Warcraft 3 Reforged sofreu com cortes de orçamento da Activision

2 min de leitura
Imagem de: Warcraft 3 Reforged sofreu com cortes de orçamento da Activision
Imagem: Blizzard

O lançamento de Warcraft III: Reforged marcou negativamente a Blizzard, já que foi o seu jogo pior avaliado em mais de três décadas de história. Segundo uma extensa reportagem publicada pelo jornalista Jason Schreier na Bloomberg, erros de gerenciamento e pressão financeira por parte da Activision foram os principais culpados por isso.

De acordo com os documentos obtidos por Jason, a ideia da produtora era cortar custos ao máximo e priorizar apenas os maiores títulos da empresa, um status que nunca foi ocupado internamente pelo clássico RTS. Segundo fontes que preferiram se manter anônimas, a Activision queria apostar apenas nos blockbuster capazes de gerar bilhões de dólares, e não em "um antigo jogo de estratégia".

Os líderes do projeto queriam mais dinheiro para poder cumprir tudo o que tinha sido prometido aos fãs, enquanto a Activision preferia deixar o projeto de lado. Não foi possível sequer entregar sequências em CG retrabalhadas e falas regravadas, e o game chegou ao mercado até com menos recursos que o título original, como a remoção de sistemas no modo ranqueado.

Como Warcraft III: Reforged substituiu o jogo antigo na Battle.net, a comunidade ficou ainda mais decepcionada com essas decisões. Onze pessoas que trabalharam no desenvolvimento garantiram que o foco do projeto foi alterado ao longo do caminho, e que o corte de verba forçou o time a reavaliar a sua visão várias vezes.

Mais Activision e menos Blizzard

Quando Mike Morhaime ainda era o CEO da empresa, a Blizzard era conhecida por adiar os seus jogos até poder lançá-los no mais alto padrão de qualidade possível, mas a sua aquisição pela Activision em 2007 passou a gerar maior pressão financeira por resultados de curto prazo.

Inicialmente, os desenvolvedores queriam modernizar todo o script do jogo e regravar os diálogos para alinhar os personagens ao que vemos em World of Warcraft, mas o time era pequeno e retrabalhar todo o material em 3D estava sendo mais complicado do que refazer StarCraft, que tinha um visual mais simples.



Com prazos apertados e metas fora da realidade, o projeto foi lentamente saindo de controle. Segundo o designer David Fried, "estávamos fazendo coisas que poderiam ter revitalizado completamente esse clássico, só que a Activision trabalhou ativamente contra os interesses dos jogadores."

"Diz muito que o Morhaime tenha saído da Blizzard semanas antes do jogo ser apresentado na Blizzcon 2018", lamentou Fried. Mas e você, chegou a experimentar Warcraft 3 Reforged? O que achou dessa situação toda? Comente a seguir!

Warcraft 3 Reforged sofreu com cortes de orçamento da Activision