Você sabia? Controle do PS2 tem tecnologia parecida com DualSense do PS5

1 min de leitura
Imagem de: Você sabia? Controle do PS2 tem tecnologia parecida com DualSense do PS5
Imagem: Flickr

Assim que o PS5 começou a ter suas características divulgadas, muitos ficaram interessados na tecnologia do controle DualSense, que tem como destaque os gatilhos adaptativos e as diferenças de pressão. Porém, o que muitos talvez não saibam é que esse recurso já estava presente no DualShock 2, o controle que acompanhava PlayStation 2.

Em um vídeo divulgado em seu canal no YouTube, John Glasscock mostrou que o segundo DualShock já tinha capacidade de perceber a força utilizada pelo jogador nos "botões de face" (aqueles que ficam virado ao usuário) para transmitir movimentos mais leves ou mais fortes para dentro do jogo.

Entre os exemplos citados pelo yotuber está o caso de games de corrida (nos quais a aceleração do carro aumenta mais rápido de acordo com a força exercida sobre o botão que realiza essa função) ou mesmo em Grand Theft Auto: San Andreas, em que o botão X faz o personagem pedalar mais devagar ou mais rápido usando a mesma lógica.

Até mesmo títulos como os da série Metal Gear Solid podem apresentar variações no pressionar de botões. Dependendo da força de como o botão quadrado é apertado, Snake pode mirar ou atirar de forma mais rápida sem apontar previamente para um ponto específico.

Um detalhe mencionado por ele é que não são todos os jogos que incluem essa característica em seu pacote. Para confirmar os títulos que possuem essa opção, basta olhar na parte de trás da caixa para e procurar pela informação Pressure Sensitive – se ela estiver ali, de alguma forma o recurso similar ao DualSense do controle do PlayStation 2 vai ser ativado, mensurando a força com que os botões são pressionados.

A parte bacana desta funcionalidade é que, geralmente, botões de face são binários: ou seja, ou estão ativos, ou não estão. Sem dúvidas, uma curiosidade muito bacana (apesar de muito limitada a poucos games) da era PlayStation 2.

E você, tinha ideia de que o PlayStation 2 de fato tinha esse elemento de modificar algo na tela de acordo com a pressão exercida sobre o botão, igual ao controle do PlayStation 5? Deixe a sua mensagem no espaço mais abaixo destinado aos comentários.

Imagem: Controle DualSense PlayStation 5, Sony
Imagem: Tecmundo Recomenda

Controle DualSense PlayStation 5, Sony

A quinta edição do console da Sony chega mais moderno do que nunca, com ótimos recursos, compatibilidade e um design futurista.

Fontes

Você sabia? Controle do PS2 tem tecnologia parecida com DualSense do PS5