Headset Xbox vs. Headset Pulse PS5: quem vence a disputa?

3 min de leitura
Imagem de: Headset Xbox vs. Headset Pulse PS5: quem vence a disputa?
Imagem: Unsplash
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Com a chegada dos consoles de nova geração, os gamers tiveram acesso aos primeiros acessórios voltados para uma jogatina de melhor desempenho e conheceram alguns dos recursos de som e vídeo que deverão se destacar nos próximos anos. Entre eles, chama a atenção o lançamento dos fones de ouvido Pulse 3D, para o PlayStation 5, e o Wireless sem fio do Xbox, que surgiram trazendo uma série de especificações dignas das mais novas máquinas de video game do mercado.

Apesar de possuírem semelhanças estéticas, de compatibilidade e de acessibilidade, algumas configurações de qualidade sonora, conforto e microfone existentes nos modelos rivais da nova linha de headsets gamers se sobressaem e podem fazer toda a diferença na tomada de decisão sobre qual console ou acessório comprar. Confira abaixo o detalhamento do Pulse 3D e do Headset Xbox e descubra qual deles larga na frente nessa batalha de gigantes.

Headset Sony Pulse 3D

Imagem: Headset Pulse 3D, PlayStation
Imagem: Tecmundo Recomenda

Headset Pulse 3D, PlayStation

O Headset Sem Fio Pulse 3D da PlayStation possibilita uma nova experiência em áudio para consoles. Conta com design refinado e dois microfones com cancelamento de ruído. 

O fone de ouvido Pulse 3D da Sony foi projetado para trazer acessibilidade e conforto, e conta com um design over-ear, almofadas laterais e microfone embutido. Além disso, o acessório permite uma variedade de controles como volume, botão mudo, monitoramento e rastreamento do retorno de áudio e ajuste independente de sons de chat e in-game.

(Fonte: PlayStation / Reprodução)(Fonte: PlayStation / Reprodução)Fonte:  PlayStation 

Entre os seus destaques, chama a atenção a grande qualidade de áudio nativo, visto que o fone suporta o formato Tempest 3D proprietário do PS5, capaz de entregar um efeito sonoro surround 3D altamente detalhado especialmente em games de nova geração que trazem compatibilidade com o recurso, como Marvel's Spider-Man: Miles Morales, Demon's Souls Remake, Returnal e Resident Evil Village.

(Fonte: PlayStation / Reprodução)(Fonte: PlayStation / Reprodução)Fonte:  PlayStation 

Com apenas uma única carga, é possível aproveitar todo o potencial do Pulse 3D no PS4, PS5, PSVR, PC, Android, iOS e até mesmo Xbox One e Xbox Series S/X, já que o fone pode ser conectado via adaptador USB ou conexão de 3,5 mm, por até 12 horas de jogatina ininterrupta. Porém, esse formato multiplataforma resulta em certas limitações, pois somente será possível desfrutar do Tempest 3D nos consoles de nova geração da Sony.

Xbox Wireless Headset

Imagem: Headset Sem Fio Xbox
Imagem: Tecmundo Recomenda

Headset Sem Fio Xbox

Confortável e intuitivo, o Headset sem fio Xbox da Microsoft conta com botões giratórios para ajuste de áudio, funções auto-mute e de isolamento de voz, além de possibilitar emparelhamento com smartphone.

Recém-lançado pela Microsoft, o Xbox Wireless Headset resgata uma série de funções conhecidas pelos usuários das versões mais antigas do acessório e as adapta para formatos modernos, sacrificando algumas especificações para obter um desempenho que garanta conforto e conectividade estável nas plataformas. Assim, como o Pulse 3D, o fone de ouvido Xbox conta com microfone externo com cancelamento de ruído, design over-ear e almofadas laterais, mas se diferencia por sua qualidade sonora e especialmente pela compatibilidade com plataformas.

(Fonte: Xbox / Reprodução)(Fonte: Xbox / Reprodução)Fonte:  Xbox 

Para criar a melhor experiência de áudio ambiente, o Wireless Headset conta com as tecnologias Dolby Atmos e DTS: Headphone X, que combinadas conseguem entregar um som imersivo que vá muito além do estéreo básico e se aproxime de um universo 3D, tanto no Xbox Series S/X quanto em dispositivos compatíveis via Bluetooth (PC e mobile).

(Fonte: Xbox / Reprodução)(Fonte: Xbox / Reprodução)Fonte:  Xbox 

Além de funções de jogo, o Wireless Headset também permite a utilização em diversas ações diárias de smartphones, já que pode ser emparelhado rapidamente com qualquer dispositivo capaz de reconhecê-lo. Assim, é possível conversar com contatos de celular, atender ligações, escutar músicas e vídeos, e muito mais, sem impactar no longo tempo de duração da bateria, que pode chegar a até 15 horas de uso contínuo.

Headset Xbox vs. Headset Pulse PS5: quem vence essa batalha?

Para decidir qual fone de ouvido comprar, é importante não apenas levar em consideração a marca ou recursos presentes nos modelos, mas especialmente a compatibilidade e a necessidade que você prioriza em relação ao uso. O Pulse 3D pode ser o modelo ideal para quem busca um acessório poderoso e com ampla compatibilidade entre plataformas, porém o headset Xbox garante conectividade Bluetooth, facilidade de emparelhamento, maior durabilidade de bateria e um rico sistema de configuração de recursos high-end.

Apesar disso, ambos trazem qualidades de sons muito similares, visto que seus maiores destaques se evidenciam apenas quando se trata de games com suporte ao som 3D e designs com as mesmas propostas — seja para aproveitar o máximos dos consoles de nova geração ou para adaptar conforto e acessibilidade.