 4 e Xbox One, e deve receber versões para PlayStation 5, Xbox Series X/S e Stadia ainda em 2021.

Marvel's Spider-Man: Miles Morales

 PlayStation 

Embora tenha sido lançado também no PlayStation 4, Marvel's Spider-Man: Miles Morales foi um dos carros-chefe do lançamento do PlayStation 5. O jogo foi lançado com um modo performance (60 fps) e um modo de fidelidade visual (com ray tracing e a 30 fps), mas, pouco tempo depois, foi adicionado um modo com ray tracing a 60 fps, embora tenham reduzido a qualidade do efeito para atingir esse nível de performance.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

 PlayStation 

Segundo título da Insomniac para PlayStation 5, dessa vez um exclusivo para a plataforma, os visuais de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão chamaram a atenção já no anúncio do jogo. Carregando muita da tecnologia usada em Miles Morales, Em Uma Outra Dimensão tem os mesmos três modos visuais (performance, performance com ray tracing e fidelidade visual), além de um modo em 40 fps para telas com 120 hz de taxa de atualização. A direção de arte deslumbrante completa o pacote, que se tornou referência para visuais no PS5.

Metro Exodus

 Steam 

Desde o seu primeiro jogo, Metro 2033, a desenvolvedora 4A Games se destaca pelos visuais dos seus projetos. Metro Exodus, o título mais recente do estúdio, não é exceção. Lançado originalmente em 2019 (para PlayStation 4, Xbox One e PC), Metro Exodus recebeu uma "Enhanced Version" em 2021 para PlayStation 5, Xbox Series X/S e também para PC. Essa nova versão trouxe uma série de melhorias visuais, incluindo ray tracing de todas as fontes de luz.

Battlefield V

 Steam 

Mais um estúdio conhecido por suas proezas técnicas, a DICE não poderia faltar nessa lista. Battlefield V representou um retorno da série às suas origens da Segunda Guerra Mundial, porém com foco em cenários nem sempre explorados, como Rotterdam. Lançado em 2018 para PlayStation 4, Xbox One e PC e sem atualização para os consoles mais recentes, naturalmente ray tracing nesse jogo só está disponível na versão de PC. Ainda assim, em máquinas capazes, o efeito é belíssimo.

The Medium

 Steam 

A Blooper Team fez fama nos últimos anos com seus jogos de terror. The Medium, o título mais recente do estúdio, envolve navegar entre dois mundos, duas representações de um mesmo lugar, e frequentemente acontece de as duas versões desse mundo estarem visíveis ao mesmo tempo, em tela dividida. Isso representa uma demanda de processamento grande e ainda assim há a implementação de reflexões com ray tracing nas versões de Xbox Series X, PlayStation 5 e PC.

Call of Duty: Black Ops Cold War

 Battle.Net 

Lançado em 2020 para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC, Black Ops Cold War tem uma abordagem um pouco diferente em relação a ray tracing. Enquanto a maior parte dos estúdios usa a tecnologia para melhorar as reflexões de luz no cenário, a Treyarch usou o ray tracing para obter sombras mais realistas em um dos modos visuais das versões para os consoles mais recentes — e PC, naturalmente.

Resident Evil: Village

 Steam 

Com Resident Evil 7: Biohazard, a Capcom estreou o motor chamado RE Engine. Desde então, esse motor tem sido melhorado, se tornando padrão para os principais títulos da desenvolvedora. Com Devil May Cry 5: Special Edition, suporte a ray tracing foi adicionado. Resident Evil Village, lançado esse ano para múltiplas plataformas (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC), também utiliza a RE Engine e tem suporte a ray tracing (tanto em reflexões quanto em sombras) nas plataformas mais recentes.