Youtuber completa coleção de jogos do Famicom (Nintendinho) após 20 anos

2 min de leitura
Imagem de: Youtuber completa coleção de jogos do Famicom (Nintendinho) após 20 anos

A youtuber e colecionadora japonesa Somari terminou em março de 2021 uma missão que ela começou há cerca de duas décadas: conseguir todo o catálogo de jogos do Famicom (também conhecido como NES) lançados pela Nintendo.

A saga de Somari era acompanhada de perto pela comunidade de colecionadores e o feito foi até registrado por emissoras de televisão no Japão.

O vídeo de unboxing do último título pode ser visto acima. Ele está inteiro em japonês, mas a tradução automática das legendas fornecidas pelo próprio YouTube permite uma compreensão ao menos básica do conteúdo.

Uma missão nada fácil

Somari começou em dezembro de 2000 a sua coleção de jogos do Famicom — que é a versão original do console que no ocidente ganhou um novo visual e foi chamado de Nintendo Entertainment System (NES, carinhosamente chamado também de "Nintendinho" no Brasil).

Alguns detalhes da coleção de Somari.Alguns detalhes da coleção de Somari.Fonte:  Somari/YouTube 

O primeiro título adquirido foi Mobile Suit Z Gundam e desde o começo a colecionadora sabia que a tarefa era árdua: ao todo, o catálogo é composto por 1.053 cartuchos.

Além de raridades variadas, Somari só comprava cartuchos com caixas em boas condições de preservação e com manual de instruções incluso. Isso não apenas tornava a tarefa mais difícil, mas também exigia que ela desembolsasse mais dinheiro para cada aquisição.

Um exemplo? O jogo Battle Rush foi um dos mais caros da coleção, comprado por 250 mil yen — cerca de US$ 2,2 mil em conversão direta de moeda.

Já outros nem foram tão custosos, mas sim difíceis de serem achados, como o caso do título educativo Keisan Game: Sansuu 5+6 Nen, exclusivo do mercado japonês e com poucos exemplares preservados.

Snow Bros., o jogo que faltava para a coleção ser finalizada.Snow Bros., o jogo que faltava para a coleção ser finalizada.Fonte:  Somari/YouTube 

O último adquirido foi Snow Bros., um obscuro jogo de plataforma lançado em 1990 pela desenvolvedora Toaplan que custou o equivalente a US$ 660. Somari estava de olho no game há alguns meses, mas estava aguardando um preço mais camarada. Apesar de completa em títulos, a coleção pode ficar ainda maior: a youtuber agora vai atrás de edições especiais que ela não possui, como caixas específicas e versões limitadas.

No vídeo em que abre o último pacote, ela agradece aos fãs e todo o apoio que recebeu. Emocionada, ela conta que passou por períodos complicados na época do colégio e o Famicom foi uma das formas de superar as fases difíceis da vida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.