GTA 3 e Vice City: código-fonte dos jogos está online novamente

1 min de leitura
Imagem de: GTA 3 e Vice City: código-fonte dos jogos está online novamente
Imagem: Rockstar

O código-fonte dos clássicos jogos Grand Theft Auto 3 e GTA Vice City tinha se tornado público no começo deste ano graças ao trabalho de modders talentosos que fizeram engenharia reversa nos dois títulos, mas uma DMCA jogou fora todo o seu trabalho.

A DMCA (ou Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) foi usada em fevereiro aparentemente pela própria produtora Take Two, a dona da Rockstar, para tirar o material do ar. Ele estava hospedado no GitHub, que prontamente obedeceu às ordens judiciais e removeu os arquivos da internet.

Dizemos aparentemente porque uma DMCA pode ser aplicada por qualquer pessoa no mundo, então é possível que o pedido judicial tenha sido feito apenas por alguém se passando pela Take Two, uma suspeita levantada pelo próprio Theo, o criador do projeto que resgatou o código-fonte.

Por não acreditar na identidade dos acusadores, ele contatou o site Torrent Freak, que aceitou disponibilizar os arquivos, ao menos até que uma nova medida legal seja tomada.

Segundo Theo, "o código que usamos no projeto re3 foi fruto de engenharia reversa, e não uma decompilação direta, então eu acredito que a Take Two não possui direitos sobre ele. Eles podem até funcionar de forma idêntica, mas não são o mesmo código!"

O jeito é esperar para ver como serão os próximos capítulos dessa novela de GTA. Quem você acha que está com a razão? Comente a seguir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.