Jogos sobre mitologia grega e nórdica para conhecer

4 min de leitura
Imagem de: Jogos sobre mitologia grega e nórdica para conhecer
Imagem: Ubisoft/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Além de proporcionar diversão, jogos de mitologia para PC e consoles são uma excelente forma de conhecer mais sobre a cultura grega e nórdica. Nos últimos anos, diversos títulos com essa temática foram destaques entre os gamers e a crítica.

Para esta lista, selecionamos cinco jogos de mitologia grega e outros quatro games da mitologia nórdica. Pronto para conhecer essas incríveis e históricas aventuras?

Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados

Fonte:  Bandai Namco/Divulgação 

Inspirado no mangá de Masami Kurumada, Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados é um game para PS3, PS4 e PC. Assim como a obra original, a história do jogo apresenta referências a lendas da mitologia grega. Assim, o jogador guia os cavaleiros de Atena pelos populares arcos das 12 Casas e Hades. Além disso, o game de luta da Dimps e Bandai Namco traz gráficos bem semelhantes ao anime.

Assassin's Creed: Odyssey

Fonte:  Ubisoft/Divulgação 

Um dos mais populares jogos de mitologia grega, Assassin’s Creed: Odyssey apresenta a história de um guerreiro espartano. Ambientado na Grécia Antiga, o jogador tem a liberdade de explorar um mundo aberto e visitar diversos cenários históricos.

O título da Ubisoft é reconhecido por ter gráficos realistas e ampla capacidade de customização. O game está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Immortals Fenyx Rising

Fonte:  Ubisoft/Divulgação 

Também produzido pela Ubisoft, Immortals Fenyx Rising é outro jogo de deuses da mitologia grega. Com a ajuda das divindades do Monte Olimpo, Fenyx é uma jovem semideusa que tem a difícil missão de salvar o destino do mundo.

Um dos principais atrativos da aventura é o visual colorido e cartunesco. O game tem versões para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC.

Hades

Fonte:  Supergiant Games/Divulgação

Hades é um dos poucos jogos sobre mitologia que explora o lado mais obscuro das lendas gregas. No papel de Zagreu, filho do deus dos mortos Hades, o objetivo do desafiador RPG roguelike é escapar do Submundo e chegar ao Monte Olimpo.

Desenvolvido pelo estúdio independente Supergiant Games, o jogo traz belos gráficos em cel shading. Hades foi lançado para Nintendo Switch, PS4, PS5, XBox One, XBox Series X/S e PC.

God of War III

Fonte:  Santa Monica Studio/Divulgação 

Exclusivo para os consoles PlayStation, God of War III é outro importante jogo sobre mitologia grega. Neste episódio da popular saga, o espartano Kratos sobe o Monte Olimpo com a missão de eliminar todos os deuses – incluindo o próprio pai, Zeus.

Vencedor de vários prêmios, a obra da Santa Monica Studio foi lançada originalmente para PS3 em 2010. Mais tarde, o game ganhou uma versão remasterizada para PS4 em 2015.

God of War

Fonte:  Santa Monica Studio/Divulgação 

Fazendo a transição da mitologia grega para a nórdica, God of War é um soft reboot da popular série da Santa Monica Studio. O título acompanha Kratos e o filho Atreus em uma jornada profunda e pessoal pelo reino de Midgard.

God of War é um dos principais e mais vendidos títulos exclusivos do PS4. Tal como seu antecessor, a obra conquistou o prêmio de Melhor Jogo do Ano no The Game Awards em 2018.

Hellblade: Senua's Sacrifice

Fonte:  Ninja Theory/Divulgação 

Hellblade: Senua’s Sacrifice é um dos jogos vikings mais elogiados pelo público e crítica. A trama mostra a jornada brutal e cheia de melancolia de uma guerreira celta que vai ao inferno em busca da alma fragmentada de sua pessoa amada.

Extremamente denso, o título da Ninja Theory teve a colaboração de neurocientistas e pacientes diagnosticados com psicoses. Vencedor do Bafta Game Awards 2018, o jogo está disponível para Xbox One, PS4, Nintendo Switch e PC.

Jotun

Fonte:  Thunder Lotus Games/Divulgação 

Com gráficos que usam desenhos feitos a mão, Jotun é um jogo de exploração baseado na mitologia nórdica. A história acompanha Thora, uma guerreira viking que morreu sem glórias e precisa provar aos deuses que é digna de entrar em Valhalla.

Produzido pela Thunder Lotus Games, o título foi lançado em 2015 e possui versões para PC, Nintendo Wii, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One.

Assassin's Creed: Valhalla

Fonte:  Ubisoft/Divulgação 

Assassin's Creed: Valhalla é um dos jogos de mitologia nórdica mais populares da atualidade. A trama mostra a história de Eivor, um lendário guerreiro viking conhecido por explorar diversos cenários históricos da Inglaterra durante a Idade das Trevas.

Lançado em 2020, esse é o 12º título da famosa série da Ubisoft. Para mais, o game pode ser encontrado nos consoles PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

Quais outros jogos sobre mitologia grega e nórdica merecem um espaço nessa lista? Conte para a gente nos comentários!