Ask Iwata é um livro tocante sobre um grande ícone dos video games

5 min de leitura
Imagem de: Ask Iwata é um livro tocante sobre um grande ícone dos video games
Imagem: Hobonichi

"No meu cartão de negócios, eu sou o presidente de uma companhia. Na minha mente, sou um desenvolvedor de jogos. Mas, no meu coração, eu sou um jogador". Essa famosa citação de Satoru Iwata, o ex-presidente da Nintendo, é um resumo bem eficiente de sua trajetória de vida narrada no livro Ask Iwata.

O carismático CEO morreu tragicamente em 2015 por causa de um tumor, partindo com apenas 55 anos e deixando tristes milhares de fãs ao redor de todo o planeta. Afinal, longe de ser apenas um engravatado focado em números e decisões de negócios, Iwata usava todo o seu carisma para abraçar uma linguagem universal e conversar diretamente com seu público.

Isso o aproximou bastante não só dos nintendistas, mas também de todos aqueles interessados em acompanhar o mundo dos video games mais a fundo. Sempre lembrado como alguém empenhado em fazer as pessoas sorrirem com seus jogos, Iwata deixou um lindo legado, e o livro Ask Iwata é uma delicada homenagem tanto ao homem como ao símbolo que ele representava, relembrando-nos de como seus ideais seguem vivos.

Pergunte ao Iwata!

O livro foi publicado em abril de 2021 nos Estados Unidos, traduzindo a obra japonesa original de 2019. Infelizmente, por enquanto ainda não há uma versão oficial em português, de forma que precisamos apelar para a importação. Como o preço sugerido é de US$ 23 (cerca de R$ 125 na atual conversão do dólar turismo), o valor é bem elevado se levarmos em conta que são pouco mais de 150 páginas de conteúdo.

Como você pode ver no vídeo acima, a editora Viz Media fez um ótimo trabalho na apresentação do livro, que tem capa dura e uma sobrecapa muito chamativa, lembrando-nos de que a obra reúne "palavras de sabedoria do lendário CEO da Nintendo". Por baixo dela, uma capa em relevo tem uma pequena e simpática caricatura de Iwata, capaz de aquecer o coração de qualquer um.

No geral, provavelmente esse livro poderia ser encontrado em uma livraria na seção de autoajuda ou de coaches e empreendedores, mas a graça é justamente a forma diferenciada como Iwata enxergava o mundo dos negócios e, por tabela, as pessoas que trabalhavam com ele. A mensagem dele era mais direcionada a ajudar os outros do que a si mesmo!

Desde os seus primeiros dias no comando da HAL Laboratory até os anos de maior sucesso da Nintendo, durante o reinado do Wii e DS, Iwata revela nas páginas do livro o esforço dele para sempre entrevistar todos os membros da companhia, tudo a fim de entender como o ambiente de trabalho poderia ser mais agradável para todos e, assim, fazer a equipe inteira render mais.

Iwata, ainda na HAL Laboratory, programando para o MSX nos primeiros passos de sua ilustre jornadaIwata, ainda na HAL Laboratory, programando para o MSX nos primeiros passos de sua ilustre jornada.Fonte:  Reddit 

É muito interessante ver a história de sua vida organizada de forma cronológica ao longo de sete capítulos: "Iwata, o futuro presidente"; "A liderança de Iwata"; "Iwata, o indivíduo"; "As pessoas em quem Iwata acredita"; "Os jogos que Iwata pretende criar"; "Lembrando de Iwata"; "Iwata, a pessoa".

Com uma ajudinha de seus amigos

Praticamente todo o texto presente em Ask Iwata foi tirado das páginas de Iwata Asks, uma série de entrevistas conduzidas pelo próprio presidente da Big N, e Hobo Nikkan Itoi Shinbun ou Hobonichi, um dos maiores blogs do Japão cujo editor-chefe é ninguém menos que Shigesato Itoi, o criador da série Mother e um dos melhores amigos de Iwata.

As últimas páginas da leitura são algumas de suas mais emocionantes e interessantes, já que elas não foram escritas por Iwata, mas sim por Itoi e Shigeru Miyamoto, que compartilham algumas histórias interessantes sobre os anos que passaram ao lado de seu saudoso companheiro.

Iwata e Miyamoto eram mais do que colegas de trabalho; eram verdadeiros amigosIwata e Miyamoto eram mais do que colegas de trabalho, eram verdadeiros amigos.Fonte:  Nintendo 

O relacionamento entre Iwata e Miyamoto é um prato cheio para nintendistas, já que primeiro somos expostos à visão de Iwata sobre a grande estrela do desenvolvimento interno na Big N. Como Iwata era mais especializado em programação, elaboração e revisão de códigos, ele admitia achar fascinante a forma como Miyamoto tinha ideias e visões próprias sobre os jogos em um pensamento mais abstrato.

Já Miyamoto, por sua vez, revela que "nunca viu Iwata como o seu chefe, mas sim como amigo", já que os dois conversavam bastante e trocavam ideias sobre quais rumos os projetos deveriam tomar. Logo, fica claro o quanto os talentos deles se completavam e como os video games se beneficiaram com a união dessas duas grandes mentes!

Como Itoi relembra, Iwata era muito bom em avaliar o andamento de um projeto e então oferecer opções para desenvolvê-lo. Ele revive detalhadamente o emblemático caso de Mother 2 (ou Earthbound nas Américas), quando o seu time estava com dificuldades e ele procurou Iwata pedindo ajuda.

Iwata aproveitou a sua paixão por conhecer melhor as pessoas para criar o site de entrevistas Iwata AsksIwata aproveitou a sua paixão por conhecer melhor as pessoas para criar o site de entrevistas Iwata Asks.Fonte:  Iwata Asks 

Após estudar os materiais disponíveis, Iwata lhe ofereceu duas opções: gastar dois anos retrabalhando o código do jogo ou então recomeçar do zero, mas concluir todo o trabalho em apenas 6 meses. O resto é história: com a confiança mútua entre Itoi e Iwata, o trabalho recomeçou quase da estaca zero, e o resultado foi um dos melhores e mais celebrados jogos da biblioteca do Super Nintendo!

Um legado ainda vivo

Praticamente todas as experiências de Iwata acabaram sendo úteis para a sua trajetória profissional. No próprio caso do trabalho em Earthbound, por exemplo, ele relembra o quanto algumas mecânicas do jogo acabaram influenciando o desenvolvimento do Nintendo Wii.

Durante o gameplay de Earthbound, após passar muitas horas jogando, o telefone do protagonista toca e seus pais o relembram de que talvez seja hora de descansar um pouco. Iwata amava esse conceito e adoraria aplicar algo parecido no Wii, isso o fez correr atrás de novas formas de implementar um controle paterno na jogatina.

Entre ideias loucas, como forçar o console a desligar de vez após um certo número de horas, e a criação de um registro computando quanto tempo foi gasto em cada aplicativo, Iwata estava sempre pensando em formas de conectar o que tinha vivido. "Nenhuma parte da minha experiência se revelou uma perda de tempo", ele costumava dizer.

Com uma escrita bem leve e descontraída, Ask Iwata é uma leitura muito recomendada, especialmente para os fãs da Nintendo, já que por meio de suas páginas podemos matar um pouquinho de saudades desse profissional, que é uma das figuras mais queridas e celebradas da indústria.

Uma obra feita diretamente para você e que certamente o deixará com um sorriso no rosto. Exatamente como Iwata gostaria.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.