Microsoft anuncia redução da taxa dos jogos vendidos em sua loja

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft anuncia redução da taxa dos jogos vendidos em sua loja

É natural que as empresas que possuem suas próprias lojas digitais onde jogos de outras companhias são publicados possam cobrar uma taxa por cada venda desses títulos. O costume em muitos casos sempre foi cobrar uma taxa de 30% e direcionar apenas 70% para os desenvolvedores, o que nem sempre foi considerado ideal para os estúdios indies ou para os jogos que já não vendiam muitas cópias naturalmente.

Uma das primeiras empresas a mudar esse padrão foi a Epic Games, que quando começou a vender games em sua própria loja digital, optou por cobrar uma taxa de 12% e deixar os 88% restantes para os estúdios responsáveis pelo conteúdo. É claro que isso atraiu muitos desenvolvedores, já que a plataforma acabou sendo mais amigável.

A boa notícia é que isso começou a influenciar outras companhias a fazerem algo similar, com a Microsoft sendo uma das primeiras a aderir a essa mudança. Eles anunciaram essa semana a redução da taxa de 30% para 12% nos títulos vendidos na Microsoft Store.

Os preços dos jogos não mudarão, mas os desenvolvedores ganharão mais por cada vendaOs preços dos jogos não mudarão, mas os desenvolvedores ganharão mais por cada vendaFonte:  Microsoft Store/Reprodução 

A esperança é que essa nova postura também se repita com os jogos vendidos nos consoles deles, como o Xbox One e o Xbox Series X/S, no futuro. Outras companhias que poderiam seguir esse exemplo são a Sony, a Nintendo e a Valve, que também cobram a taxa padrão de 30% dos desenvolvedores pelos jogos vendidos.

É claro que pensando puramente nos títulos de PC, a Steam é uma das únicas lojas grandes que ainda resiste nesta taxa alta. Até por isso, não é de se estranhar que há tantos contratos de exclusividade indo direto pra Epic Games nos últimos tempos.

E você, acha que a Valve deveria seguir essa mudança para favorecer os desenvolvedores ou acredita que por a Steam ser tão grande eles não se preocupam tanto com a concorrência? Comente abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.