9 jogos parecidos com Age of Empires para você se divertir

4 min de leitura
Imagem de: 9 jogos parecidos com Age of Empires para você se divertir
Imagem: Age of Empires

Age of Empires teve seu nome marcado no mundo dos games. Desde o seu surgimento, em 1997, a franquia tomou conta do coração dos apaixonados por estratégia em tempo real.

Até hoje foram seis games lançados no mercado e, agora, os fãs vivem a expectativa da chegada de Age of Empires 4. Segundo a Microsoft, o jogo deve chegar aos computadores até o fim deste ano.

AoE foi o pai de muitos jogos que surgiram no mercado ao longo dos últimos anos. Muitas tentativas tiveram êxito e abaixo citaremos alguns jogos inspirados em uma das maiores franquias de todos os tempos. Vamos fugir um pouco dos triviais, como a série Warcraft e Starcraft.

Stronghold Crusader

O criador de castelos mais famoso do mundo segue a mesma premissa encontrada em Age of Empires. Ele é um pouco mais complexo do que o jogo da franquia da Microsoft, mas tem todos os ingredientes que o tornam essencial para os fãs de estratégia em tempo real.

Além de construir super-proteções para o seu reino será necessário desenvolver seu povo e principalmente suas forças armadas, para impedir ataques e, até mesmo conquistar a região. Recentemente tivemos o lançamento de Stronghold: Warlords, que recebeu uma análise no Voxel.  

Northgard

Desenvolvido pela Shiro Games e lançado em 2017 para PC, esse game é um RTS focado na temática viking, que segue em alta no mercado de games. Você tem direito a se divertir com 8 clãs, sendo 2 comprados via DLC.

Seu objetivo é conquistar Northgard, construindo sua cidade e desenvolvendo sua população. E lógico, como um bom viking, você vai para o confronto direto contra os inimigos. Ele possui uma arte única, leve e bem divertida. Não traz muitas novidades ao gênero, mas agrada muito.

Command and Conquer

Se você curte jogos de guerra e um bom RTS tem que jogar a série Command and Conquer, principalmente a versão Red Alert 3. Lançado em 2008 para PC e em 2013 para o Xbox 360 e PlayStation 3, este game tem cadeira cativa de quem curte o gênero.

O jogo oferece uma realidade alternativa à Segunda Guerra Mundial, onde os seus grandes inimigos serão a União Soviética e os japoneses, chamados no jogo de o Império do Sol Nascente. Command Conquer tem uma peculiaridade. Sempre foi um jogo muito bem balanceado, independentemente de não ter um grande foco na beleza gráfica.

Praetorians

Desenvolvido pelo Pyro Studios e a londrina Eidos Interactive (Hitman e Tomb Raider). game), Praetorians é um dos RTS mais antigos e próximos do início da saga Age of Empires. O RTS surgiu em 2003 para PC, mas chegou a ganhar versões para os consoles, como o Xbox One e o PlayStation 4.

Assim como a maioria dos RTS, você deve desenvolver seu poderio militar por meio de matérias-primas. O jogo tem como pano de fundo a conquista de Júlio César nas Guerras da Gália, que aconteceram em 52 a.C.

Cossacks

A franquia ucraniana de RTS clássico possui muitos fãs espalhados pelo mundo. O nome do jogo é uma alusão ao povo ucraniano, que ficou conhecido pelo seu poderio militar composto por camponeses.

Lançado primeiramente em 2001, o título traz como ingrediente adicional às campanhas de RTS, o gerenciamento econômico. Pode parecer um pouco mais complicado que o normal, já que você tem muita coisa para cuidar ao mesmo tempo, porém, você se acostuma. O último game saiu em 2016 e agradou em cheio os fãs da franquia.

Spellforce

Mesclar RTS e RPG é uma tarefa para poucos. Esta é a proposta da série Spellforce. O game surgiu em 2003 pela Grimlore Games. A terceira edição, lançada em 2017, contou com i crivo da publisher THQ Nordic, mas não agradou logo de cara os fãs, devido a grande presença de bugs.

Como um bom RPG, o contexto do game é de fantasia, trazendo orcs, magos, bruxos e tudo o que você pode imaginar.

Rise of Nations

Quando a série Age of Empires esteve adormecida, Brian Reynolds, uma das mentes criativas de Civilization II, trouxe ao mercado este RTS, que traz o desenvolvimento de 18 civilizações ao longo de 8 eras mundiais.

O game chegou a receber versões para o console, mas é no PC que ele realmente cativou os fãs do gênero.

Empires Apart

Publicado pela Slitherine e desenvolvido pelo estúdio italiano DESTINYbit, Empires Apart chegou ao mercado em 2008 e traz a possibilidade de comandar seis civilizações antigas, além da coleta de recursos para a construção de estruturas. Cada facção também possui um herói , para facilitar sua vida na conquista pelo mundo.

Company of Heroes

Chegamos a cereja do bolo do gênero de RTS. Se você gosta de games deste estilo, a série Company of Heroes é obrigatória. Desenvolvido por Josh Mosqueira, o game traz gráficos belíssimos, ação frenética e o mais importante: imersão.

Para os fãs de jogos de guerra, CoH é uma presença obrigatória na sua biblioteca de jogos de computador.

Existem outros milhares de jogos do gênero RTS que se assemelham ao encontrado na franquia Age of Empires. Trouxemos apenas alguns games que podem te ajudar a desbravar ainda mais neste gênero que possui fãs por todo o mundo.

Conhece um outro jogo que merece destaque? Deixe nos comentários deste texto.


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.