LG OLED CX: como configurar a melhor TV gamer

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: LG OLED CX: como configurar a melhor TV gamer

Há um ditado que diz que “não adianta dirigir uma Ferrari em uma estrada de terra”; esse pensamento popular pode muito bem ser aplicado ao mundo dos games, especialmente para quem tem PCs com hardware de ponta ou um console de última geração (PS5 e Xbox Series X) e usa esses video games em uma televisão que não é tão moderna.

Se você é um gamer familiarizado com o segmento de TVs gamers, já deve ter ouvido falar da LG OLED CX, linha que é considerada a melhor televisão para rodar jogos, com recursos que podem realmente fazer diferença na hora da jogatina.

Nós, do Voxel, tivemos a oportunidade de conhecer esse aparelho e entender por que é uma das melhores escolhas de TV para jogos do mercado quando o assunto é montar um setup gamer. E agora compartilharemos dicas especiais para quem comprou uma dessas televisões gamers e quer ajuda para configurá-la corretamente.

Qual é a melhor TV gamer?

LG OLEDLG OLED CX foi considerada a melhor TV para jogos. (Fonte: LG/Reprodução)

A LG OLED CX, disponível em 55, 65 e 77 polegadas, destaca-se por uma série de motivos como a melhor TV gamer da atualidade; um deles é a existência de quatro entradas HDMI 2.1, o último padrão dessa tecnologia de conexão de áudio e vídeo.

O que é o padrão HDMI 2.1

Assim que a nova geração de consoles foi anunciada, muito se falou sobre essa inovação e porque é importante. Em resumo, o HDMI 2.1 é uma evolução no que diz respeito à largura de banda e à transferência de dados do video game ou PC para a televisão gamer.

Como o PS5 e o Xbox Series X têm suporte nativo a resolução 4K e 60 FPS (120 FPS em alguns jogos), foi necessário buscar uma solução mais eficiente para conectar a TV e o console. A resposta para essa equação é o HDMI 2.1, presente nas quatro entradas na LG OLED CX.

Isso significa que é possível ligar até quatro consoles de última geração nessa TV para jogos e rodar todos em qualidade máxima.

Televisão Gamer com Painel OLED e preto puro

LG OLEDUm dos diferenciais do modelo é a utilização de um painel OLED capaz de produzir um contraste perfeito. (Fonte: LG/Reprodução)

Outro aspecto que vale a pena destacar na LG CX é o fato de a tela ser OLED. Diferente de televisores LCD/LED, em que os pixels são iluminados por uma fonte de luz na parte de trás do painel, nos televisores OLED cada pixel se autoilumina por conta própria. Isso gera uma grande diferença na qualidade das imagens, especialmente no que diz respeito ao contraste.

Em painéis convencionais, em que o backlight ilumina todos os pixels, até mesmo os tons escuros de uma imagem podem parecer um pouco esbranquiçados. Em um painel OLED isso não acontece, pois cada pixel pode se desligar totalmente, produzindo um preto puro e alcançando aquilo que é chamado de contraste infinito.

Também vale frisar que a televisão gamer LG OLED CX tem recursos especiais para evitar o tal efeito burn-in, um problema que pode afetar os televisores de LCD/LED, OLED e outros, mas pode ser evitado nos modelos da marca graças a uma série de recursos exclusivos, como deslocamento de tela e ajuste de luminosidade de logotipo.

G-Sync, FreeSync e taxas de quadro variável

LG OLEDTV tem suporte às tecnologias G-Sync e FreeSync para a sincronização de taxa de quadros. (Fonte: LG/Reprodução)

Em jogos competitivos, quanto maior for a taxa de quadros por segundo (FPS), melhor será a experiência. Nos consoles de nova geração, como PS5 e Xbox Series X, existe o suporte a taxas que podem chegar a até 120 FPS. Contudo, mesmo que seu video game consiga exibir essa quantidade de FPS, há um problema se sua TV para jogar não acompanhar esse ritmo. É por isso que a LG OLED CX tem tecnologias de atualização de tela variável (VRR), mantendo a sincronia entre o que é recebido e o que é exibido.

Também é importante lembrar que essa smart TV da LG dá suporte às duas implementações mais populares dessa técnica: G-Sync, da NVIDIA (exclusividade da LG em TVs), e FreeSync, da AMD. Essa característica garante que as imagens não serão reproduzidas de forma cortada ou dessincronizada, como acontece em televisores mais simples.

A TV gamer LG OLED CX também tem o selo Dolby Vision, que garante a qualidade de imagem que foi imaginada durante o desenvolvimento do game – ou seja, a mais fiel possível.

Como configurar a TV gamer LG OLED CX?

Talvez você esteja pensando: “Mas eu não preciso apenas ligar a televisão ao console e aproveitar os jogos?”. Sim, você pode fazer isso e provavelmente vai ter uma ótima experiência em seus games mesmo sem passar por algumas configurações – principalmente porque as OLED CX contam com o recurso All Low Latency Mode (ALLM), que reconhece consoles e otimiza várias configurações automaticamente.

Entretanto, se você quer tirar o proveito máximo de seu video game, recomendamos que siga os passos sugeridos no vídeo a seguir. É muito fácil de fazer e vai dar a certeza de que você está aproveitando muito bem a melhor televisão para jogos da atualidade.

*****

O que você achou da LG OLED CX? Já conhecia a melhor TV para jogar do momento? Se você ainda não tem uma televisão dessas, visite o site da LG e veja mais detalhes sobre esse modelo especial.

LG OLED CX: como configurar a melhor TV gamer