O que rolou no Xbox Showcase Extended

9 min de leitura
Imagem de: O que rolou no Xbox Showcase Extended

É quase um consenso geral que a Microsoft e a Bethesda foram responsáveis pela melhor conferência da E3 2021, mas não felizes com esse ótimo resultado, a divisão Xbox resolveu dar ainda mais para os jogadores e realizou na tarde do dia 17 um “Showcase Extended” que durou duas horas e deu mais informações sobre vários jogos que chegarão às plataformas da gigante americana. 

Sendo assim, fizemos um resumão para você não perder nada do que rolou na nova apresentação. Confira nosso resumo em vídeo ou arraste para baixo para ver em texto.

Forza Horizon 5

A primeira foi a Playground Games falando sobre o porquê decidiram pelo México, Mike Brown, diretor criativo de Forza Horizon 5, disse que foi por conta de tudo que o país tem a oferecer uma diversidade de climas, pessoas e locais.

Uma das coisas que eles mais gostaram foi a cultura, a dev trabalhou com atores e artistas mexicanos para colocar a essência do país no game. Algo que foi muito falado durante a apresentação foi sobre o céu, a equipe da Playground estudou bastante o céu e conversaram inclusive com meteorologistas para deixar tudo extremamente realista respeitando o clima mexicano.  

O EventLab também foi destaque, o novo modo do game funciona como um tipo de “faça você mesmo''. Os jogadores podem criar e pistas um conjunto de regras para jogar suas próprias corridas. De acordo com Mike, os jogadores podem esperar também uma bela evolução gráfica com um Ray Tracing muito mais presente e detalhes até mesmo nos espinhos dos cactos do belo cenário. 

O game vai contar com dois modos gráficos:

  • Quality Mode: 4K/30FPS (Series X), 1080p/30 (Series S)
  • Performance Mode: 4K/60fps (Series X), 1080p/60 (Series S) a forma de chegar nisso será limitando alguns recursos visuais.
  • Ray-Tracing no ForzaVista
  • Folhagem dinâmica e iluminação global

Forza Horizon 5 será lançado no dia 9 de novembro para Xbox Series S e X, PC e Xcloud. Quem adquirir a versão premium do game vai poder jogar quatro dias antes do lançamento oficial. Esse pacote também inclui: Welcome Pack, Car Pass, VIP Membership e duas expansões de jogo quando estiverem disponíveis. 

Senua's Saga: Hellblade 2

O evento seguiu com Tameem Antoniades, chefe de criação da Ninja Theory, que localizou o público em relação ao desenvolvimento de Senua's Saga: Hellblade 2. Ele disse que o que a desenvolvedora está fazendo agora é construir uma parte importante do jogo antes de entrar na produção plena. 

Tameem também disse que, por mais que o primeiro game tenha sido muito especial, eles não querem fazer uma continuação direta, mas sim algo totalmente novo e para isso estão trabalhando duro, o game vai se passar na Islândia do século 9, e por isso as equipes de áudio e arte estão no país para capturar imagens, fotogrametria e combinar com dados de satélite para recriar os locais nos tempos do jogo. 

Além disso, os desenvolvedores querem um combate bem realista e brutal, por isso a atriz que dá vida à protagonista, está terminando seu treinamento de combate, que já dura dois anos, assim como os animadores que também passaram por treinamentos para conseguirem capturar os movimentos de maneira natural. O que isso quer dizer? Bem, talvez tenhamos que esperar bastante ainda por Hellblade 2, já que nem a captura foi feita, mas, provavelmente, será uma obra de cair o queixo.  

Xbox Design Lab

Passando para frente a apresentação mostrou um pouco mais do Xbox Design Lab, que é um serviço onde o jogador pode customizar seu controle com diversas cores, incluindo botões, joysticks e gatilhos, e comprá-los direto do site. A novidade é que os controles dos consoles da nova geração também estarão disponíveis para personalização. 

O serviço é bem legal, mas infelizmente não está disponível no Brasil.

Psychonauts 2

Mais adiante, Tim Shafer, chefe do estúdio Double Fine, falou um pouco mais sobre  Psychonauts 2 que traz de volta o vilão do jogo anterior, Dr. Loboto, mas dessa vez como um aliado que vai ajudar o protagonista telepata Razputin Aquato, mais conhecido como Raz, a descobrir quem sequestrou Truman Zanotto.  

Para quem não é familiarizado com a franquia, Raz tem o poder da projeção astral o que lhe permite se projetar dentro da mente de outras pessoas e as ajuda a lutar contra seus demônios. Na apresentação, Shafer falou também sobre novas habilidades do herói como uma que une duas mentes em uma para criar algo totalmente novo. 

A agência funcionará como um tipo de Hub para o game, lá Raz vai poder selecionar várias atividades como missões secundárias, caças ao tesouro e outras atividades. 

Anacrusis

Chet Faliszek da Stray Bombay deu um pouco mais de informações sobre Anacrusis, o fps de ficção na pegada dos anos 60-70. O game é um coop que muda a cada gameplay, ele tem um sistema chamado Driver AI , que muda tudo o que acontece a cada run. Essa IA vai aprender sua jogatina e vai mudar as coisas, o jogo basicamente se nivela sozinho de acordo da habilidade do grupo.

Aqui, o jogador escolhe o seu papel à medida que adquire novos itens e equipamentos, você pode deixar de ser um suporte para ser um carry de uma hora para outra, dependendo do que você se foca durante a coleta dos loots. 

Faliszek diz que durante o desenvolvimento reparou que os jogadores ficavam muito juntos o tempo inteiro, por isso criaram um inimigo chamado Spawner que, como o próprio nome diz, fica spawnando inimigos de longe e se escondendo para separar o grupo. 

S.T.A.L.K.E.R. 2 - Heart of Chernobyl

Adiante foi mostrado um trailer expandido de S.T.A.L.K.E.R. 2. revelando um pouco da gameplay e como você pode encontrar modificações de armas pelo caminho. O jogo se passa em uma cidade não muito longe de Pripyat, quem conhece a catástrofe de Chernobyl já ouviu falar dela. 

O vídeo não mostrou muito mais do já havia sido apresentado, mas teve um ponto interessante que chamou a atenção de todos durante a E3. Zakhar Bocharov da GSC Game World revelou os bastidores da captura facial dos personagens que impressionou bastante por ser realista. S.T.A.L.K.E.R. 2 estará disponível em 28 de abril de 2022.

A Plague Tale: Innocence 

Rapidamente, foi revelado que A Plague Tale: Innocence, vai ganhar uma versão atualizada para Xbox Series S e X em 4K e 60 fps no dia 6 de julho.  

Age of Empires IV

Foi chegada a hora de vermos um pouco mais de Age of Empires IV. Adam Isgreen e Emma Bridle, da Worlds Edge mostram alguns detalhes de duas civilizações do game: a Dinastia Abássida, que foi um califado que existiu entre mais ou menos os anos 750-1250, com poderosas unidades montadas em camelos, e os franceses, que tem um foco maior em comércio.

Foi falado também da campanha da Guerra dos 100 anos, que tem como protagonista Joana D’arc. Age IV será lançado no dia 28 de outubro. Além disso, Age of Empires II Definitive Edition vai receber uma DLC que adiciona mais duas civilizações: os Boêmios e os Poloneses, quem fizer a pré-order de Age IV vai receber essa DLC de Age II como bônus. 

Battlefield 2042 

Passando do passado para o futuro, Daniel Berlin, diretor de design de Battlefield 2042, deu mais detalhes do próximo jogo da franquia da Dice. Ele começou falando sobre o retorno dos helicópteros e das diferentes experiências que os jogadores encontrarão no jogo. O All-Out Warfare que são guerras em mapas enormes com veículos terrestres, navais e aéreos para até 128 jogadores.  

All-out Warfare se divide em dois modos: o Conquest, que é aquele modo que todo mundo que joga BF já conhece, com captura de pontos específicos no mapa. O outro modo é o Breakthrough, que é uma experiência mais orientada por um mapa mais comprimido que conta com dois times: o de ataque e o de defesa e é um caos total. 

Outro ponto importante citado pelo diretor são as condições climáticas que afetam o mapa inteiro, alterando luz, visibilidade e muito mais. Tem até um tornado que sai arrastando tudo o que vê pela frente deixando um estado de pura destruição que vai mudar TUDO, segundo ele essa será uma experiência sensacional, pois nos jogos anteriores de Battlefield enquanto esses eventos climáticos eram algo completamente scriptado, agora podem acontecer a qualquer momento ou nem acontecer. 

Sea of Thieves

Teve também um pouco de gameplay da parceria entre Disney e Xbox em Sea of Thieves com a chegada do capitão Jack Sparrow, lembrando que o conteúdo é gratuito e chega dia 22 de junho. Também foi revelado que o game terá um evento próprio no próximo domingo, nos canais oficiais do Xbox.

Microsoft Flight Simulator

Um pouco mais adiante foi falado também sobre Microsoft Flight Simulator, que vai chegar aos consoles Xbox Series S e X dia 27 de julho, entre as novidades estão um tutorial mais intuitivo e rápido e a possibilidade de pousar na neve com aviões adaptados. 

Além disso, Jorg Neumann, head do Flight Simulator só deu uma palhinha do DLC TOP GUN Maverick que vai chegar ao jogo, ele disse que game terá um F/A-18s, além de outra jato que aparece no filme, e é claro, porta-aviões. 

Hades

Falaram bem rapidinho de Hades, mas nada de novo. Já sabemos que o game chega aos consoles no dia 13 de agosto. 

Grounded 

Depois foi a vez de “Querida encolhi as crianças - The game” mais conhecido como Grounded dominar o palco. Adam Brennecke, diretor do game, deu alguns detalhes sobre a atualização Shroom & Doom do jogo que chega dia 30 deste mês. Agora os cogumelos espalhados pelo jardim poderão ser derrubados e usados para fazer materiais abrindo um novo leque de possibilidades para os mini construtores.

Falaram também do grande chefão do game: a broodmother, que segundo o diretor vai dar bastante trabalho para os jogadores que deverão estar equipados com os melhores itens antes de sonhar em enfrentá-la.

Shredders 

As montanhas geladas dos Alpes franceses dominaram o showcase em seguida com a apresentação de Shredders, o game de Snowboard da FoamPunch. Não foi revelado muito mais do que vimos na E3, mas Dirk Van Weldenm lider de projetos do game afirmou que o jogo será muito focado em física. 

Halo Infinite: Multiplayer 

Por fim, tivemos a menina dos olhos da Microsoft: Halo Infinite chegou mostrando mais detalhes do seu multiplayer free to play. 

O pessoal da 343 Industries desmembrou o trailer mostrado na E3 dando destaque em alguns pontos importantes, como uma nova personagem - comandante Laurette, que treina os novos cadetes -, a IA personalizável que cada jogador terá em seus capacetes - exatamente como Master Chief tinha a Cortana -, novidades no Big Team Battle com partidas 4v4 e 12v12 com veículos, além da customização das armaduras. 

Scarlet Nexus 

No final do show ainda tivemos uma apresentação completíssima sobre Scarlet Nexus, o que fez eu me perguntar: Bandai, por que raios vocês não mostraram isso na E3? Dá até para fazer um vídeo separado com o tanto de informações que teve.  

E esse foi nosso resumão do Xbox Showcase Extended, fiquem ligados aqui no VOXEL para tudo sobre o mundo dos games.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.