Podcast conta a história do mercado de PCs e games no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Podcast conta a história do mercado de PCs e games no Brasil
Imagem: B9
Avatar do autor

O começo do mercado brasileiro de informática e games é bastante peculiar. Formado por empresas totalmente nacionais de comportamentos bastante duvidosos, esse setor por muito tempo dependeu da fabricação de modelos "clonados" de originais estrangeiros, que tiveram a venda proibida no país por anos, e uma produção de alta variedade de títulos originais ou localizados, com dublagens de jogos que misturam paixão e gambiarra.

Esse é o contexto de "Primeiro Contato", um podcast idealizado pelo Overloadr em uma produção com parceria do B9.

Ao todo, serão 12 episódios com cerca de uma hora cada, relatando os bastidores dos primeiros computadores nacionais, a chegada de games no país, a explosão das cópias em fita e as famosas revistas com um CD incluso. Abaixo, é possível conferir o trailer da série.

O trabalho de idealização, pesquisa, roteiro e narração foi realizado por Henrique Sampaio, que desde o ano passado reuniu mais de 50 entrevistas com especialistas, profissionais e entusiastas da área. Além de curiosidades e histórias peculiares do período, há ainda espaço para o contexto político e cultural do país, algo essencial para entender o assunto.

O primeiro episódio entra no ar em 19 de julho de 2021 nos principais agregadores de podcasts, com novos capítulos a cada segunda-feira.

Podcast conta a história do mercado de PCs e games no Brasil