Como fazer solicitação de Pokéstop no Pokémon GO

3 min de leitura
Imagem de: Como fazer solicitação de Pokéstop no Pokémon GO
Imagem: Niantic

Quem joga Pokémon GO sabe o quanto é importante ter um Pokéstop por perto para abastecer a mochila com Pokébola, Reviver, Poção e muitos outros itens. Com as restrições mais baixas, agora é possível a número maior de jogadores fazer solicitações desses pontos de interesse dentro do game.

Caso nunca tenha realizado esse processo, confira a seguir o que é preciso fazer para pedir uma nova Pokéstop e até mesmo algumas dicas de locais e elementos que são elegíveis, além de como acelerar o processo de verificação das indicações.

(Fonte: Niantic/Divulgação)(Fonte: Niantic/Divulgação)Fonte:  Niantic 

Como fazer solicitação de Pokéstop no Pokémon GO

Antes de iniciar o processo de solicitação de uma nova Pokéstop, é válido mencionar que tal ação só é possível para jogadores com pelo menos nível 38. Caso esteja nesse nível, basta seguir os passos descritos abaixo:

Passo 1: ao encontrar um bom lugar para indicar, toque no ícone da Pokébola dentro do jogo para que o menu se abra e vá até "Configurações".

Passo 2: role a tela até encontrar um botão chamado "Nova Poképarada" e toque nele para iniciar o processo de indicação para o jogo.

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Passo 3: essa etapa envolve indicar o lugar onde a Pokéstop vai ficar. Geralmente, o próprio jogo ajusta a localização pelo GPS, mas você pode movimentar o ponteiro no mapa para indicar o local mais exato.

Passo 4: tire a foto que servirá como ilustração da Pokéstop (e que fica dentro do círculo que é girado no game). Algumas pessoas reportaram que às vezes o jogo trava nessa parte; caso aconteça com você, uma boa saída é baixar um aplicativo de câmera, reiniciar o game e refazer as etapas.

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Passo 5: tire uma foto mostrando os arredores (dica: tente incluir o ponto que está indicando como Pokéstop, pois isso vai servir para que os jogadores que irão avaliar a solicitação vejam que o local realmente existe), depois coloque um título, uma descrição e uma justificativa para o pedido.

Passo 6: revise todas as informações que digitou e, caso esteja tudo correto, toque no botão "Enviar" e aguarde a confirmação de que a solicitação foi recebida.

Quais locais podem ser Pokéstop?

Praticamente qualquer lugar que esteja acessível ao público, em área urbana ou rural, pode se tornar uma Pokéstop. As melhores indicações são grafites, estátuas, parques, igrejas, prédios públicos (como prefeitura, museu e agências dos Correios), desenhos e áreas de uso comum ao ar livre, como espaços para prática de atividades físicas.

O que muita gente não sabe é que, no período de pandemia, também é possível adicionar áreas ainda mais próximas de você. Caso more em um condomínio, por exemplo, todas as áreas de convívio (como parquinhos) são elegíveis, o que ajuda bastante a deixar uma Pokéstop mais perto de você.

Exemplo de como pode ficar uma Pokéstop dentro de área residencial na esquerda e uma como ponto de interesse público em avenida na direita, sendo este uma academia ao ar livre. (Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

É válido mencionar que áreas dentro de casa ou fazendas (consideradas localizações privadas), delegacias de polícia, quartéis de bombeiros, entradas de hospitais e até mesmo elementos muito genéricos de natureza (como uma árvore — a menos que ela tenha alguma vinculação com um fato histórico) vão fazer que a solicitação seja rejeitada quase de imediato.

Acelerando a inclusão da Pokéstop

Uma vez realizada a indicação de Pokéstop, há uma forma de fazer que ela entre em votação mais rápido: avaliando outras solicitações enviadas pela comunidade no site Niantic Wayfarer.

(Fonte: Niantic Wayfarer/Reprodução)(Fonte: Niantic Wayfarer/Reprodução)Fonte:  Niantic Wayfarer 

Na página, crie uma conta vinculando a credencial que utiliza para jogar Pokémon GO, faça o tutorial e comece a avaliar as indicações de outros treinadores (esse sistema também só é válido para jogadores acima do nível 38). Suas avaliações ficarão guardadas, e sempre que você fizer uma análise positiva ou recusar alguma indicação e outros membros da comunidade concordarem com você, vai ganhar um ponto. Com 100, você adquire um Ponto de Aprimoramento.

Com isso, sua indicação passa à frente na fila de prioridade e entra em votação em até 24 horas. Você pode indicar em qual solicitação deseja investir esse ponto ou permitir que o próprio sistema faça isso por você, atribuindo automaticamente para a mais antiga da lista. Se a comunidade concordar com a sugestão, ela será adicionada ao jogo às 15h do dia seguinte.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.