Quais foram os últimos jogos lançados nos principais consoles?

4 min de leitura
Imagem de: Quais foram os últimos jogos lançados nos principais consoles?
Imagem: Nintendo

Toda geração traz consigo um processo – e, como diz uma famosa canção, isso é algo “que tem seu começo, seu meio e seu fim”, incluindo aqui o processo de desenvolvimento de novos jogos. E é exatamente sobre isso que falaremos nessa matéria.

Nas linhas mais abaixo você confere quais foram os últimos títulos lançados de maneira oficial para alguns consoles mais clássicos. E, claro, vamos ressaltar que isso implica em mostrar apenas aqueles que foram relatados oficialmente pelas empresas e destinados ao mercado norte-americano, deixando de lado qualquer tipo de projeto vindo do Kickstarter ou meio parecido posteriormente.

Atari 2600 – Klax (1990)


O saudoso Atari nos presenteou com vários clássicos, e para o modelo 2600 a última pérola lançada foi Klax. Para quem não conhece o game, ele tem uma ideia levemente parecida com Tetris e o desafia a empilhar peças umas sobre as outras, levando em conta a cor de cada uma delas para liberar mais espaço na tela e, consequentemente, continuar jogando.

Nintendinho – Wario’s Woods (1994)


Curiosamente, o último título lançado oficialmente para NES também é de quebra-cabeça. Wario’s Woods também envolve a movimentação de peças. Porém, aqui você precisa agrupar os monstros de mesma cor na mesma linha da bomba que está caindo – ou pegar o explosivo e carregar até o local em que as criaturas estão para eliminá-las e liberar mais espaço.

Master System – Sonic the Hedgehog (1991)


No mercado norte-americano, o último game a chegar às lojas para Master System foi Sonic the Hedgehog – que dispensa apresentações por ser bastante conhecido. Um dado curioso é que aqui no Brasil o console teve muito mais jogos e até sobreviveu por mais tempo (e devemos dar até um destaque especial para o que conseguiram fazer com Street Fighter 2, que tinha até vozes).

Super Nintendo e Mega Drive – Frogger (1998)


Chega a ser engraçado, mas os dois consoles que rivalizaram por anos pela atenção do público tiveram o mesmo título como último lançamento oficial: um remake de Frogger, que fez bastante sucesso na geração Atari. Tal como no original, o objetivo aqui é ajudar um sapo a ir de uma extremidade a outra do cenário desviando de obstáculos como veículos em uma rua movimentada e crocodilos em um rio.

Saturn - Magic Knight Rayearth (1998)


Este game é baseado no anime que costumava passar aos sábados de manhã aqui no Brasil e recebeu um título para o antigo console da Sega. Curiosamente sua data de lançamento original no Japão é de 1995, mas levou três anos até que o público da terra do Tio Sam pudesse conhecer esse game que envolve combates, exploração e mais alguns elementos de RPG.

Nintendo 64 – Tony Hawk’s Pro Skater 3 (2002)


O terceiro game da saga protagonizada pelo skatista Tony Hawk foi o último a dar as caras no Nintendo 64. Todo o pacote visto nos títulos anteriores, das manobras variadas às trilhas sonoras que caíram no gosto do público, estava presente neste game que coroou o período em que essa plataforma da Nintendo esteve ativa.

PlayStation 1, 2 e 3 - FIFA e Pro Evolution Soccer (2004, 2013 e 2018)


Decidimos compilar os três consoles mais antigos da família PlayStation em um só tópico pelo fato de todos terem encerrados suas trajetórias nos Estados Unidos com games de futebol: FIFA Soccer 2005 para o PSone, Pro Evolution Soccer 2014 para o segundo e FIFA 19 no PlayStation 3.

NEO GEO - Samurai Shodown V Special (2004)


O NEO GEO certamente ganhou muito de sua popularidade com os games de luta, e foi especialmente uma das séries de sucesso da SNK que colocou o ponto final na trajetória desta plataforma querida por muitos: Samurai Shodown V Special, que trouxe algumas melhorias ao quinto episódio dos combates entre samurais conhecidos e alguns outros mais novos.

GameCube - Madden NFL 08 (2007)


A popular série Madden marcou a despedida dos lançamentos para GameCube com Madden NFL 08. Tendo em vista que o esporte é bastante popular e até mesmo a liga faz bastante sucesso entre o público dos Estados Unidos, muitos certamente gostaram de ter este game como o último da plataforma da casa de Mario.

Xbox - Madden NFL 09 (2008)


O primeiro console da Microsoft encerrou sua jornada oficialmente em 2008 e, tal como o GameCube, também teve um título da série Madden como o seu derradeiro - além de deixar espaço para que seu sucessor, o Xbox 360, pudesse brilhar e conquistar a atenção do público.

Wii - Just Dance 2020 (2019)


Por fim, fechamos essa lista com o Wii e seu último game, Just Dance 2020. A série de dança da Ubisoft marcou o fim da carreira do antecessor do Wii U - e também fechava a era de uma das plataformas mais diferentes da empresa japonesa e, consequentemente, uma das que mais dividiu a opinião do público em geral.

E você, lembrava que esses tinham sido os últimos lançamentos de cada console? Deixe a sua mensagem no espaço mais abaixo destinado aos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.