Steam e PSN: serviços estão fora do ar nesta quinta-feira (22)

1 min de leitura
Imagem de: Steam e PSN: serviços estão fora do ar nesta quinta-feira (22)
Imagem: Shutterstock

As lojas virtuais da Steam e a PlayStation Store estão fora do ar nesta quinta-feira (22). Os relatos de queda dos serviços começaram a aparecer por volta das 12h (horário de Brasília), de acordo com o site Down Detector.

Ao tentar acessar as páginas via navegador, os usuários estão se deparando com a mensagem "Service Unavailable - DNS failure".

Steam

Ainda segundo o Down Detector, a falha é geral é também está afetando o acesso aos serviços de outras formas, como através do console (no caso da PSN), apps e softwares do computador.

Os usuários utilizaram as redes sociais para reclamar do problema e, aparentemente, a queda é global, já que foi possível verificar pessoas de várias partes do mundo falando sobre o assunto.

Outras quedas

O problema, que aparentemente foi mais sério, também acabou afetando os servidores de jogos como Fortnite, Call of Duty e Warframe. Por enquanto, ainda não se sabe a causa das quedas.

O Voxel está acompanhando a situação e atualizará a matéria com as próximas novidades sobre o assunto.

[Atualização 13h35]: O site de suporte da PlayStation Store informa que todos os serviços da rede estão em pleno funcionamento. Contudo, a página diz que “há problemas externos gerais relacionados à Internet que podem afetar sua experiência. Depois que esses problemas externos forem resolvidos, você não terá dificuldade em conectar-se à PlayStation Network.”

PSN

Uma página não oficial da Steam, que acompanha a disponibilidade da rede, mostra uma mensagem parecida, explicando que problemas com a Akamai Edge DNS, um serviço de rede internacional, está dificultando o acesso a vários sites.

Steam

[Atualização 14h]: Os serviços começaram a voltar ao ar por volta das 14h. A Akamai Edge, empresa de serviços de internet responsável pela queda geral, explicou a situação em seu site.

"Estamos cientes de um problema emergente com o serviço Edge DNS. Estamos investigando ativamente o problema. Se você tiver dúvidas ou estiver enfrentando algum impacto devido a esse problema, entre em contato com o Suporte Técnico da Akamai", disse em empresa.

Por volta das 14h, ela explicou que o "incidente" havia sido "mitigado".

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.